Ir para o conteúdo
Tendências e Inovação

Quais são as habilidades necessárias para trabalhar com tecnologia?

imagem com elementos tecnológicos para ilustrar texto sobre trabalhar com tecnologia

Quem decide trabalhar com tecnologia precisa ter em mente que essa profissão pede algumas habilidades essenciais e específicas para conseguir o sucesso que tanto sonha. E aqui estamos falando de técnicas de relacionamento ou liderança. Ou seja, é preciso ir além de aplicar os conhecimentos, mas também conhecer o comportamento dos profissionais de tecnologia

A área não para de crescer e, com isso, a concorrência aumenta ainda mais. Sendo assim, é importante estar sempre atento para não perder a oportunidade dos sonhos e conseguir se destacar no mercado. Se você quer saber quais são as principais habilidades que um profissional da tecnologia precisa, continue lendo este artigo!

blog banner desconto em pós-graduação

8 habilidades para quem deseja trabalhar com tecnologia

O mercado de tecnologia tem exigido mais dos profissionais, desde conhecimentos até mudanças na postura do profissional. Afinal, especialistas em tecnologia têm um papel fundamental nas estratégias da empresa. Confira abaixo as principais habilidades que o profissional de tecnologia deve ter!

1 –  Criatividade

Uma das habilidades mais essenciais para o mercado de trabalho tem sido a criatividade, pois esse é um espaço repleto de incerteza, complexidade e novidades. é por isso que o pensamento criativo tem sido um pré-requisito para as empresas. Essa é uma forma de conseguir se adaptar às demandas de inovação. 

2 – Visão empreendedora

Ter uma visão empreendedora na área de tecnologia é uma forma de compreender o engajamento nas camadas estratégicas da empresa e, para isso, é necessário ter uma visão de negócios que satisfaça às tomadas de decisões — além do direcionamento de ações e até a perspectiva mais realista. 

O profissional já é considerado um visionário e precisa ter disposição para descobrir novos assuntos que façam sentido para a empresa. Essa é uma forma de aumentar a competitividade da empresa e até facilitar o trabalho de todos.

Ter uma habilidade mais empreendedora é uma forma de prezar pela entrega do melhor produto ou serviço. É preciso não ter medo de arriscar e estar disposto a aprender sobre novos assuntos e a melhorar o resultado das entregas. Isso é o que um empreendedor faz: busca sempre o melhor.

3 – Bom relacionamento interpessoal

A maioria das empresas buscam por profissionais que tenham bom relacionamento interpessoal ou que tenham um conjunto de características e competências para melhorar a interação com os demais colegas. Por isso, é preciso estar alinhado com as competências técnicas e intelectuais para conseguir realizar o trabalho.

4 – Foco e concentração

Quem decide trabalhar com tecnologia precisa saber que concentração é extremamente necessária nesse meio, pois é uma área que envolve o processamento de dados e muito cuidado em cada etapa do trabalho. Os profissionais que têm foco ganham pontos nessa disputa.

Conseguir eliminar as distrações não é algo fácil, mas, acredite, isso faz toda a diferença na hora do trabalho. Ao trabalhar com foco, você vai perceber que a sua produtividade também tem tido impactos (para melhor). Sem eliminar suas distrações, você já deve ter notado que uma atividade poderia ter sido concluída em menos tempo do que imaginava, e isso acontece devido às distrações e até a procrastinação.

Para conseguir se adaptar ao foco e concentração no trabalho é usar o método Pomodoro, que é um gerenciamento de tempo que vai te ajudar a dividir o trabalho em períodos de 25 minutos com pequenos intervalos. Começando com essa técnica, você vai notar em como seu tempo tem rendido mais.

5 – Segundo idioma

A área da tecnologia é repleta de nomes técnicos em inglês, mas não é só por isso que você investir em um segundo (ou terceiro) idioma. Na verdade, é importante saber uma segunda língua para conseguir alcançar melhores oportunidades. O profissional que tem domínio de, no mínimo, dois idiomas, além do nativo, pode chegar em ótimas posições em multinacionais dentro e fora do país. Pense nisso!

Leia também: 5 dicas para treinar o inglês e ficar fluente no idioma

6 – Gerir projetos

Trabalhar com tecnologia é implementar soluções e projetos diariamente, mas esse profissional precisa saber gerir e conduzir projetos em equipe, definir metodologias para conseguir elaborar políticas internas que vão fazer parte do tratamento dos processos de informação.

7 – Conhecimentos interpessoais, técnicos e intelectuais

As empresas buscam além dos conhecimentos técnicos da área, mas querem profissionais que tenham o melhor dos dois mundos: as competências comportamentais e interpessoais, e que invistam na busca por conhecimento técnico e intelectual. É necessário dominar a área que decidiu atuar e saber se relacionar em equipe.

8 – Pensamento analítico

A análise é algo primordial para a área de tecnologia, pois é necessário a compreensão profunda do todo porque assim será possível pensar no desenvolvimento de soluções. O profissional deve ter a capacidade de fazer previsões baseadas em hipóteses reais e isso é fundamental para encontrar respostas para os problemas (junto com a criatividade).

Esse pensamento deve ser usado para avaliar riscos em cenários onde a inovação acaba sendo a primeira alternativa. Ou seja, é puxar a ideia para a realidade. Essas são apenas algumas das habilidades necessárias para quem deseja trabalhar com tecnologia. E se esse é o seu sonho, conheça os cursos Pitágoras e dê um “up” no seu currículo para conquistar o espaço que você tanto quer!

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades