Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

Como ser um empreendedor: 5 passos que vão fazer a diferença

como ser um empreendedor

Apesar de parecer relativamente simples para quem está do lado de fora, entender os princípios de como ser um empreendedor demanda tempo e estudo.

banner com a mensagem: invista em você com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se.

Além de ter decidido iniciar a própria empresa, um empreendedor também busca, constantemente, identificar oportunidades de negócios rentáveis e fazer análises de risco.

Se você quer saber como ser um empreendedor mais eficaz, confira esses 5 passos que farão toda a diferença para você.

Como ser um empreendedor em 5 passos

Uma das vantagens de ser empreendedor é que todo mundo – ou quase todo mundo – é capaz de fazê-lo.

Ou seja, com uma estratégia adequada, os contatos certos e uma boa ideia, é possível iniciar no mundo dos empreendimentos e tornar-se seu próprio chefe.

Entretanto, para ter uma experiência positiva no mundo dos negócios, é necessário muito mais do que apenas força de vontade ou, então, uma ideia “incrível”.

Por isso, separamos 5 passos que vão fazer toda a diferença na hora de empreender, oferecendo mais segurança e confiança para quem busca construir o próprio negócio.

1 – Encontre uma ideia rentável

A categoria de produto com o qual você vai trabalhar se tornará o centro de todo o seu empreendimento.

Por isso, ter uma ideia rentável a longo prazo e saber em qual indústria iniciar seus investimentos são passos essenciais de como ser um empreendedor.

Embora o produto “perfeito” possa não existir, definitivamente existem maneiras de minimizar o risco de escolher um nicho que possa acabar dando dores de cabeça lá na frente.

É importante levar em consideração alguns aspectos financeiros e de mercado ao fazer essa seleção, como:

  • Identificar se o produto é uma tendência nova ou se já está estável no mercado;
  • Entender quais problemas ou dores o produto pode resolver;
  • Observar o comportamento dos competidores, tanto nas questões burocráticas e administrativas quanto nas questões financeiras e estratégicas.

2 – Desenvolva seu produto

Depois de decidir o que vender, outra etapa importantíssima de como ser um empreendedor de sucesso é explorar, cuidadosamente, as opções para o desenvolvimento dos produtos escolhidos. 

Uma possibilidade é a de iniciar uma produção à mão, na modalidade artesanal, por exemplo. Ou, então, fazer uma parceria com outros empreendedores que trabalham desta maneira.

Há, também, a opção de comprar os produtos por atacado, entrando em contato direto com grandes empresas manufatureiras, tanto nacionais quanto internacionais.

Para quem busca uma opção mais simples, trabalhar com dropshipping pode ser a solução perfeita.

Nesta modalidade, é possível manter um estoque virtual com a opção de envio direto do distribuidor para o cliente, sem a necessidade de armazenar ou manusear nenhum produto.

3 – Teste seu negócio

O próximo passo de como ser um empreendedor de sucesso é validar sua ideia e testar seu negócio. 

É durante esse processo que é possível descobrir se o empreendimento é realmente rentável e se os produtos estão agradando os clientes.

Testar a viabilidade de um negócio é essencial para ter sucesso durante toda a jornada do empreendedor.

Portanto, antes de investir muito tempo ou dinheiro em um produto ou nicho específicos, é interessante fazer alguns testes de baixo custo.

Uma ideia vantajosa é criar uma landing page para a venda das mercadorias ou, então, abrir uma espécie de pré-venda para alguns clientes selecionados.

Após alguns negócios fechados, é possível avaliar melhor se você está indo na direção certa e quais são as demandas principais de seu público.

4 – Não esqueça do plano de negócios

Após testar a venda dos produtos, um passo imprescindível para quem quer entender como ser um empreendedor de sucesso é elaborar um plano de negócios.

Esse é um documento que descreve, essencialmente, toda a parte administrativa, burocrática e financeira de seu empreendimento.

Nele, estarão especificados, por exemplo: 

  • Seu público, seu nicho de atuação e seu modelo de negócios; 
  • Os custos e quantidades de mercadorias;
  • Sua estratégia de marketing.

Um plano de negócios garante que você permaneça no caminho certo e que tenha uma estratégia sólida e duradoura, baseada em dados.

5 – Invista em uma educação formal

Um conhecimento técnico mais aprofundado pode auxiliá-lo a ter mais sucesso nessa empreitada de ter o próprio negócio.

Quanto maior o tempo investido no aprendizado de conceitos teóricos e práticos de como ser um empreendedor, maior a possibilidade de evitar erros simples e inovar de maneiras diferenciadas.

Por isso, se você está buscando uma opção acessível e flexível para estudar mais aprofundadamente os princípios de como ser um empreendedor, confira os cursos de pós-graduação Pitágoras e encontre a especialização ideal para você!

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades