Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

Como gerenciar sua carreira com estas 6 dicas: veja tudo

como gerenciar sua carreira

Se te perguntassem onde você gostaria de estar nos próximos 5 ou 10 anos em termos de profissão, você saberia responder prontamente? Se a resposta é não, é sinal de que você precisa aprender como gerenciar sua carreira o quanto antes.

Saber administrar a sua vida profissional significa identificar seus objetivos, construir um plano de desenvolvimento e ter domínio sobre todos os aspectos da sua carreira. Essa é a única forma de chegar onde você sempre sonhou com o seu trabalho.

Quer saber como fazer tudo isso e gerenciar melhor a sua carreira? Confira as nossas dicas!

Banner com o texto: Faça uma pós-graduação EAD que é sinônimo de qualidade. Confira as ofertas e matricule-se.

 

Conheça 6 dicas de como gerenciar sua carreira

1 – Pense na sua carreira a longo prazo

Embora não tenhamos controle sobre todos os eventos que podem acontecer na nossa vida profissional, só é possível fazer um gerenciamento de carreira bem-sucedido se tivermos planejamento

Então, o primeiro passo é pensar onde você gostaria de chegar a longo prazo. Explore todos os seus pontos fortes e fracos, os seus interesses e as suas aspirações profissionais para começar a conduzir o seu plano.

Aqui, a dica é que você pense não só nos seus objetivos de carreira baseado no salário que deseja receber, mas também na sensação de realização que você deseja alcançar ao longo dos anos.

2 – Divida o seu plano em metas de curto prazo

Depois de definir o seu objetivo de carreira de longo prazo, é o momento de dividi-lo em pequenas tarefas que você deverá cumprir ao longo dos anos.

Esse passo é fundamental para que você identifique oportunidades de desenvolvimento, como:

  • Fazer uma mentoria com um especialista da sua área;
  • Fazer cursos para desenvolver soft skills e hard skills;
  • Cursar uma pós-graduação;
  • Aproveitar as oportunidades oferecidas na empresa em que trabalha, como treinamentos, palestras e workshops;
  • Fazer um curso de idiomas.

O importante é que você sempre aproveite qualquer chance de se desenvolver e coloque o aprendizado em prática.

Além disso, você precisará mensurar o seu progresso ao longo do tempo. Para isso, a cada 6 meses você pode checar se as suas metas de curto prazo estão sendo atingidas e se elas estão te direcionando para o objetivo de longo prazo que você estabeleceu no seu planejamento.

3 – Crie o hábito de pedir feedback

Para ter controle sobre os rumos da sua carreira, é preciso saber onde está acertando e o que ainda é preciso melhorar. Para isso, o ideal é contar com o feedback de gestores e colegas.

Nem sempre é fácil receber uma opinião honesta sobre o nosso desempenho, principalmente se ela não for positiva. No entanto, desenvolver a habilidade de ouvir feedbacks e ajustar as suas ações de acordo é a chave para alavancar a sua carreira.

Passe a pedir por conversas sobre o seu trabalho com mais frequência, coloque as dicas que ouvir em prática e veja como todo esse processo te ajudará a seguir em direção aos seus objetivos com mais segurança.

4 – Quantifique a sua experiência

Um profissional que sabe como gerenciar sua carreira precisa saber quantificar sua experiência profissional em termos de números, exemplos, conquistas e resultados.

Quando você tem domínio sobre essas informações, consegue ter argumentos suficientes para justificar o seu valor como profissional. Dessa forma, fica muito mais fácil conseguir um novo emprego, um aumento ou uma promoção para aquele cargo que faz parte do seu planejamento.

Você sabe os números e os resultados que produziu durante esse ano? Se ainda não tem essas informações, crie o hábito de documentar todas as suas conquistas e atingimento de metas no trabalho.

5 – Corra riscos

Para ter sucesso na administração da sua carreira, você precisará se expor aos riscos. Caso você não saia da sua zona de conforto, seja por medo ou outro motivo, o seu desenvolvimento ficará comprometido, assim como o alcance dos seus objetivos.

A n dica é que sempre que estiver diante de uma situação em que precise arriscar algo, você faça essas perguntas a si mesmo:

  • Essa oportunidade (pode ser um novo emprego) me dará a chance de aprender algo novo?
  • Essa oportunidade me dará a chance de criar relações e aumentar a minha rede de contatos?
  •  Essa oportunidade me dará maior destaque na minha área ou no mercado de trabalho?

Cada “sim” que você disser para essas perguntas é um sinal de que o risco vale a pena.

6 – Dedique tempo ao gerenciamento

A última dica de como gerenciar sua carreira é que você pense nela como um negócio. Embora você esteja ocupado tentando equilibrar o pessoal e o profissional, esse é um trabalho de administração que precisa ser feito para que você tenha controle sobre ela.

Para isso, você pode começar alguns hábitos, como: 

  • Separar algumas horas da semana para conversar com pessoas da área e fazer networking;
  • Dedicar pelo menos uma hora por semana para atualizar seu perfil nas redes sociais profissionais;
  • Manter o seu currículo, carta de apresentação e portfólio sempre atualizados.

 Pense no tempo que você gastará para fazer essas atividades como um investimento na administração da sua trajetória profissional.

 Viu só como gerenciar sua carreira é possível através do planejamento, novos hábitos e atitudes?  Siga essas dicas e veja como será capaz de estabelecer objetivos, identificar pontos que precisam de desenvolvimento, comunicar o seu valor como profissional e atingir o sucesso profissional que sempre desejou.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades