Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

Como descrever seu perfil profissional: o que levar em consideração?

como descrever seu perfil profissional

Quem está passando por algum processo seletivo já deve ter ido atrás de como descrever seu perfil profissional!

Afinal, entender o próprio estilo na hora de fazer parte de um time – e conseguir apresentar essa informação aos recrutadores – é fundamental durante uma entrevista de emprego.

Banner com o texto: Faça uma pós-graduação EAD que é sinônimo de qualidade. Confira as ofertas e matricule-se.

Apesar de cada profissional possuir um estilo único, as empresas costumam agrupá-las em categorias específicas e fazer sua escolha baseada no perfil que melhor se encaixa na vaga.

Por isso, é imprescindível entender qual seu estilo profissional e qual a melhor maneira de apresentá-lo a um recrutador.

Hoje, nós vamos descobrir como descrever seu perfil profissional e qual o estilo mais buscado pelas empresas durante os processo seletivos.

Confira!

Por que recrutadores perguntam sobre seu perfil profissional?

Antes de entender como descrever seu perfil profissional, é crucial descobrir a razão dos recrutadores fazerem essa pergunta durante um processo seletivo.

Na realidade, a maioria dos entrevistadores levantam esse questionamento para descobrir até que ponto um candidato se encaixa na cultura da empresa.

A resposta pode auxiliar um gestor ou um supervisor a determinar se um profissional tem ou não as qualidades necessárias para desenvolver as responsabilidades requeridas para o cargo em questão.

Além disso, saber como descrever seu perfil profissional demonstra conhecimento sobre as próprias habilidades e uma autoconsciência a nível pessoal.

Como descrever um bom perfil profissional?

Um bom perfil profissional pode variar de acordo com o cargo. 

Entretanto, existem algumas características que acabam destacando positivamente um candidato com base em seu estilo de trabalho e competências adquiridas.

Hoje, um bom perfil profissional deve possuir:

– Experiências técnicas e profissionais: um bom profissional precisa, necessariamente, ser tecnicamente competente e engenhoso, conseguindo exercer todas as sua funções do dia a dia sem dificuldades intensas;

– Integridade: um bom profissional é justo ao lidar com seus colegas e superiores, honrando seus compromissos e buscando sempre o melhor para a equipe e a empresa;

– Uma boa ética de trabalho: um bom profissional é esforçado e empenhado, dispondo-se a auxiliar seus colegas e superiores sempre que necessário;

– Habilidades interpessoais: além de possuir habilidades técnicas, um bom profissional dispõe de um leque de soft skills, essenciais para a manutenção da harmonia durante o dia a dia.

Como descrever seu perfil profissional?

Temida por parte dos candidatos, a famosa pergunta “como você descreve seu perfil profissional” é comumente realizada durante processos seletivos.

Por isso, saber responder à pergunta com confiança e autenticidade é essencial para uma entrevista bem-sucedida!

Abaixo, separamos 5 dicas de como descrever seu perfil profissional, chamando a atenção dos recrutadores e aumentando as chances de uma contratação!

Confira.

1 – Entenda sua modalidade de trabalho ideal

Ao ponderar como descrever seu perfil profissional, é interessante entender exatamente qual sua modalidade de trabalho ideal.

Tanto os recrutadores quanto os entrevistadores têm interesse em descobrir qual seu estilo de trabalho predileto durante o dia a dia profissional.

Ou seja, se existe uma inclinação para projetos em equipes ou, então, se existe a preferência em trabalhar por conta própria.

Embora muitos recrutadores esperem candidatos que trabalhem bem em equipe, não há nada de errado em ser independente. 

Entretanto, é essencial demonstrar flexibilidade na hora de cooperar com os outros colegas, enfatizando a importância da colaboração em equipe e recebimento de feedbacks.

2 – Clarifique qual tipo de gerenciamento melhor se encaixa em seu perfil

Outro ponto a considerar é a relação de trabalho com um gerente ou supervisor. 

Os entrevistadores gostam de saber se existe alguma preferência específica na hora de receber orientações de gestores ou líderes de equipe.

Independentemente da necessidade ou não de um gerenciamento mais minucioso, é primordial reconhecer a importância da liderança em uma empresa e estar aberto a críticas e sugestões.

3 – Exponha seu ritmo de trabalho

Há profissionais que preferem trilhar um ritmo mais lento e minucioso; já, outros, preferem seguir uma metodologia mais estruturada e apressada.

De qualquer forma, é importante descrever qual seu ritmo de trabalho de preferência e quais os artifícios utilizados para manter a produtividade durante a rotina profissional.

4 – Seja honesto

O principal ponto na hora de descrever seu próprio perfil profissional é ser honesto em relação a suas atribuições e qualidades.

Apesar de ser uma boa ideia pesquisar mais a fundo sobre os requisitos da vaga e a cultura organizacional da empresa, ser autêntico é sempre o melhor caminho!

Aperfeiçoe seu perfil profissional com uma pós-graduação!

Agora que você já sabe exatamente como descrever seu perfil profissional, está na hora de aperfeiçoá-lo com um ensino superior de qualidade!

A pós LFG possui inúmeras oportunidades para quem deseja especializar-se no mundo dos negócios. Não perca a chance de complementar seu currículo e alavancar sua carreira profissional!

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades