Ir para o conteúdo
Mercado de Trabalho

Recolocação no mercado de trabalho: 6 dicas para seguir

recolocação no mercado de trabalho

Uma demissão inesperada ou uma saída planejada de um cargo são os principais motivos pelos quais os profissionais buscam uma recolocação no mercado de trabalho.

Banner com a mensagem: Cresça na carreira com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se

A situação em si pode parecer bastante desconfortável, em um primeiro momento.

Entretanto, com uma estratégia bem organizada e um plano de ação eficiente, é possível recolocar-se profissionalmente em pouco tempo e de maneira tranquila e equilibrada.

6 dicas para conseguir recolocação no mercado de trabalho

Se você está buscando uma nova oportunidade profissional, confira essas 6 dicas que preparamos para quem deseja realizar uma recolocação no mercado de trabalho. 

1 – Entenda as razões de ter deixado o cargo anterior

Antes de iniciar sua busca por um novo emprego, entenda por que seu empregador o demitiu ou, então, por que decidiu deixar o cargo anterior. 

Essa etapa te auxilia a entender exatamente quais desafios profissionais você está enfrentando no momento, sejam eles relacionados à sua própria insatisfação com o mercado, sejam eles referentes a empecilhos com o empregador ou empresa anterior.

Além disso, entender as razões de deixar o cargo anterior é primordial para compreender como é possível aprimorar-se e moldar-se para as novas oportunidades.

Talvez você não se encaixasse na cultura da empresa ou, então, existisse uma grande quantidade de atritos com seu chefe ou colegas. 

Talvez você tenha cometido alguns erros de julgamento ou, então, acabou deixando de lado suas obrigações profissionais.

De qualquer forma, para seguir adiante em uma recolocação no mercado de trabalho, essas indagações devem ser respondidas e resolvidas de antemão.

2 – Entenda seus objetivos profissionais 

Após ter dado tempo a si mesmo e ter entendido as razões pelas quais acabou deixando o cargo anterior, é essencial compreender quais são seus objetivos profissionais com a recolocação no mercado de trabalho. 

Considere com quais tipos de colegas você gostaria de trabalhar, qual a cultura organizacional que mais condiz com sua personalidade e qual ambiente você precisa para prosperar. 

Além disso, também é importante entender sobre seus objetivos profissionais a longo prazo.

Alguém que almeja alcançar um cargo de liderança ou gestão, provavelmente, irá tomar um rumo diferente de alguém que busca se tornar um nômade digital, por exemplo.

Delinear exatamente o que você está buscando e preparar-se de acordo com suas expectativas é indispensável para ter sucesso durante  uma recolocação no mercado de trabalho.

3 – Atualize seu currículo

Antes de começar a procurar por novos empregos e sair aplicando para diversas vagas online a fim de realizar sua recolocação, é necessário atualizar seu currículo. 

Dependendo de sua área de atuação, também é recomendado preparar um modelo de carta de apresentação básico, com a possibilidade de modificação de acordo com as vagas escolhidas.

Certifique-se de que seu currículo possui informações de contato atuais e histórico de trabalho dos últimos anos. 

Além disso, é importante incluir toda e qualquer habilidade e experiência relevantes para os cargos que deseja candidatar-se.

Quer dizer, não faz sentido iniciar um processo seletivo para o cargo de gestor de RH e listas habilidades de culinária ou venda de sapatos, não é mesmo?

4 – Comece a preparar-se para as entrevistas e processos seletivos

Reserve um tempo adicional para se preparar para entrevistas aperfeiçoando algumas soft skills, como linguagem corporal, organização e adaptabilidade.

Além disso, também separe um tempo para revisar as hard skills necessárias para o cargo e aprender um pouco mais sobre os próprios recrutadores.

É importante, acima de tudo, estar preparado para as perguntas que possam ser feitas durante a entrevista de emprego. 

Por isso, pesquise previamente sobre a empresa e entenda como processos seletivos para cargos similares costumam ser conduzidos.

Uma das etapas mais importantes ao realizar, de maneira bem-sucedida, uma recolocação no mercado de trabalho é entender a demanda dos recrutadores e como você pode ser a solução que eles estão buscando.

5 – Consiga indicações através de sua rede de networking

Apesar de buscar empregos em plataformas online como LinkedIn e Indeed serem uma ótima estratégia, entrar em contato com sua rede de networking é fundamental para conseguir realizar uma recolocação no mercado de trabalho.

Avise seus colegas sobre sua situação atual e deixe claro que está buscando uma nova oportunidade profissional.

Assim, quaisquer posições ou vagas novas que surgirem podem ser encaminhadas diretamente a você.

6 – Invista em seu futuro acadêmico

Passar por uma situação de recolocação no mercado de trabalho pode ser a oportunidade ideal para iniciar um curso superior de especialização.

Investir em uma pós-graduação ou, então, em um MBA, é fundamental para dar um up no seu currículo, aperfeiçoar suas habilidades e incrementar ainda mais suas experiências.

Se você está buscando refinar seus conhecimentos acadêmicos através de um ensino formal, não deixe de conferir a pós-graduação EAD Unime.

Com diversas opções de cursos e áreas de atuação, a pós-graduação EAD Unime é flexível, acessível e cabe no seu bolso.

Aumente suas chances de se recolocar profissionalmente no mercado e venha para a pós-graduação!

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades