Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

Como ser social media e trabalhar com redes sociais: veja 4 dicas

como ser social media

Há alguns anos, trabalhar com internet parecia uma realidade muito distante, mas hoje é uma das áreas que mais crescem, principalmente quando falamos de redes sociais. A web evoluiu tanto que um dos cargos mais cotados dentro das empresas é o de social media, um profissional responsável pela organização e criação do conteúdo a fim de criar uma boa reputação e visibilidade online. Mas como ser social media

banner com a mensagem: invista em você com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se.

O social media, também chamado de analista de redes sociais, tem como responsabilidade a gestão das plataformas sociais (ou de várias plataformas) de uma empresa, personalidade ou marca. Apesar de parecer simples, é uma função complexa, que exige conhecimentos sobre produção de conteúdo, análise, gerenciamento, estratégia e, claro, uma boa comunicação e relacionamento interpessoal. 

Diferente do que muita gente pensa, gerenciar redes sociais não é só postar o que quiser. Primeiro, existe uma análise de público alvo, concorrentes, estratégias de postagem (qual o melhor formato, horários de maior engajamento, entre outros) e a missão principal: passar para o público nas redes sociais a essência e o posicionamento da marca. 

Os conteúdos e as ofertas de produtos ou serviços acabam se transformando em consequências da criação da estratégia, já que cada marca tem um propósito ao criar um perfil nas redes.

Além disso, é preciso estar sempre de olho nas métricas e estar sempre em contato com o público. Além disso, as redes são vistas hoje como uma das principais plataformas de atendimento. 

Como ser social media e trabalhar com estratégias de redes?

Depois de entender um pouco mais sobre quais são as funções que envolvem a carreira de social media – e que ela não se restringe à criação de conteúdo na internet -, é hora de saber o que você precisa para se tornar um profissional da área.

Para isso, nós separamos algumas dicas abaixo; confira: 

1 – Ser um bom comunicador

A área de analista de mídias sociais está diretamente envolvida com a de comunicação, que é tradicionalmente bastante ampla. Nesse caso, para se tornar um social media é preciso saber se comunicar bem, inclusive escrevendo. 

Afinal, ao se tornar responsável pelo conteúdo de uma empresa ou marca, você está transmitindo mensagens que devem ser passadas de maneira eficaz para os seus seguidores. 

Apesar de não ser obrigatório, ainda é muito importante ter um diploma na área para conseguir determinadas vagas. Os cursos mais exigidos são Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas ou Marketing.

A formação proporciona um pensamento analítico e torna o profissional capaz de desenvolver boas estratégias, além de prepará-lo para as questões mais complexas, como gerenciamento de crises, criação das peças, relacionamento com o público, desenvolvimento de campanhas e conceitos, entre vários outros pontos que são essenciais. 

2 – Ter afinidade com redes sociais

Não faz sentido querer trabalhar com plataformas digitais se você não gosta ou está inserido nesse mundo. É preciso pensar que ter afinidade é, também, ter conhecimento sobre o assunto, já que muita coisa acontece na prática do dia a dia e só a partir disso que se percebe os memes, os conteúdos que geram mais engajamento, entre outras questões.

Isso quer dizer que só de ser usuário (ou “heavy user”, como as empresas chamam) já fica mais fácil dominar as principais redes e aprender todo o resto.

3 – Esteja sempre se atualizando

Trabalhar com redes sociais exige que você se atualize constantemente sobre as ferramentas, tendências, padrões de comportamento e plataformas. É preciso estar pronto para mudar a estratégia do dia para a noite, se for preciso, porque determinado assunto pode gerar mais engajamento do que o que estava planejado ou o que estava sendo feito parou de funcionar. 

A atividade de social media é muito dinâmica e permite ao profissional não apenas conhecer coisas novas diariamente, mas experimentar. O público perde interesse quando uma marca cai na mesmice, então a inovação é sempre necessária para se destacar. 

4 – Busque conhecimento

Já falamos que gostar e estar familiarizado com redes sociais é um ótimo começo para executar a função, mas estudar para além da graduação também é importante. 

Mantenha-se curioso e procure sempre cursos que podem te ajudar a desenvolver as habilidades e capacidades necessárias para crescer na área. Além de cursos livres sobre estratégia e marketing, por exemplo, uma ideia pode ser um MBA em Redes Sociais, com aulas voltadas para o planejamento e produção de conteúdo. 

Uma pós-graduação rápida, com duração de 6, pode ser a solução para quem quer aprender como ser social media com uma base teórica antes de colocar o conhecimento sobre essa área em prática.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades