Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

Como ser reconhecido dentro da empresa: 4 dicas valiosas

como ser reconhecido dentro da empresa

Saber como ser reconhecido dentro da empresa é fundamental, já que os colaboradores mais produtivos tendem a ser aqueles que vivenciam um alto grau de satisfação no trabalho.

Afinal, ser apreciado pelos colegas e superiores é capaz de gerar sensações positivas, tornando o profissional mais motivado, produtivo e entusiasmado.

banner com a mensagem: invista em você com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se.

Entretanto, para que tais sensações ocorram e o nível de satisfação do colaborador aumente, é necessário que tanto os líderes quanto as equipes demonstrem apoio e reconhecimento por seus esforços e benfeitorias.

Hoje, vamos discutir algumas dicas essenciais de como ser reconhecido dentro da empresa, criando um ambiente mais positivo e deixando a equipe mais motivada.

Confira!

O que é reconhecimento?

Antes de passarmos para as dicas de como ser reconhecido dentro da empresa, é importante definir o que reconhecimento no ambiente de trabalho.

O reconhecimento no local de trabalho é uma verificação formal do bom desempenho de um funcionário em relação às suas tarefas e responsabilidades laborais.

É algo geralmente transmitido por colegas de trabalho, gerentes, líderes de equipe ou supervisores de departamento de um profissional.

Apesar de possuir uma fórmula bastante específica, o reconhecimento dentro da empresa pode assumir diversas formas, incluindo um e-mail de agradecimento, um comentário durante uma reunião de equipe ou uma premiação corporativa.

Além de ser prazeroso reconhecer o esforço e obstinação alheios, parabenizar os resultados dos colaboradores faz com que eles se sintam valorizados por suas contribuições, motivando-os a continuar dando o melhor de si!

Por que é importante ser reconhecido dentro da empresa?

Tão fundamental quanto saber como ser reconhecido dentro da empresa é entender a importância desse reconhecimento.

Para um profissional, sentir-se apreciado no trabalho é essencial para seu crescimento e desenvolvimento pessoal e junto à equipe.

Afinal, ao ter seus esforços e realizações valorizados, é possível sentir-se mais seguro e empoderado, com menos preocupações em relação a dispensas ou substituições por parte dos chefes.

Além disso, esse reconhecimento permite ao colaborador uma maior sensação de pertencimento, melhorando sua atitude com a equipe e promovendo a cultura organizacional da companhia.

Ou seja, quando os membros de um time acreditam que suas contribuições são valorizadas, o estresse e a ansiedade tendem a diminuir, aumentando os níveis de energia e a produção. 

Como ser reconhecido dentro da empresa?

Fundamental para manter uma equipe motivada e criar um ambiente de trabalho mais positivo e produtivo, o reconhecimento na organização deve ser recorrente e genuíno. 

Sabendo da importância de ser valorizado pela organização, nós separamos 4 dicas valiosas de como ser reconhecido pela empresa.

Confira abaixo!

1 – Comunique-se com os supervisores

Uma das principais dicas de como ser reconhecido pela empresa é ter conversas periódicas com chefes e líderes acerca das próprias responsabilidades e atribuições no trabalho.

Além de deixar claro quais as tarefas que fazem parte do escopo diário, tais reuniões podem auxiliar a demonstrar seu progresso e desempenho ao longo da semana e do mês.

Dessa maneira, é possível fazer com que os chefes compreendam a amplitude das atividades realizadas e a superação – ou não – de suas expectativas em relação ao colaborador.

2 – Construa relacionamentos no trabalho

Outra dica de ouro sobre como ser reconhecido dentro da empresa é construir relacionamentos duradouros com a equipe e com colegas de outros setores.

Além de aprimorar a própria rede de networking, a proximidade com os profissionais da empresa pode ajudá-los a entender melhor como você contribui dentro da organização.

Ou seja, ao perceberem seu desempenho, é provável que reconheçam seus esforços e valorizem seu progresso.

3 – Reconheça seus esforços

Mais uma dica de como ser reconhecido dentro da empresa é aprender a identificar e valorizar os próprios esforços.

Apesar de não ser algo tão comum para a maioria dos profissionais, apreciar e se orgulhar das pequenas vitórias é vital para a autoestima da maioria dos colaboradores.

Além disso, reconhecer os próprios esforços permite que colegas, chefes e supervisores também percebam seu progresso, valorizando seu potencial e suas conquistas.

4 – Valorize outros colaboradores

Se você deseja obter reconhecimento pelo próprio esforço, é fundamental demonstrar essa mesma valorização aos outros.

Elogiar um colega de trabalho pela conclusão bem-sucedida de um projeto ou reconhecer publicamente o auxílio de um profissional da equipe ajuda a criar um ambiente de trabalho mais positivo e um sistema de feedback efetivo e autêntico.

Ao mostrar esse reconhecimento aos colegas de equipe, você está modelando o comportamento que deseja que os outros tenham com você!

Agora que você já sabe como ser reconhecido dentro da empresa, que tal aumentar suas chances de chamar a atenção dos supervisores através de uma pós-graduação EAD?

Com cursos disponíveis em inúmeras áreas de interesse, as nossas especializações podem ser completadas em 6 ou 10 meses de maneira completamente remota!

Não perca a chance de se tornar um expert em sua indústria!

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades