Ir para o conteúdo
Mercado de Trabalho

Seis passos para fazer um plano de carreira para 2018

plano de carreira

Como estão os seus planos para a carreira em 2018? Que tal aproveitar o começo do ano para revisar projetos, deixar para trás o que não deu certo em 2017 e traçar metas para o obter sucesso? Esse é um bom momento para pensar no seu futuro profissional.

Utilize esses dias mais tranquilos para refletir sobre sua carreira e sonhos profissionais. Pergunte-se onde quer estar nos próximos cinco anos e fazendo o que exatamente. Você pode se surpreender com as respostas.

blog banner desconto em pós-graduação

Muitas pessoas querem mais qualidade de vida com equilíbrio profissional, outras almejam galgar novos postos onde trabalham, começar um empreendimento próprio, fazer uma pós-graduação, aprender um idioma diferente ou ganhar fluência em uma língua já estudada. Alguns pretendem fazer um intercâmbio ou até investir em carreira internacional.

Não importa o tamanho do seu sonho. O importante é ter um objetivo, determinação e trabalhar para que seu projeto se torne uma realidade.

Como elaborar um plano de carreira

Para ajudar você a traçar um plano de voo para sua carreira em 2018, elencamos seis passos recomendados por consultores em gestão de talentos. Confira:

1- Analise o seu momento atual

Só é possível implementar mudanças a partir das necessidades de cada indivíduo. Olhar para si mesmo com honestidade é o melhor jeito de fazer isso. Identifique seus pontos fortes e fracos. Com esse balanço, verifique o que precisa melhorar para o seu aprimoramento profissional.

2- Recursos disponíveis

Quanto tempo e dinheiro você tem para investir em aperfeiçoamento profissional, como uma pós-graduação, por exemplo? Lembre-se de que, quando você estipular as estratégias, os recursos serão necessários para tirá-las do papel.

3- Tenha objetivos claros


É preciso saber aonde você deseja chegar. Pode ser que sua vontade seja abrir um negócio próprio, conquistar uma promoção no trabalho, mudar de carreira ou desenvolver outras ações. Essa fase tem muito a ver com o seu momento atual. Você deve buscar o que ainda não tem no currículo ou algo que não esteja claro na sua vida.

É importante também estabelecer tempo para colocar suas estratégias em prática. Sem estipular datas e cumpri-las, é possível que pouca coisa saia do papel.

4- Defina metas


Agora é a hora de alinhar estratégias táticas, aquelas necessárias para a mudança acontecer. É o que você vai fazer, de fato, para alcançar seus objetivos. Exemplos: fazer uma especialização, um MBA (Master Business Administration), aprender um novo idioma, fazer um curso de marketing pessoal, entre outras coisas.

Escreva o seu plano de carreira. Não deixe tudo apenas em mente. Ao transferir suas ideias para o papel, ficará mais fácil de acompanhá-las e lembrar sempre do que se comprometeu a fazer ao longo de 2018.

Escolha uma agenda ou anote seu plano de carreira para 2018 no computador ou no celular. O importante é estar com esses dados sempre ao alcance dos olhos. Assim, você jamais perderá de vista o projeto que vislumbra.

Lembre-se de que essa etapa tem total relação com o que você detectou que precisava repaginar no primeiro item, aquele em que fez uma autoanálise de sua carreira atualmente.

5- Avalie os resultados

Não só no final do seu projeto de aperfeiçoamento de carreira, mas também durante, é preciso que você avalie como está se saindo. Verifique se está realmente caminhando em direção ao que planejou no início ou se está procrastinando, ou seja, adiando etapas do seu plano.

6- Estabeleça prazos

Neste momento, os prazos são importantes para verificar se é preciso acelerar as estratégias ou esticar datas. Mudanças neste período também são bem-vindas, desde que sirvam para aperfeiçoar a conquista do que almeja. Quanto mais cedo você perceber e identificar as transformações que a sua profissão exige, mais tempo você terá para atender a essas demandas, organizar e reformular a carreira.

Estabeleça metas de curto, médio e longo prazo para colocar seu plano em ação. Alterações de percurso podem acontecer, mas com um objetivo claro, será sempre possível corrigir rotas e encontrar novos caminhos para realizar seus sonhos.

Compartilhe sua opinião com a gente e conheça aqui os cursos de pós-graduação para impulsionar sua carreira.

Conheça nossas faculdades