Ir para o conteúdo
Crescimento Pessoal

Pequenas vitórias trazem grandes resultados: como ganhar impulso?

pequenas vitórias

Com bastante frequência, líderes, supervisores e gestores de equipes tendem a ignorar a importância de celebrar pequenas vitórias.

banner com a mensagem: invista em você com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se.

Quer dizer, fechar um negócio, conseguir um novo investidor ou arrasar na apresentação de um projeto grande devem, definitivamente, ser comemoradas. 

Entretanto, reconhecer conquistas menos acentuadas também é essencial para manter a moral da equipe e ganhar tração nos próximos projetos.

Se você está buscando maneiras de cultivar o bom humor, a motivação e o engajamento no ambiente de trabalho, talvez celebrar pequenas conquistas seja a solução ideal!

Confira a seguir como é possível ganhar impulso na realização de atividades e atingir objetivos maiores através da comemoração de pequenos triunfos!

O que são pequenas vitórias?

As pequenas vitórias podem ser consideradas metas ou realizações pessoais alinhadas a objetivos de longo prazo.

Elas podem estar relacionadas ao trabalho, aos relacionamentos pessoais ou profissionais, a mudanças de hábitos e ou a finanças. 

Entretanto, essas pequenas conquistas podem ser facilmente encobertas, especialmente vindo de uma personalidade autocrítica e perfeccionista.

De qualquer forma, é através dos pequenos triunfos do dia a dia que somos capazes de nos manter no caminho a fim de atingir nossos objetivos finais.

Por que devemos celebrar pequenas vitórias?

Grandes vitórias são incríveis, é claro. 

Afinal, como não se sentir nas nuvens após finalizar um projeto no qual estava trabalhando há meses?

No entanto, é importante ter em mente que grandes vitórias são grandes por um motivo: elas não acontecem – e nem devem acontecer – todos os dias. 

Se você está constantemente perseguindo resultados extraordinários em sua carreira ou tentando conseguir “aquela grande chance”, é fácil desanimar ao longo do caminho. 

E isso ocorre porque nossas mentes estão programadas para se concentrar nas coisas ruins, em vez das boas. 

Quando você define o sucesso apenas pelas grandes vitórias, pequenos contratempos podem arruinar completamente seus planos, drenando sua energia e deixando-o desanimado.

Por outro lado, o simples ato de reformular seu pensamento pode transformar seu humor e sua satisfação.

Concentrando-se nas pequenas vitórias e reconhecendo seus sucessos, independente da forma ou escala, pode acabar incentivando melhores hábitos de trabalho, e diminuindo seu estresse.

Como ganhar impulso através das pequenas vitórias?

É muito fácil dizer apenas “foque nas pequenas vitórias” para ganhar tração e atingir seus objetivos a longo prazo.

Entretanto, na prática, pode ser difícil saber por onde começar, principalmente se existem alguns desafios particularmente desafiadores ou complexos.

Por isso, separamos 4 dicas de como ganhar impulso celebrando as pequenas vitórias, eventualmente alcançando os objetivos de médio e longo prazo.

1 – Anote tudo!

Mantenha um diário, físico ou virtual, e crie o hábito de anotar todas as pequenas conquistas de seu dia.

Desde pequenas coisas que o fizeram sentir contente até vitórias pessoas, o importante é registrar as pequenas coisas que impactam positivamente seu bom humor e em seu bem-estar 

Outra maneira de acompanhar as pequenas vitórias diárias é através de listas de afazeres e cronogramas de tarefas diárias. 

Ao final do dia ou da semana, você pode dar uma olhada em todas as obrigações que finalizou e celebrar esse pequeno triunfo.

Leia também: O que significa ser um profissional especialista: 4 vantagens

2 – Trace metas

Definir metas é essencial para ter uma visão a longo prazo e uma motivação a curto prazo.

Afinal, é através de uma intenção bem definida que é possível avançar em direção a um objetivo final.

Entender que ainda há um longo caminho a ser percorrido e que existe a possibilidade de realizar os passos necessários para chegar lá mais rápido, com mais conhecimento e mais experiência é uma incrível ferramenta motivadora.

Ao estabelecer metas nítidas e claramente definidas, é possível medir seu desempenho ao longo do tempo e celebrar, tanto as pequenas vitórias quanto as grandes conquistas.

3 – Atualize sua definição de “vitórias”

Uma vitória nem sempre significa acontecimentos monumentais na vida pessoal ou profissional, por exemplo. 

Ao pensar que toda conquista deve ser extraordinária e impactar sua vida grandiosamente, de alguma maneira, é fácil ignorar tudo o que acontece ao longo do caminho.

Pare e reflita sobre como você define uma “vitória”. 

Ao entender que as pequenas vitórias também são conquistas importantes para a vida cotidiana, é mais provável reconhecê-las e as celebrá-las.

4 – Mantenha uma atitude positiva

Quando nos deparamos com contratempos, é instintivo prestar atenção apenas nos fracassos. 

Isso acaba gerando uma atitude negativa em relação às metas e objetivos a serem alcançados, transformando o que deveria ser um aprendizado em um fator desmotivacional.

Durante situações de “falhas” nas conquistas de objetivos, grandes ou pequenos, tente fazer elogios internos a si mesmo ao longo do dia. 

Pare e reconheça proativamente suas pequenas vitórias, buscando alternativas mentais para aumentar sua autoconfiança e melhorar seu humor.

Que tal comemorar, em 6 meses, uma (não tão) pequena vitória?

Já pensou em traçar metas educacionais e conseguir, em apenas 6 meses, finalizar um curso superior de especialização?

Aqui na Anhanguera, isso é possível!

Através de nossa modalidade de ensino flexível, acessível e intensiva, é possível concluir uma pós-graduação a distância em 6 meses!

Aproveite agora para celebrar essa (não tão) pequena vitória!

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades