Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

Como arrumar emprego depois dos 50 anos: confira 6 dicas

como arrumar emprego depois dos 50 anos

Muitas vezes, o profissional que já tem uma longa carreira pode se considerar fora do mercado de trabalho devido à sua idade. Mas saber como arrumar emprego depois dos 50 anos é mais uma questão da adoção das estratégias corretas do que pensar que você já tem a negativa antes mesmo de buscar novas oportunidades.

banner com a mensagem: invista em você com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se.

As experiências profissionais de colaboradores mais maduros são sempre bem-vindas em qualquer lugar. Por este motivo, por mais que o pensamento comum seja de que o mercado só escolhe recém-formados, há espaço para todos no mundo corporativo, principalmente de quem tem muito a agregar!

6 principais dicas de como arrumar emprego depois dos 50 anos

1 – Monte seu currículo priorizando suas experiências

Os currículos que mais atraem a atenção dos recrutadores seguem um padrão: não possuem erros de português, são extremamente concisos, começam com as informações básicas, seguido pela sua formação acadêmica, cursos de especialização e finaliza com suas experiências profissionais organizadas cronologicamente e de forma bem direta.

Na hora de montar o seu currículo, pense nesses aspectos e dê uma atenção especial às descrições das suas experiências profissionais. 

Evidencie bem suas conquistas e não se esqueça de destacar as passagens mais marcantes da sua carreira, como os principais cargos que você já ocupou e os projetos de maior sucesso. Ao ver um profissional com a sua experiência disponível no mercado, as grandes empresas vão querer contar com a sua colaboração no corpo de funcionários. 

2 – Converse com a sua rede de contatos

São nessas horas que o networking que você construiu durante a carreira serão extremamente úteis para você. 

Retome o contato com antigos colegas de trabalho e empregadores, que podem abrir novas portas para você retornar ao mercado de trabalho. Nesses momentos, quem já conhece seu trabalho é quem mais vai se empenhar em contar com a sua colaboração em novos projetos e em quem os empregadores mais vão confiar na indicação.

3 – Troque experiências com profissionais mais jovens

O mercado de trabalho passa por transformações constantes, que normalmente são trabalhadas em ambientes de estudo. Logo, para estar sempre atualizado sobre as novidades do seu setor, as melhores opções são investir em uma pós-graduação, participar de grupos de estudos e conversar com profissionais mais jovens. 

Se você está há bastante tempo fora do mercado, trocar experiências com profissionais recém-saídos da universidade é uma ótima maneira de entender como o cenário corporativo está funcionando e a forma que você pode adotar para se adaptar a ele.

Também não hesite em pedir conselhos ou tirar suas dúvidas com pessoas mais jovens. Não é porque a pessoa tem menos experiência que você que ela não pode te ajudar ou esclarecer algumas questões.

A partir dessas conversas, em muitos casos, surgem oportunidades de ambos se aprimorarem e aprenderem coisas que vão ampliar seu conhecimento técnico. Você pode aprender mais sobre as práticas atuais do seu setor e, em troca, passar o que você aprendeu com a sua experiência mercadológica, para a relação ser mutuamente benéfica.

4 – Pratique sua inteligência emocional 

A situação de não conseguir visualizar um horizonte pode ser desesperadora e desmotivar a sua busca por um emprego. Nessas horas, você precisa respirar, pensar com clareza e controlar sua ansiedade para não se perder na sua busca. 

Tomar alguma atitude baseada no desespero pode ser prejudicial para sua carreira e ocasionar em outras decepções. Por este motivo, sempre que resolver dar um novo passo para procurar (e até mesmo aceitar) um novo emprego, tenha certeza dessa escolha e faça ela com a cabeça fria, depois de ter calculado todos os benefícios e custos dessa decisão. 

Não aceite qualquer proposta se isso for te deixar infeliz. Ignore a pressão que ocasionalmente pode surgir por conta da sua idade e busque sua satisfação profissional acima do imediatismo.

5 – Tente seguir uma nova área

Sabemos que você pode ficar inseguro de tentar uma nova carreira após os 50 anos, mas esta crença de que somente quando somos “jovens” podemos decidir seguir outro caminho já não faz sentido para o momento atual.

Hoje, é muito mais fácil tentar uma transição de carreira, pois todas as funções dentro de uma empresa estão interligadas e basta uma especialização para que você consiga adquirir as habilidades necessárias para atuar em um novo cargo. 

Portanto, não hesite em tentar atuar em um novo ramo se este for o seu desejo. Dedique-se a obter uma nova formação, invista em uma pós-graduação e utilize da sua experiência prévia para crescer em um novo ramo.

A modalidade EAD é uma ótima oportunidade para quem deseja se aprimorar rapidamente, mas sem abrir mão de um ensino de qualidade, fazendo valer o seu investimento.

6 – Preste assistência profissional e invista na carreira de docente

Profissionais com uma longa bagagem em um setor que desejam se reinventar podem apostar na assistência profissional, ajudando outros profissionais a se aprimorarem ou auxiliando na resolução de problemas, ou então iniciando uma carreira como docente.

Sempre haverá espaço para bons educadores no mercado de trabalho, portanto é uma ótima oportunidade se você se interessar por ensinar tudo que aprendeu durante a sua carreira. Basta investir em uma especialização de qualidade, se preparar para assumir a função e ensinar da melhor forma possível novos profissionais a atingirem o seu potencial.

Para quem deseja seguir a carreira de educador, a pós-graduação em Educação é a melhor opção a ser escolhida. O passo básico de como arrumar emprego depois dos 50 anos é simples: desejar encontrar uma saída e investir nela com toda a sua motivação.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades