Ir para o conteúdo
Mercado de Trabalho

Está em um processo seletivo longo? 3 dicas para “sobreviver”

processo seletivo longo

Por mais frustrantes que às vezes possam ser, participar de um processo seletivo longo faz parte da rotina diária de diversos candidatos.

Banner com a mensagem: Cresça na carreira com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se

De acordo com uma pesquisa realizada pelo site de recrutamento Glassdoor, em 2017, o tempo médio para o encerramento de um processo seletivo é, hoje, de 39 dias, no Brasil.

Ou seja, entre os 25 países consultados durante a análise dos dados, o Brasil ficou em primeiro lugar no quesito “demora” durante os processos seletivos.

Além de ser angustiante e acabar deixando o candidato sem direcionamento, participar de um processo seletivo longo é cansativo e, por muitas vezes, irritante.

Entretanto, existem algumas maneiras efetivas de sobreviver a processos seletivos que se estendem durante um longo período!

Confira.

O que é um processo seletivo?

Antes de recrutar um novo colaborador, uma empresa passa por um processo detalhado, com inúmeras etapas, conhecido como um processo de contratação. 

Os empregadores identificam as necessidades da empresa, elaboram estratégias de seleção e contratam o candidato mais qualificado para fazer parte da equipe.

Durante essa triagem, é comum existir uma análise de candidaturas, agendamento de entrevistas, testes de aptidões, dinâmicas de grupo e períodos de avaliação. 

Apesar de, muitas vezes, um processo seletivo longo gerar descontentamento nos candidatos, fazer uma escolha minuciosa do postulante ideal para uma vaga não é tarefa fácil.

Esse processo precisa ser eficiente e preciso, não deixando espaço para dúvidas.

Quais são as principais etapas de um processo seletivo?

Dependendo das funções e do setor, o processo de contratação pode ter várias etapas diferentes, consistindo, essencialmente nos seguintes:

– Identificação das necessidades da empresa: o primeiro passo é identificar qual posição precisa ser aberta ou substituída e quais as funções da vaga;

– Entender as metas de contratação: durante essa etapa, é importante entender o que a empresa busca no candidato ideal, criando uma persona ideal para o cargo;

– Recepção de currículos e agendamento de entrevistas: após analisar todos os currículos recebidos, está na hora de iniciar os agendamentos de entrevistas com os candidatos;

– Entrevista: nesta etapa, é importante montar uma equipe de recrutamento eficiente e organizada para conduzir as entrevistas, evitando erros e garantido a escolha certa para a empresa;

– Contratação: depois de passar por um processo seletivo longo e cansativo, está na hora de, finalmente, fazer uma oferta de contratação. Ufa!

3 dicas para sobreviver a um processo seletivo longo

Muitas vezes cansativo e angustiante, um processo seletivo longo pode acabar fazendo com que muitos candidatos se sintam desanimados e, até mesmo, acabem desistindo da vaga.

Entretanto, existem algumas maneiras de deixar claro aos recrutadores que você ainda está disponível e esperando uma resposta, ao mesmo tempo que também coloca limites em relação a duração dos processos dos quais participa.

Se você está cansado de passar por processo seletivos longos, confira essas 3 dicas que preparamos hoje!

1 – Pergunte antecipadamente sobre as etapas do processo seletivo

A melhor maneira de navegar com calma em um processo seletivo longo é entender antecipadamente como ele irá funcionar e quanto tempo ele irá levar. 

Ou seja, no primeiro contato com o recrutador, é importante certificar-se acerca dos detalhes da seleção.

Algo como: “Essa vaga me parece uma ótima oportunidade! Definitivamente, estou interessado em continuar a conversa. Você pode me dizer como é o processo a partir daqui e sua linha do tempo prevista?”

Ter essas informações pode te poupar de todo tipo de angústia, já que, a partir dela, é possível prever quando você receberá uma resposta.

2 – Contate o recrutador caso o prazo para a resposta tenha passado

Suponhamos que o recrutador do RH tenha lhe garantido que a primeira rodada de entrevistas seria feita na quinta-feira e que você receberia uma resposta até o final da semana. 

Se a tarde de segunda-feira chegar e você ainda não tiver tido nenhuma atualização, está na hora de entrar em contato com o empregador.

Algo como: 

“Olá, boa tarde. Estou entrando em contato para receber uma atualização em relação ao processo seletivo (X), já que foi mencionado que vocês encarariam a primeira rodada de entrevistas no final da semana passada. Aguardo uma resposta e espero fazer parte das próximas discussões.”

Uma mensagem sucinta e direta como essa é ideal para acelerar uma resposta em relação a um processo seletivo longo.

3. Saiba quando seguir em frente

É perfeitamente aceitável definir seus próprios limites antes do início do processo, especificando exatamente o que você está disposto a aceitar. 

Por exemplo, se após três rodadas de entrevistas e um dia de teste de trabalho for necessário ainda mais algumas etapas – considerando que você não esteja disposto a realizá-las, é claro -, você tem todo o direito de não aceitar participar.

Pergunte educadamente ao entrevistador o que mais é necessário para que a empresa tome sua decisão. 

Deixe claro que está interessado no cargo e terá prazer em responder a quaisquer perguntas relativas à negociação do contrato, mas você tem outros compromissos que exigem sua atenção.

Afinal de contas, da mesma maneira que o recrutador tem outros afazeres, você também tem!

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades