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Tendências e Inovação

Como turbinar o seu perfil no LinkedIn

Com mais de 530 milhões de perfis, o LinkedIn é a rede social profissional mais acessada no mundo. O serviço conta com 18 milhões de organizações associadas que publicam todos os dias diversas oportunidades de empregos no mercado global. Os números mostram a importância de você se apresentar bem nessa mídia para fazer com que o seu currículo bombe e ganhe visibilidade.

Entre os 200 países onde o LinkedIn marca presença, o Brasil aparece em terceiro lugar, com 30 milhões de profissionais inscritos, atrás somente dos Estados Unidos (132,5 milhões) e Índia (38,5 milhões). Ao todo, a rede social apresenta ao mercado talentos com 50 milhões de habilidades diferentes.

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São milhares de perfis disponíveis, uma verdadeira vitrine para quem quer contratar ou ser contratado. A rede conta com a participação de profissionais jovens, que buscam as primeiras oportunidades, e também talentos experientes, que querem recolocação ou ascensão no mercado de trabalho.

Empresas dos mais diversos portes buscam mão de obra ou parcerias por meio do LinkedIn. Muito funcional, a rede social oferece recursos interessantes para favorecer a exposição do profissional e também facilita a busca de talentos pelas organizações.

Nem todos os profissionais usam o LinkedIn apenas para buscar um novo emprego. A rede também é um canal essencial para fazer novos contatos, receber recomendações, publicar artigos de impacto, comunicar ao mercado promoções e saber onde estão trabalhando pessoas-chaves, caso seja necessário pedir uma indicação para novos projetos.

Mas como utilizar esses e outros recursos a favor do seu objetivo? Leia as nossas dicas e descubra como turbinar o seu perfil no LinkedIn:

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· Visual

O perfil é o seu cartão de visita, a primeira impressão que o recrutador terá a seu respeito, então, capriche. Atualmente, por falta de tempo ou mesmo por ansiedade, a maioria das pessoas busca primeiro um ícone quando quer saber algo pela internet e, com a busca profissional, a situação não é diferente.

Pesquisas apontam que os perfis com foto têm um índice de visitação 15% maior. Escolha bem a imagem de apresentação no LinkedIn e procure adequá-la ao seu objetivo profissional.

Se você busca uma oportunidade em organizações com comportamento mais formal, utilize uma fotografia que esteja em linha com essa cultura. Caso atue na área de criação ou arte, invista em uma foto mais descontraída e colorida. Nos dois casos, o sorriso é sempre bem-vindo.

A figura de fundo do perfil também deve ser coerente e seguir as mesmas diretrizes da sua foto. De modo geral, evite colocar imagens de momentos de lazer ou com trajes inadequados, como roupas de banho ou muito informais.

· Informações

Procure ser objetivo nas informações do seu perfil. Seja verdadeiro e coloque a sua profissão com as palavras que realmente a definem. Por exemplo, se você é médico, não coloque expressões análogas, como profissional da saúde.

Especifique claramente que você é médico e, se possível, destaque suas especialidades. Isso facilita a leitura, tanto para pessoas, quanto para os chamados motores de busca como, por exemplo, o Google. Para ser mais criativo e chamar atenção, crie uma frase de efeito que represente você e suas habilidades.

O resumo é outro campo importante de informações. Ele deve ser claro e conciso, sem erros de ortografia ou gramática e precisa falar um pouco sobre seus talentos, experiências e expectativas. Atualmente, as empresas buscam colaboradores engajados com causas sociais. Se você desenvolve alguma atividade voluntária, mencione em seu perfil. Isso certamente fará diferença.

Mais visibilidade


· Outros idiomas

Um dos recursos do LinkedIn é a apresentação de seu perfil em diferentes idiomas. Para utilizar essa ferramenta, a ação é simples. Você deve ir ao menu “Ver perfil como”, acionar a seta lateral e marcar o item “Criar perfil em outro idioma”. Pronto, a sua visibilidade certamente aumentará.

· Motores de busca

Estar entre os primeiros resultados de busca é uma estratégia poderosa de visibilidade. O Google lê as palavras-chave para definir o que aparecerá primeiro, tudo com base no volume de buscas.

A dica é personalizar o endereço da sua página, a chamada URL, com o seu cognome de profissão que, ao ser digitado no buscador, aparecerá mais facilmente. Para personalizar a sua URL, acesse a opção ajuste, que fica ao lado do endereço padrão, localizado abaixo da sua foto.

· Conteúdo

Utilize esta opção e insira imagens, vídeos e textos interessantes em seu perfil. O conteúdo deve ser voltado ao seu objetivo. É um diferencial na interação que traz leveza e facilita a navegação pela sua página.

O seu perfil ganha características de um blog, no qual os visitantes encontram informações de qualidade. Não se esqueça de atualizar as postagens para que o seu perfil seja dinâmico e, por consequência, mais interessante.

· Networking

Nas conexões do LinkedIn, a qualidade é mais importante que a quantidade. Forme uma rede eficaz, com profissionais que realmente possam favorecer os seus interesses. Interaja com seus contatos. Aqui, vale a máxima: “quem é visto, é lembrado”.

O LinkedIn é uma rede profissional de grande abrangência e muito utilizada no Brasil. Agora que você já sabe como turbinar o seu perfil para que ele bombe, mãos à obra. Faça as alterações que achar necessárias e boa sorte.

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