Ir para o conteúdo
Você na Pós

Qual o papel da tutoria na trajetória dos profissionais da pós EAD?

ilustração de duas pessoas conectadas online para representar texto sobre tutoria

A pós-graduação ajuda você a aumentar a sua empregabilidade, aprofundar seus conhecimentos na área desejada e se preparar para assumir novos desafios na carreira. Com a especialização online, os profissionais garantem esses benefícios e ainda contam com o suporte da tutoria, atributo que faz parte da experiência de ensino da pós-graduação.

De forma simples, a tutoria é o serviço de acompanhamento que acontece em uma relação entre o estudante da pós-graduação e o tutor, que é a pessoa responsável por oferecer suporte. Isso acontece para garantir que o seu processo de aprendizagem seja o mais efetivo possível. Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura!

Banner com a mensagem: Cresça na carreira com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se

Como funciona a tutoria?

Ao estudar nas nossas instituições de ensino, o aluno acessa as disciplinas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e tem à disposição as videoaulas gravadas pelos docentes, além de materiais de estudo em texto e, em algumas áreas, podcasts e demonstrações práticas. Em contato com os conteúdos, questionamentos podem surgir. É aqui que entra o tutor!

“Caso os alunos tenham qualquer dúvida ou dificuldade, o tutor é a figura a quem eles vão recorrer. Como o professor já disponibilizou o conteúdo, a interação e a discussão para aprofundar esses conteúdos acontecem diretamente com a tutoria”, explica Sheila Pelegri de Sá, Gerente de Operações Acadêmicas da Tutoria.

O tutor tem um papel importante na construção do conhecimento do estudante e possui formação acadêmica na área do curso escolhido. Ele está disponível para esclarecer dúvidas, estimular a reflexão e acompanhá-lo durante toda a trajetória. “É o momento de interagir e debater”, pontua Sheila.  

O profissional é muito importante e de grande valia para a aquisição e entendimento do conteúdo. Segundo Isadora Guilherme Branco, tutora há 4 anos dos cursos da área ambiental e de engenharia, o papel do tutor é acolher os alunos e ampará-los ao longo da jornada de cada um. 

“Queremos mostrar para cada um deles que eles não estão sozinhos em uma pós-graduação EAD e que podem contar com o suporte de um profissional capacitado para sanar dúvidas e questionamentos”, completa Isadora, que é formada em Engenharia Ambiental e Sanitária e Mestre em Bioenergia.

Quando buscar ajuda do tutor?

A resposta é simples: sempre que precisar. Você deve entrar em contato em qualquer situação em que sinta necessidade de interagir com um profissional da área ou resolver alguma questão sobre os conteúdos apresentados. Sabe quando você está estudando e pensa: “Será que eu entendi certo?”. Consulte o tutor para que ele possa lhe ajudar. 

O profissional vai contribuir para responder as suas dúvidas acadêmicas e esclarecer todos os seus questionamentos. “Mostrar caminhos, trocar conhecimentos e ajudar no desenvolvimento teórico e prático do aluno é a maior mudança que um tutor pode executar na vida dele”, destaca Isadora.

O contato com a tutoria é feito diretamente pelo AVA. Com isso, por meio da plataforma, você consegue enviar a sua mensagem para o tutor responsável. As respostas devem acontecer em até 24 horas úteis, então, em pouco tempo, você já recebe o retorno desejado. A partir daí, pode continuar o bate-papo.

“O seu tutor está diariamente esperando uma mensagem sua para que você possa ter suporte e acolhimento ao longo do seu curso de pós-graduação”, explica Isadora. Portanto, ao iniciar a sua especialização, fique à vontade para entrar em contato. Aqui, você encontra tutores que atendem com gentileza e fornecem respostas humanizadas.

Além do contato direto com a tutoria, os estudantes também são convidados para assistirem lives no YouTube, que acontecem durante uma semana, de segunda a sexta, uma vez por mês. Nos bate-papos, os tutores apresentam temas diversos em que possuem conhecimento e toda a base de alunos pode participar. É a oportunidade perfeita para interagir com outros profissionais. 

Conexão real com os alunos

Segundo Isadora, há uma conexão com os alunos durante a tutoria. “Alguns, por serem mais ativos no AVA, acabamos tendo mais contato e, por óbvio, a afinidade aumenta. Mas todos os meus alunos possuem o meu carinho, respeito e prontidão para sanar suas dúvidas e/ou questionamentos”, pontua. 

No dia a dia, são muitos momentos gratificantes. “Para mim, é quando recebo uma mensagem agradecendo a forma que atendi meu aluno e vejo a satisfação dele em ver que, realmente, ele tem um suporte efetivo ‘do outro lado do computador’”, destaca Isadora, que se sente emocionada em poder transformar carreiras. 

“Quando você ama o que faz, o brilho no olho mostra para todos o que seu coração sente, não é mesmo? Poder propagar conhecimento, ajudar na capacitação e progressão de carreira dos nossos alunos é algo mágico para quem ama trabalhar com pessoas e acredita que a educação é a base para a mudança do nosso país”, finaliza.

Como você viu ao longo do texto, a tutoria está à disposição para auxiliar você durante a sua jornada acadêmica e contribuir para a construção do seu conhecimento. Com isso, na pós-graduação EAD, você não está sozinho e, sempre que precisar, receberá suporte para solucionar todas as suas dúvidas. Agora, conheça os cursos e encontre o ideal para você.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades