Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

Como usar o LinkedIn para o marketing pessoal? Confira 5 dicas!

como usar o LinkedIn para o marketing pessoal

Quem já teve vontade de se promover profissionalmente ou, até mesmo, avançar na carreira, provavelmente já deve ter pensado como usar o LinkedIn para o marketing pessoal.

Além de ser um centro de informações profissionais, o LinkedIn também serve como um portfólio de carreira, auxiliando os candidatos a estabelecerem seus marketings pessoais.

banner com a mensagem: invista em você com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se.

Independentemente da razão de utilizar o LinkedIn – conseguir um emprego, aumentar o engajamento ou tornar-se porta-voz -, essa é uma maneira eficaz de destacar-se entre os recrutadores!

Hoje, nós vamos abordar como usar o LinkedIn para marketing pessoal e qual a importância do LinkedIn para os profissionais de hoje.

Confira!

Por que o LinkedIn é tão importante para os profissionais de hoje?

Antes de aprender como usar o LinkedIn para o marketing pessoal, é essencial entender a importância do LinkedIn para o mercado de trabalho atual.

Lançado ainda em 2003 como uma rede social voltada para colaboradores, empresas e recrutadores, o LinkedIn conta, hoje, com mais de 774 milhões de usuários ativos em mais de 200 países.

Sendo o epicentro das trocas profissionais, é difícil encontrar alguém que não esteja presente na plataforma

Além de ser uma ótima maneira de criar novas conexões e manter antigas amizades, o LinkedIn ainda oferece quase todos os seus serviços de maneira gratuita.

Ou seja, através da rede, é possível conhecer, pesquisar e se candidatar a milhares e milhares de vagas sem pagar nada.

E tudo isso enquanto cria uma lista de contatos robusta e repleta de oportunidades de carreira!

Como usar o LinkedIn para o marketing pessoal?

Aprender como usar o LinkedIn para o marketing pessoal pode ser desafiador no início, mas, com as dicas certas, é uma ótima maneira de evoluir na carreira!

Seja na busca de novas oportunidades, seja na ampliação da rede de contatos, investir no marketing pessoal através do LinkedIn é essencial para qualquer profissional.

Abaixo, separamos 6 dicas de como usar o LinkedIn para o marketing pessoal e destacar-se no mercado de trabalho.

Confira!

1 – Otimize o perfil para buscas

Ao considerar como usar o LinkedIn para o marketing pessoal, é importante lembrar que, como qualquer outra rede social, o LinkedIn também depende dos mecanismos de buscas.

Por isso, é importante reforçar o bom uso de técnicas de SEO, além da estruturação do perfil através de palavras-chaves relevantes e bem posicionadas.

Afinal, de que adianta possuir um perfil profissional perfeito se nenhum recrutador ou empresa é capaz de encontrar o candidato?

2 – Trate o LinkedIn como um currículo dinâmico e moderno

Outra consideração importante é entender que o perfil pessoal deve ser utilizado como um currículo dinâmico e moderno.

Isso quer dizer que, além das postagens, publicações e interações com os colegas de rede, é fundamental manter um perfil atualizado com as habilidades e experiências profissionais passadas.

Além disso, refinar a escrita e facilitar a acessibilidade dos recrutadores – seja através de links, seja através da adição de um segundo ou terceiro idioma – também é uma ótima ideia!

3 – Adicione certificados profissionais e selos de competências

Ao aprender como usar o LinkedIn para o marketing pessoal, é possível descobrir diversas funcionalidades que só estão disponíveis na plataforma.

Uma delas, por exemplo, é a possibilidade de adicionar certificados profissionais e selos de competências no próprio perfil.

Além de passar credibilidade para as empresas e recrutadores, possuir um selo de competência pode ser uma das exigências na hora de se candidatar a uma vaga.

De maneira gratuita e rápida, é possível adicionar até 50 habilidades diferentes e destacar-se entre os outros candidatos.

4 – Escreva no perfil e faça parte da comunidade do LinkedIn

Um recurso que diferencia o LinkedIn de outras redes sociais é a possibilidade de escrever e publicar artigos diretamente na plataforma.

Essa funcionalidade oferece um espaço para demonstrar os conhecimentos e habilidades profissionais de um profissional, permitindo o compartilhamento de conteúdos exclusivos e de alta qualidade.

Ou seja, mesmo que o candidato já possua um blog próprio, o LinkedIn possui diversas vantagens específicas, como a notificação de todos os contatos da rede após a publicação de um artigo novo.

5 – Destaque as formações acadêmicas

Outra maneira de utilizar o LinkedIn para o marketing pessoal é destacar as formações acadêmicas no perfil.

Para a maioria das vagas, um diploma de graduação é essencial, podendo existir a exigência de cursos livres específicos na área.

Entretanto, a conclusão de um curso superior de pós-graduação pode ser primordial para destacar-se entre o resto dos aplicantes e chamar a atenção dos recrutadores.

Por isso, caso tenha a possibilidade, não perca a chance de investir em um ensino superior de especialização.

Aqui na Unopar, nós oferecemos uma grande variedade de cursos de pós-graduação, na modalidade EAD e com condições incríveis de acessibilidade e flexibilidade.

Venha conferir nossas ofertas e aproveite agora para turbinar seu marketing pessoal com um certificado de especialista!

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades