Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

Como desenvolver inteligência emocional: veja 5 dicas efetivas

como desenvolver inteligência emocional

Em situações difíceis, quando os ânimos estão à flor da pele no ambiente de trabalho, é preciso saber como manter a calma e agir de forma lógica. Para isso, é importante entender como desenvolver inteligência emocional para superar desafios da melhor forma. Essa soft skill, inclusive, é uma das mais desejadas pelas empresas.  

banner com a mensagem: invista em você com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se.

Por outro lado, sabemos que essa não é uma tarefa fácil, mas é possível treinar sua maturidade emocional com algumas práticas que você pode aplicar no seu dia a dia. Isso vai ajudar você a se fortalecer mentalmente para obter sucesso nas situações mais desafiadoras que o mercado de trabalho apresenta. 

A importância de saber como desenvolver inteligência emocional

Uma das habilidades mais requisitadas pelos empregadores é a inteligência emocional, uma skill que pode ser essencial para chegar até o sucesso. É ela quem possibilita uma clareza de pensamento em diversos momentos. 

Um profissional que sabe colocar o racional acima das suas emoções em horas decisivas é importante para o funcionamento de uma equipe, pois mesmo quando não ocupa posições de liderança acaba servindo como exemplo para os demais integrantes devido ao seu pensamento estratégico. 

Por este motivo, todo recrutador opta por contratar profissionais com a inteligência emocional bem desenvolvida, pensando no quanto isso agrega à sua equipe e na facilidade que seus gestores terão para coordenar o time com alguém cujo espírito de liderança é bem desenvolvido, mesmo que não seja necessariamente um líder. 

A seguir, você confere 5 dicas de como se tornar um profissional mais completo trabalhando sua inteligência emocional e amadurecendo seu pensamento para tomar decisões sábias em momentos em que acertar é crucial. 

5 dicas de como desenvolver sua inteligência emocional

1 – Confie no seu potencial

Saber qual é o nível de eficiência que você é capaz de atingir ajuda muito a ter confiança nos momentos de tensão, possibilitando que você tenha maior segurança na hora de tomar uma decisão. 

Trabalhe constantemente na sua mente pensamentos positivos que reforcem para você mesmo o quanto você é capaz. Relembre suas vitórias profissionais, os projetos de sucesso pelo qual você passou, as metas que você ainda deseja atingir e como você fará para chegar até lá. 

São passos que vão te ajudar a fixar na sua mente a ideia de que você é capaz de vencer imprevistos, por mais que eles pareçam difíceis em um primeiro momento.

2 – Conheça você mesmo

Esta dica está diretamente ligada com a anterior. Quanto melhor você se conhecer, saber quais são suas preferências, qualidades, pontos fracos e condições que você prefere trabalhar, mais seguro você se sentirá nas suas decisões. 

O autoconhecimento é muito importante para qualquer profissional. Apenas se conhecendo muito bem é possível analisar cenários e entender qual é o melhor deles a ser enfrentado para que você consiga se adaptar bem e entregar um resultado de alta qualidade. 

Ter essa clareza é essencial para desenvolver sua inteligência emocional, pois você terá a certeza que saberá como agir, contanto que consiga chegar até as condições mais favoráveis possíveis e, se não conseguir o cenário ideal, ao menos conhece quais são as suas habilidades mais necessárias para encontrar uma saída. 

3 – Leia sobre sua área de atuação

Quanto mais você conhece o campo no qual você está inserido, mais preparado você estará para prever todas as situações que podem acontecer e encontrar uma saída mais rápida para elas.

O conhecimento aumenta nossa confiança, que é a base de toda inteligência emocional bem estruturada. Exercite o hábito de ler estudos sobre o seu setor sempre que possível, para fixar na sua memória a base do que deve ser feito para superar cada situação.

4 – Cuide da sua saúde mental

Para conseguir ter o maior controle possível dos seus impulsos nos momentos de tensão, é necessário ter uma boa saúde mental e, com isso, cuidar da sua estabilidade psicológica.

Alguém que está se sentindo frustrado ou insatisfeito com algo, seja da sua vida pessoal ou profissional, costuma se sentir impotente diante de uma dificuldade ou então age por impulso, cometendo diversos equívocos. Por este motivo, você deve ficar sempre atento ao seu estado psicológico. 

Procure não exagerar na carga de trabalho, respeitar os seus limites e aproveitar seu tempo de descanso para focar em outras coisas além do trabalho. Isso ajuda você a ter uma relação saudável com a sua carreira e entender que nem sempre tudo sairá exatamente como você deseja. 

Caso sinta a necessidade, procure ajuda de um psicólogo para que ele te oriente nessas questões. Preservar sua saúde mental traz benefícios que vão além do âmbito profissional e aumentam sua qualidade de vida.

5 – Aprenda a lidar com a pressão

Pressão por bons resultados, entregas em prazos curtos ou melhora da performance fazem parte do cotidiano em qualquer empresa, logo você precisa saber como lidar com pressão para conseguir atuar no mercado de trabalho.

Na prática, é preciso ter organização e habilidade de improvisar durante a execução de um projeto para conseguir superar esse obstáculo. Mas psicologicamente falando, todo profissional precisa aprender a não se deixar afetar pelos prazos curtos e situações inesperadas que mudam todos os nossos planos. 

Tenha claro para você que sua competência é a mesma independente da situação. Seja tendo dois dias ou duas horas para entregar uma atividade, sua habilidade de atingir bons resultados não se altera. 

Então é só treinar não se deixar afetar pela pressão, focando mais no que precisa fazer do que nas suas condicionantes. Desta forma, aos poucos você naturalmente vai deixando de se afetar pelas cobranças do meio, aprendendo a se adaptar de acordo com elas.

Deseja conhecer mais dicas de como desenvolver inteligência emocional? Leia outro artigo do blog do Portal Pós e saiba como a autonomia emocional pode te ajudar com esta questão! 

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades