Ir para o conteúdo
Crescimento Pessoal

5 passos para melhorar o seu vocabulário

5 passos para vocabulario

Saber se comunicar é essencial para o nosso crescimento enquanto seres humanos. É por meio da fala que chegamos mais rapidamente ao entendimento, que podemos expressar nossos sentimentos e sensações com mais assertividade. Porém, para essa experiência ser completa, não basta apenas ato de falar se o vocabulário em si for modesto.

Falar bem é importante, sobretudo, para as pessoas que já têm uma vida profissional estabelecida, em que atendem a prazos, precisam delegar atividades e, inclusive, conversar com pessoas, sejam falantes de português ou não. Que desafio!

blog banner desconto em pós-graduação

É natural que ao longo da vida absorvamos cada vez mais palavras e, consequentemente, formamos mais frases e ampliamos o leque de possibilidades de construção. Contudo, existem formas de otimizar esse aprendizado, seja na sua língua nativa ou em qualquer outra que você esteja aprendendo ou praticando. Abaixo reunimos algumas boas práticas para que você insira no seu dia a dia e consiga ter conversas mais eficientes.

Leia sem moderação

Infelizmente, a população brasileira não faz da leitura uma das suas atividades cotidianas. Uma pesquisa realizada pelo Ibope em 2015 afirmou que 44% dos entrevistados simplesmente não se interessavam em ler, portanto, quem passa por cima da estatística já está na frente da corrida para um vocabulário mais diverso. Não existe uma exigência aqui. Leia sobre tudo que você se interessar, de revistas sobre amenidades e gibis a livros rebuscados e artigos científicos, e absorva tudo o que puder. Cada novo vocábulo importa.

Introduza as novidades na sua rotina

Aprendeu uma nova palavra hoje? Teste ela como sinônimo para alguma ação ao longo do seu dia. Aos poucos você ganha rapidez para buscar palavras substitutas e também distingue facilmente quando uma situação pede o uso de palavras formais ou não.

Converse com estranhos

Naquela paradinha para o café na padaria, no ponto de ônibus ou na fila do banco. Puxar assunto com alguma pessoa desconhecida pode te ajudar a explorar e absorver mais palavras, além de treinar o traquejo social, uma vantagem muito valorosa no meio profissional.

Escreva muito

O ato da escrita funciona como um empurrão para a sua memória fixar novas informações. Aproveite o tempo no trânsito ou no transporte público, por exemplo, e passe para o bloco de notas do seu celular todos aqueles seus pensamentos livres, focando apenas em torná-lo o mais diverso possível nos termos da escrita.

Pratique bastante

Esqueça a vergonha. Tanto para o português quanto para uma possível língua estrangeira, é imprescindível que haja prática para que o processo caminhe. Tem uma reunião de trabalho e quer causar uma boa impressão? Repasse com você mesmo o seus pontos, treinando construções de frases diferentes das habituais. Além de estar mais seguro para situações assim, ainda pode causar uma ótima impressão aos seus colegas.

Cursar uma pós-graduação também pode abrir os seus olhos para novas palavras e muito mais. Clique aqui e confira as opções de pós-graduação que temos para te ajudar a se desenvolver.

Conheça nossas faculdades