Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

Como organizar seu tempo no trabalho e não se sobrecarregar

como organizar seu tempo no trabalho

Um bom profissional sabe como organizar seu tempo no trabalho e reduzir as chances de atrasos nos prazos, além de otimizar sua produtividade e gerenciar suas atividades da melhor forma possível. 

Em um mercado de trabalho cujo ritmo de funcionamento é tão frenético, sobrecarregar-se com inúmeras tarefas é um risco alto quando não há  uma boa administração do seu tempo de trabalho. 

Por este motivo, aprender a ter um bom gerenciamento do tempo é fundamental para conseguir atingir uma performance satisfatória e não comprometer sua saúde mental. O bom é que existem algumas atitudes que você pode tomar para desenvolver essa habilidade. Confira!

Banner com a mensagem: Cresça na carreira com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se

 

5 dicas de como organizar seu tempo no trabalho

1 – Monte um cronograma

Definir com antecedência quais são as suas atividades no dia permite se organizar com mais facilidade e distribuir as horas do seu dia de trabalho de acordo com a necessidade de cada uma delas.

Dessa forma, você sempre saberá tudo que precisa fazer em seguida e, ao finalizar uma tarefa, consegue ter o controle se você conseguiu executá-la dentro do tempo previsto, se levou mais minutos do que o estimado e, com isso, se reorganizar se for preciso.

Pode parecer algo simples, mas este planejamento diário evita que você atrase suas entregas e ainda te ensina a administrar seu tempo com antecedência, prevendo como será sua rotina. 

2 – Organize suas atividades de acordo com a prioridade delas

Na hora de montar seu cronograma, organize suas atividades de acordo com a prioridade delas, que pode ser prazo de entrega, complexidade, tempo gasto no desenvolvimento da tarefa ou qualquer outro critério que você consiga utilizar para separação. 

Ter essa classificação definida te ajuda a se organizar melhor, inclusive quando houver algum imprevisto que ocupe seu tempo por um determinado período, para que você já saiba por onde deve começar quando retornar à sua rotina.

Tome o cuidado de respeitar seus limites e pedir ajuda sempre que achar que não conseguirá completar todas as atividades no período estipulado. 

Esta divisão por prioridades vai te ajudar a entender quais funções somente você conseguirá desenvolver, quais poderá repassar para outro colega e quais deve solicitar a ajuda do time, facilitando na sua organização. 

3 – Respeite seu horário

Tudo que você precisa fazer deve ser realizado durante seu expediente, evitando ao máximo que você tenha que entrar muito mais cedo ou sair muito mais tarde para executar todas as suas atividades.

Se você se desgastar demais, sua produtividade pode ser afetada, o que vai prejudicar o seu rendimento e diminuir a qualidade das suas entregas. 

Converse com as figuras de liderança do seu time caso sinta que a sua carga de trabalho está muito pesada. Não tenha medo de represálias, pois também é do interesse da empresa que todos os seus profissionais se sintam confortáveis e tenham uma boa experiência de colaborador, logo você terá o respaldo necessário para modificar a situação e torná-la confortável para ambos os lados. 

banner do e-book que aborda gestão de tempo e produtividade

4 – Faça uma retrospectiva das atividades já feitas constantemente

Muitas vezes, revisitar atividades que já concluímos e estudar como foi o processo de desenvolvimento desses projetos pode ajudar na nossa organização, mostrando caminhos que possibilitam maior economia de tempo. 

Procure realizar essa retrospectiva constantemente, seja por períodos curtos, apenas repassando as últimas atividades feitas e analisando o que pode ser reaproveitado futuramente, ou mais longos, relembrando de estratégias que você adotou e que pode até mesmo aperfeiçoar para ser ainda mais eficiente em uma próxima oportunidade.

5 – Evite práticas que estimulem a procrastinação 

Especialistas recomendam que todo profissional tire um intervalo de 10 a 15 minutos a cada uma hora e meia trabalhada, para que ele evite a estafa mental e consiga voltar mais focado nas suas tarefas após o descanso.

Nesses intervalos, evite ao máximo tarefas que possam prender sua atenção e aumentar as probabilidades de você procrastinar, como visitar suas redes sociais ou jogar games no celular. Isso pode fazer você perder um tempo precioso que poderia ser usado para realizar suas atividades e acabar atrasando suas entregas. 

Prefira passatempos mais leves e que não vão te desfocar, como tomar um café, ler algumas notícias ou praticar alguns pequenos exercícios de alongamento muscular. 

Uma outra forma de utilizar seu tempo com inteligência é fazendo uma pós-graduação e se aprimorando como profissional. Tão importante como organizar seu tempo no trabalho é se preparar para enfrentar todos os desafios do mercado com muita competência e segurança.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades