Ir para o conteúdo
Você na Pós

Currículo com pós-graduação ganha destaque: veja 5 motivos

currículo com pós-graduação

Você já deve ter escutado que ter um currículo com pós-graduação faz toda a diferença em um processo seletivo, certo? Em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, as empresas estão em busca de profissionais com muitas qualificações, e é nesse contexto que uma especialização consegue ganhar os holofotes. Mas você sabe exatamente quais são os motivos que fazem uma pós ser tão importante?

Quando um candidato prova que concluiu uma pós-graduação, não é apenas o seu novo título de especialista que chama a atenção de recrutadores e profissionais de RH. Na realidade, ter uma pós no currículo é apenas “a ponta do iceberg” de uma série de competências e vantagens que as empresas conseguem enxergar em você.

banner com a mensagem: invista em você com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se.

Ficou curioso para descobrir quais são esses pontos, que estão cada vez mais valiosos para as organizações? Então continue lendo o texto e confira a lista abaixo, na qual explicamos as 5 principais vantagens que um pós-graduado representa para o mercado de trabalho.

5 vantagens de um currículo com pós-graduação

1 – Provar que você é um especialista

A primeira delas é provar que você é especialista em um determinado campo da sua área de atuação. Por exemplo, ter uma pós em Direito Internacional significa que além de saber toda a base para ser um advogado, que você aprendeu durante a graduação em Direito, você foi adiante e se aprofundou em um ponto específico da área.

Em um mercado cada vez mais saturado, conseguir se diferenciar de outros profissionais não é uma tarefa simples, mas que você pode atingir se optar por uma especialização. Ela será a responsável por mostrar que você domina o assunto e será extremamente valioso para uma empresa que precisa de profissionais altamente qualificados

2 – Comunicar que você é um profissional atualizado

Ser um especialista também mostra que você está atualizado em sua área, um ponto de extrema importância em um mundo que lida com mudanças a cada segundo dos dias. Isso faz com que algumas graduações fiquem defasadas em um curto período de tempo, e sendo assim, profissionais que se formaram há poucos anos podem já não estar a par de tudo o que mudou desde sua época como universitários.

Para reverter esse quadro, estar bem informado, participar de eventos e cursos esporádicos pode te ajudar, mas nem sempre tais alternativas serão tão efetivas quanto uma especialização, que dentre todos os seus objetivos, também busca manter os estudantes em dia com as novidades de suas respectivas profissões.

3 – Ter uma exigência de muitos processos seletivos

Lembram que comentamos que o mercado está cada dia mais competitivo? Esse cenário leva algumas empresas a mudarem os pré-requisitos para algumas vagas, especialmente para cargos de supervisão e liderança, passando a exigir uma pós-graduação dos candidatos.

Dessa maneira, ser um especialista passa a ser uma forma de estar apto a participar de processos seletivos para cargos mais altos, que vão alavancar sua carreira, trazer prestígio e, consequentemente, ter um impacto positivo no seu salário e ganhos financeiros.

Caso você almeje um cargo público ou conseguir uma vaga em um programa de residência, saiba que ter uma pós também te coloca na frente de outros candidatos. A especialização pode adicionar até 10 pontos na sua classificação e te fazer conseguir a vaga tão sonhada.

banner currículo imbatível

4 – Apontar que você tem ótimas soft skills

Além das competências técnicas, ter uma pós também é uma excelente forma de provar que você domina algumas habilidades comportamentais, ou emocionais, muito valorizadas pelas companhias.

Afinal, buscar novos desafios no ensino superior mostra que você está sempre disposto a novas oportunidades, é curioso, dedicado ao seu desenvolvimento profissional e se empenha nos projetos que se propõe a fazer.

E as soft skills não param por aí. Uma especialização também deixa transparecer que você sabe de suas limitações, e por isso busca aprimoramento, que provavelmente sabe lidar bem com críticas e que gosta de estudar, além de outras possibilidades que serão facilmente presumidas e confirmadas durante o processo seletivo.

5 – Mostrar que você provavelmente tem uma ótima rede de contatos

Você sabia que ter uma boa rede de contatos é vantajoso tanto para você, como profissional, quanto para as empresas onde trabalhar?

Hoje em dia, muitos negócios, parcerias e contratações acontecem por meio de indicações e conversas que se iniciam com o networking de alguém e, por isso, cultivar um bom relacionamento com as pessoas que cruzam o seu caminho sempre será visto com bons olhos pelas organizações.

Mas bem, como uma pós-graduação se encaixa nessa situação? Por incrível que pareça, a resposta para essa pergunta é simples: quando você entra em uma pós-graduação, tem a oportunidade de conhecer muitas pessoas novas, que dentro do ensino superior são colegas e tutores, mas no mercado de trabalho, se tornam pares e contatos estratégicos.

Assim, ver que um candidato fez uma especialização significa entender que ele pode ter uma excelente rede de relacionamentos, que com o tempo têm a capacidade de render bons frutos para a empresa.

Depois de descobrir todos os motivos que destacam um currículo com pós-graduação, o que você está esperando para começar a sua especialização. Atualmente, as instituições de ensino superior também oferecem opções em EAD, como um MBA a distância, com adaptações que garantem a qualidade do ensino ao mesmo tempo que se encaixam no seu dia a dia com flexibilidade e excelência.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades