Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

7 características do profissional do futuro para você desenvolver

características do profissional do futuro

O mercado de trabalho está em constante mudança. Com tantas mudanças nos últimos anos, é natural que o cenário se altere e, consequentemente, as empresas comecem a buscar colaboradores que se encaixem no novo contexto. Por isso é importante saber quais são as características do profissional do futuro, e o ideal é começar a se capacitar o quanto antes.

banner com a mensagem: invista em você com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se.

Ao se antecipar às tendências e buscar o aprimoramento profissional, você consegue atender às demandas das empresas e garantir uma promoção, por exemplo, ou se destacar em processos seletivos. Caso contrário, há o risco de “ficar para trás” e se tornar um profissional desatualizado em qualquer área de atuação.

Isso porque quando o assunto é o “profissional do futuro”, não estamos falando de profissões que vão ganhar destaque nos próximos anos, mas sim de competências e habilidades que farão a diferença em todos os setores. Entendeu por que é importante estar atento e investir na sua carreira?

7 características do profissional do futuro para começar a desenvolver agora

Não há necessidade de se desesperar. Agora que você já entendeu que o mercado está mudando, basta entender quais são as características fundamentais para o futuro e começar a se preparar. Para te ajudar, listamos as 7 principais habilidades na lista abaixo.

1 – Comunicação eficiente

Uma das soft skills do momento é a habilidade comunicativa, e ela vai ser ainda mais importante no futuro. Com um cenário de mudanças, que demanda flexibilidade e lida com incertezas, ter colaboradores que conseguem se comunicar de forma eficiente se torna algo fundamental, já que essa competência consegue garantir organização, diálogos produtivos, fluxos adequados e a integração das equipes.

2 – Inteligência emocional

Falando em soft skills, outra tendência para o mercado de trabalho é a valorização da inteligência emocional, ou seja, a sua capacidade de lidar e administrar emoções. No dia a dia das empresas, isso significa conseguir controlar o lado emocional em momentos críticos, receber críticas e feedbacks de forma apropriada, separar o lado profissional do pessoal e também encarar os processos com calma e tranquilidade.

3 – Adaptabilidade e flexibilidade

O cenário de trabalho remoto dos últimos anos passou uma mensagem bem clara: quanto mais adaptável e flexível o profissional, mais vantagens ele terá no mercado de trabalho. Mas além de conseguir lidar com as novas formas de trabalho, o profissional do futuro também precisará se adaptar a todas as mudanças tecnológicas e na maneira de desempenhar suas funções, por exemplo, além de encontrar alternativas cada vez mais sustentáveis para a rotina do dia a dia e encarar imprevistos.

4 – Senso estratégico

No futuro, ter uma visão estratégica do negócio no qual atua será uma característica indispensável. A ideia é contar com uma equipe atualizada, que acompanha as novidades e tendências do mercado, consegue pensar em soluções para problemas que estão começando a surgir e em alternativas que mantenham as empresas competitivas e oferecendo serviços e produtos de qualidade.

5 – Domínio da tecnologia e suas novidades

Nos tópicos anteriores, falamos um pouco sobre as mudanças tecnológicas e a importância de ser flexível para se adaptar a elas. Contudo, isso pode não ser o suficiente. Quando o assunto é tecnologia, o principal verbo será “dominar”, e não “tolerar”, porque quanto maior o domínio de um profissional sobre as novidades, melhor para qualquer empresa.

Isso significa que processos poderão ser implementados com mais facilidade e rapidez, e também que a confiança dos gestores em suas equipes poderá ser ainda maior, já que todos entendem as mudanças e sabem trabalhar com elas. Dessa forma, esteja ligado nas novidades tecnológicas e se empenhe em entendê-las o mais rápido possível. Isso será um grande diferencial em processos seletivos daqui para a frente.

6 – Autonomia e liderança

Quanto mais capaz de liderar e autogerir o seu trabalho, mais você vai se destacar no futuro, já que as empresas estão focadas em construir times que desejam crescer e assumir novas responsabilidades. Dessa forma, conseguir ter uma postura de líder, tomar iniciativa e ser independente, sem precisar que seus gestores direcionem suas demandas o tempo todo, serão características a ganhar os holofotes em processos seletivos e entrevistas.

7 – Sede de conhecimento e atualizações

Se hoje em dia as empresas já estão muito mais seletivas e buscando candidatos altamente capacitados, a concorrência e os pré-requisitos ficarão ainda maiores nos próximos anos. É nesse contexto que surge a importância de não deixar a educação de lado e, de tempos em tempos, investir em novos cursos e especializações.

Com uma pós-graduação EAD, por exemplo, você pode estudar sem precisar sair de casa, garantindo uma especialização em poucos meses. Essa qualificação chama a atenção de qualquer recrutador e é uma das características do profissional do futuro, já que te posiciona como um profissional atualizado, que busca aprimoramento constante e está comprometido com a própria carreira.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades