Como usar o LinkedIn para conseguir emprego?

Imagem para ilustrar o texto de como usar o LinkedIn para conseguir emprego

Foi-se o tempo em que procurar vagas era sinônimo de imprimir currículos e fazer pequenas maratonas para entregá-los em empresas de interesse. Com o desenvolvimento da internet, ficou muito mais fácil de encontrar processos seletivos e conseguir a sua vaga. Existem sites específicos, grupos e fóruns de vagas, a possibilidade de aplicar no site das companhias e até mesmo via redes sociais. Falando nisso, você sabe como usar o LinkedIn para conseguir emprego?

Banner com o texto: Faça uma pós-graduação EAD que é sinônimo de qualidade. Confira as ofertas e matricule-se.

A rede social disponibiliza uma série de ferramentas e pode te ajudar a encontrar muitas oportunidades, mas é preciso se dedicar para fazer isso acontecer. Afinal, não estamos falando apenas de localizar anúncios de vagas, mas também em criar estratégias no seu perfil para que as chances de receber uma aprovação sejam maiores.

Aprendendo como usar o LinkedIn para conseguir emprego: 7 dicas práticas

Por isso, listamos 7 dicas que vão direto ao ponto e te ensinam o passo a passo para descobrir como conseguir emprego pelo LinkedIn. E então, está pronto para começar?

1 – Mantenha o perfil atualizado e voltado para seus interesses profissionais

O primeiro passo é “arrumar a casa”, porque o LinkedIn funciona como uma via de mão dupla. Ao mesmo tempo que você usa a rede social para encontrar vagas e se colocar no mercado, recrutadores também procuram profissionais na plataforma. Isso significa que ter um perfil atualizado, completo e com destaque para os seus interesses talvez resulte em um convite para participar de um processo seletivo.

Para não desperdiçar oportunidades, já anote:

  • Adicione uma foto profissional ao perfil, mas se não tiver, procure uma opção mais adequada, com um fundo neutro e boa qualidade. É bom evitar fotos muito casuais, como em festas, na praia ou com outras pessoas.
  • Não se esqueça do seu título! Ali, destaque sua formação, especialização, principais áreas de atuação e objetivos profissionais, com palavras-chave que facilitem o posicionamento do seu perfil nas buscas de recrutadores.
  • Encare o “Sobre” como uma carta de apresentação um pouco mais curta. Fale um pouco da sua experiência, formação, pontos altos da carreira e também objetivos para o futuro.
  • Use e abuse da seção de Formação, Experiências, Competências de Projetos. Esse é o momento para inserir detalhes sobre a sua trajetória até aqui, seja ela longa ou um pouco mais recente.

2 – Adicione conexões da sua área de trabalho

Com um perfil atualizado e pronto para ser encontrado, chegou a hora de ser proativo e pensar nas conexões que você deve fazer. Adicione pessoas que você já conhece, como antigos colegas de trabalho e faculdade, e não tenha vergonha de solicitar a amizade de pessoas que você não conhece.

Sendo uma rede profissional, o LinkedIn tem como característica a conexão entre profissionais que nunca se viram, mas têm amigos em comum, são da mesma área ou já tiveram experiências parecidas. Essa é uma ótima oportunidade para fazer networking e aumentar suas chances de exposição, mas tenha cuidado com os excessos.

Adicione pessoas cujo perfil faz sentido para você, ou seja, pessoas que vão agregar informações ao seu repertório, com quem você vai conseguir estabelecer conversas e relacionamentos e criar laços. Ter muitas conexões aleatórias não é uma decisão muito estratégica, e ela provavelmente vai te atrapalhar: imagine a quantidade de posts irrelevantes aos seus objetivos que aparecerão para você.

3 – Seja ativo na plataforma: interaja, converse e publique

Ter um perfil bem feito e adicionar conexões estratégicas é um ótimo começo, mas o seu trabalho proativo ainda consegue ser melhor. Para isso, adote uma postura ativa na plataforma, interagindo com as suas conexões e produzindo conteúdo.

Parabenize promoções e cargos alcançados, comente seu ponto de vista em uma discussão, compartilhe materiais interessantes, faça postagens relevantes à sua área e também publique artigos, caso se sinta confortável. Outra possibilidade é recomendar as competências de outros profissionais, e pedir para pessoas mais próximas, ou que já trabalharam com você, para te recomendarem também.

Quanto mais você se expõe na rede social, maiores as chances de ser visto por recrutadores ou gestores em busca de novos profissionais para a sua equipe. E para otimizar esse processo, não se esqueça de inserir palavras-chave nos conteúdos que publicar. Elas podem ser sua área de formação e atuação, especialização ou de experiências anteriores, que vão induzir o algoritmo a circular esse material entre pessoas que têm interesse nos termos mencionados.

4 – Acompanhe os perfis de empresas, recrutadores e profissionais de destaque na sua área

Não é incomum que recrutadores, profissionais ativos na rede e até mesmo perfis de empresas divulguem processos seletivos no LinkedIn. Mapear perfis e pessoas de interesse levará esses conteúdos para a sua timeline, então não deixe a oportunidade passar e tire um tempinho para fazer isso.

Além de acompanhar tais perfis, você também pode segui-los e ativar as notificações. Assim, sempre que eles publicarem algo novo, a plataforma vai te avisar. Isso aumenta suas chances de visualizar vagas e já te coloca na frente de outros potenciais candidatos.

5 – Siga hashtags de vagas de emprego

Como fazer essa busca e acompanhamento manualmente pode ser cansativo, você tem a possibilidade de manter a pesquisa dos principais alvos e usar outras estratégias para encontrar mais vagas. Uma delas é o uso de hashtags.

Ao divulgar vagas, muitos perfis adicionam hashtags para facilitar a entrega dentro da plataforma, já que você consegue fazer pesquisas usando hashtags. Para isso, descubra as principais tags usadas em vagas da sua área, como #vagastecnologia ou #oportunidadesdireito, e faça esse rastreio por meio da ferramenta tradicional de busca da rede.

E não se esqueça de adicionar filtros! Eles te ajudam a encontrar vagas na sua cidade e especificamente para o seu perfil, por exemplo.

6 – Teste o filtro “Open for Jobs” e sinalize que você está em busca de oportunidades

Se você está se perguntando como conseguir emprego pelo LinkedIn de outras maneiras, saiba que a própria plataforma tem recursos para te ajudar. A primeira delas é o filtro “Open for Jobs”, lançado durante a pandemia para ajudar profissionais que perderam seus empregos em meio à crise.

Ele é um filtro visual, adicionado à sua foto de perfil para chamar a atenção e ser um diferencial. Ao pesquisar possíveis candidatos na rede social, um recrutador consegue identificar, rapidamente, quem está em busca de novas oportunidades. Isso otimiza o trabalho do profissional e coloca as duas partes em contato de forma mais rápida.

7 – Use a ferramenta “Vagas” para encontrar oportunidades de trabalho

Além disso, a forma mais simples de encontrar processos seletivos é por meio da própria página de “Vagas” do site. Ela concentra vagas das mais diversas empresas e setores, e com um bom refino da sua busca, ficará fácil descobrir oportunidades que se encaixem no que você busca.

Você pode filtrar pelas mais recentes e relevantes, data do anúncio, vagas híbridas ou remotas, empresa, etc, além de conseguir se candidatar nesse mesmo ambiente. É possível mandar seu currículo pela página, optar por uma candidatura com seu próprio perfil ou ser redirecionado para sites externos, com mais informações sobre o processo seletivo.

Agora que você já sabe tudo sobre como usar o LinkedIn para conseguir emprego, por que não considerar uma especialização para turbinar ainda mais o seu perfil e currículo? Cursos em EAD, como é o caso da pós-graduação Unopar, são uma ótima opção para quem quer ampliar seus conhecimentos e se diferenciar no mercado de trabalho.

Veja mais artigos da categoria

Compartilhe!

Follow by Email
Facebook
X (Twitter)
Instagram
WhatsApp

Recomendações para você

Acompanhe!