Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

Entenda como driblar o medo de fracassar em sua vida profissional

medo de fracassar

Conforme vamos crescendo, o medo de fracassar surge – seja nos estudos, nos relacionamentos ou no trabalho. Esse receio, muitas vezes, é paralisante e pode impedi-lo de crescer e avançar, mesmo se você estiver em uma carreira que gosta e se sente feliz. Isso porque o sentimento pode te fazer perder oportunidades e a chance de alcançar o seu potencial.

banner com a mensagem: invista em você com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se.

Mas como driblar o medo de fracassar na vida profissional? A dica é usar a sensação paralisante como uma força para pensar nas próximas etapas, como um desafio que é preciso vencer. Ele não precisa ser um obstáculo, mas um degrau para alcançar o sucesso.

5 dicas para acabar com o medo de fracassar 

Apesar de saber que ressignificar o sentimento de medo é o primeiro passo para superá-lo, nem sempre é fácil colocar isso em prática, principalmente em meio a rotina e as tarefas do dia a dia. É aí que entra a importância do autoconhecimento. Ao se conhecer, você consegue traçar um planejamento melhor estruturado para a sua vida profissional. 

1 – Conheça seus pontos positivos e negativos

Para diminuir as inseguranças e ganhar mais confiança no seu trabalho, é muito bom reconhecer as suas habilidades e os pontos em que você tem mais dificuldades. Sabendo o que se é capaz de fazer, fica mais fácil tomar decisões e entender quais caminhos seguir na sua carreira, assim como diminui a sensação de fracasso na vida profissional. 

Ao saber em quais pontos você possui dificuldades, também fica mais fácil se planejar para melhorá-los. Isso ajuda ainda mais a aumentar a confiança no que você faz. 

2 – Trace planos de ação para os pontos de atenção

Como mencionamos, depois de fazer sua reflexão e autoavaliação, definindo quais são as suas melhores habilidades e quais são aqueles pontos que merecem mais atenção, ou seja, as suas dificuldades, é hora de pensar em como melhorá-los. 

Esse planejamento pode ir desde workshops, treinamentos, cursos livres, dedicar tempo para ler livros sobre o tema ou até fazer uma pós-graduação. Por exemplo: se você é uma pessoa que tem dificuldades em se atentar aos detalhes, mas trabalha em uma área que exige essa capacidade analítica, isso pode gerar insegurança. 

Então, é preciso encontrar meios que te ajudem: fazer anotações? Cursos sobre como ter um melhor fluxo de trabalho? Aplicativos de lembretes, concentração e foco? Você decide. 

O mais importante aqui é sempre buscar se aprimorar e não deixar que a insegurança ou as dificuldades te paralisem ou te impeçam de crescer na sua carreira. 

3 – Saiba que os erros são aprendizados

Ao enxergar que os erros também são chances de aprender, você consegue mudar a sua percepção sobre eles – e sobre o fracasso, de maneira geral. Afinal, errar não é fracassar, mas é uma nova oportunidade de tentar. 

E ter medo de errar pode ser paralisante, inclusive ao fazer com que a pessoa perca a sua capacidade de se adaptar, pensar em novas mudanças e entender que é possível, sim, errar e aprender com essas questões. Veja o medo como uma oportunidade de evoluir e utilize-os também para formular o plano de ação que mencionamos na dica anterior. 

4 – Entenda quais os medos que te impedem de ter sucesso

É muito importante avaliar qual é esse medo que te paralisa e te faz ter medo de fracassar. Você tem medo de críticas? De cometer erros? De não conseguir ser você mesmo? De não receber um bom salário? Da concorrência? Independente de qual seja o seu receio, entender ajuda a superá-lo.. 

Ao compreender do que você tem tanto medo, você consegue pensar em como driblar essa situação que tanto atrapalha a sua confiança, o que ajuda no seu desenvolvimento e crescimento para a vida profissional.

5 – Analise quais são os seus objetivos

O que você busca na sua carreira? O seu objetivo é obter um aumento ou uma promoção? Conseguir um cargo elevado, entre os diretores de sua empresa? Se tornar um profissional reconhecido no mercado em que atua?

Saber isso é muito importante para planejar o caminho em que você quer seguir e ter uma visão mais centrada sobre o seu plano de carreira. Ao conseguir ver seu objetivo melhor, você estará em uma melhor posição para enfrentar as inseguranças e o medo de fracassar, já que saberá onde quer chegar e que está no caminho para cumprir essa meta. 

Para dar um passo a mais na sua carreira e ganhar ainda mais confiança, por que não se tornar um especialista na sua área de atuação? Com uma pós-graduação EAD, você consegue estudar de onde estiver e se tornar um profissional mais capacitado, adquirindo mais conhecimento e experiência, e deixando o medo de fracassar de lado.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades