Ir para o conteúdo
Crescimento Pessoal

Como ser uma pessoa mais autoconfiante

autoconfiança

Todos nós conhecemos grandes figuras cheias de autoconfiança. Geralmente elas são pessoas com facilidade de conversar, não têm medo de falar em público ou estão sempre enfrentando desafios interessantes. Quem não gostaria de ter essa competência tão transformadora?

De fato, nem todos somos assim mas, essa é mais uma das habilidades que podem ser treinadas até se chegar no resultado desejado.

blog banner desconto em pós-graduação

Quando tentamos estabelecer uma nova meta, é importante colocá-la na rotina. Ir adicionando pequenas doses nas mais variadas atividades, até que o novo vire simplesmente um hábito.

Como, então, provocar a autoconfiança em nós mesmos? Com as dicas que separamos abaixo, é possível visualizar a situação como um todo e ir praticando um pouquinho por vez:

Corrija a postura

Jordan Peterson, psicólogo clínico e professor da Universidade de Toronto, acredita que a postura diz muito mais sobre nós do que podemos imaginar. Segundo ele, uma pessoa justa e que conhece as mazelas do mundo deve se manter ereta para transmitir sua autoconfiança e mostrar o que sabe. Além disso, também existem estudos clínicos que provam que, ao corrigirmos a coluna, níveis de testosterona sobem e os de cortisol, que estão ligados a irritação, caem. Então, que tal fazer esse teste antes de um momento importante como uma apresentação no trabalho?

Tenha referências em mente

Aquele artista ou atleta que ganha tudo e performa da maneira mais original. Já reparou como ele se comporta? Ele sorri, articula, fala com mil pessoas e, ao fim, passa uma imagem de alguém forte e cheio de certezas. Portanto, se você tem empatia por alguma figura assim, use-a de parâmetro nos seus pensamentos.

Pratique esportes

Muito além de gastar calorias, ser um esportista casual também traz benefícios para a mente. Segundo especialistas da área, a ativação muscular desencadeia a liberação de uma série de hormônios, como adrenalina e endorfinas. Essas substâncias são capazes de produzir um estado de relaxamento, o que definitivamente interfere na sua autoconfiança. Sabe aquela entrevista de emprego? Dar uma corridinha antes dela pode te ajudar bastante.

Foque no seus “cases de sucesso”

Se tornar autoconfiante pode ser uma tarefa morosa se você insistir em ações que não executa tão bem. Mas, não há problema em não ser excelente em tudo. Pratique o exercício de  lembrar-se constantemente daquelas situações onde sua participação foi decisiva e orgulhe-se.

Leitura é indispensável

Para falar de um assunto com propriedade é necessário de fato domina-lo. Leia bastante sobre o assunto que você está explorando e, preferencialmente, de várias fontes. Dessa maneira, além de obter informações para construir a sua linha de raciocínio, você treinará seu pensamento crítico.

Assuma as responsabilidades

Sabemos melhor do que ninguém sobre as nossas obrigações diárias. Ao buscar a autoconfiança, devemos repassá-las mentalmente para saber que a imagem que queremos mostrar aos outros está inteiramente ligada com o que de fato fazemos. Organize-se e tome o total controle das suas atividades para evitar surpresas.

Para finalizar, também é válido fazer reflexões internas e, assim, buscar direcionais particulares durante esse processo de construção. Estar confortável na própria pele é a melhor saída para tomar decisões pessoais e profissionais mais assertivas e empáticas.

Já se sente mais autoconfiante para dar o próximo grande passo? Nós temos várias opções em pós-graduação.

Conheça nossas faculdades