Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

Direito: como escolher a sua área de atuação?

direito

O Direito é uma das áreas mais fascinantes e tradicionais da educação superior. Muitas vezes, um estudante acha que já entra sabendo o que fazer, mas apenas o dia a dia no meio das esferas jurídicas pode dar o verdadeiro norte.

Professores e profissionais da área recomendam que, ainda na fase de graduação e estágio, sejam experimentadas as mais diversas vertentes, indo do Direito Criminal ao Cível, do Penal ao da Família. Dessa maneira, é possível testar afinidades pessoais ou desenvolver habilidades desconhecidas até então.

blog banner desconto em pós-graduação

Segundo profissionais consultados, melhor do que viver a teoria dos segmentos é viver a área em si. Para ter firmeza na escolha da atuação, é necessário analisar diligências, exercitar a elaboração de conciliações e audiências com muito afinco.

Amor e dedicação importam

“A faculdade é parte muito importante do processo, pois nela é possível viver a experimentação. Mas é importante atravessá-la já de olho no futuro. Analisar o mercado de trabalho também é crucial nesse momento, é necessário saber onde o profissional poderá se desenvolver melhor, mas também onde terá mais chances de construir uma carreira sólida”, disse Miriam Monteiro, advogada cível paulista, em entrevista ao Portal Pós.

Ainda segundo Miriam, o bacharel tem que vislumbrar os próximos passos com muita atenção e antecedência. “Sair da universidade sem saber em qual área se especializar, acaba deixando o estudante à mercê de uma mercado muito concorrido. Sem uma pós ou especialização em mente, ele é apenas mais um advogado competindo por um lugar ao sol”, completou.

Pesquise

Você passou alguns semestres imerso nesse ambiente, mas será que conhece bem cada uma das áreas? Use o networking com colegas e professores e levante os pontos positivos e negativos das suas opções. Com uma visão abrangente, fica mais fácil decidir por onde seguir.

Entenda as diferenças entre cada área
Parte da magia desse mundo das leis é justamente a sua diversidade. Se você é uma pessoa mais ligada à natureza, o Direito Ambiental pode fazer mais sentido e, consequentemente, ser mais prazeroso para você; se a afinidade com números for maior, por que não considerar o Tributário? Aqui a sua personalidade também tem um papel importante na tomada de decisão.

Tenha objetivos estabelecidos
Antes de definir qual rumo seguir, avalie se vai preferir fazer carreira em um escritório próprio, trabalhar em regime de home office ou como advogado correspondente. Essa decisão é crucial para ditar o caminho da sua pós, visto que algumas áreas exigem que o bacharel esteja presente e outras são mais flexíveis.

Aposte numa instituição de confiança
A especialização é a fase que realmente define como serão os seus próximos anos. Neste momento, além de afunilar os estudos, será possível engrossar a sua rede de contatos, colocando o estudante em ligação com grandes profissionais da área e colegas que podem promover oportunidades interessantes.

Ficou empolgado para tirar a sua especialização do papel? Nós temos diversos cursos em pós graduação na área de direito, saúde, educação, ciências exatas, negócios e muitos mais, além  de algumas opções temporariamente com descontos. Não perca essa chance!

Conheça nossas faculdades