Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

Como conquistar o sucesso profissional? Saiba o que fazer!

sucesso profissional

Após finalmente conseguir a tão sonhada vaga no mercado de trabalho, outra preocupação começa a fazer parte da vida dos candidatos: o sucesso profissional.

Apesar de ser uma experiência diferente para cada indivíduo, exercer uma profissão de maneira bem-sucedida e exitosa é cada vez mais importante no cenário atual.

Banner com a mensagem: Cresça na carreira com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se

Avançar na carreira, ganhar promoções e ser reconhecido por seu trabalho é, definitivamente, parte dos objetivos da maioria dos profissionais.

Por isso, no texto de hoje, vamos explorar como é possível conquistar o sucesso profissional e a sua importância na vida pessoal!

Confira!

Por que é importante alcançar o sucesso profissional?

Alcançar o sucesso profissional é essencial para a motivação e satisfação no trabalho.

Afinal, como é possível manter-se constantemente estimulado durante as realizações das tarefas e responsabilidades do dia a dia sem que exista um avanço expressivo na carreira?

Além disso, evoluir profissionalmente faz parte não apenas do crescimento dentro de uma empresa, mas, também, do próprio crescimento pessoal do candidato.

Quanto maior é o conhecimento e aprimoramento técnico durante a carreira, maior é a aprendizagem em outras áreas da vida!

Outras razões pelas quais é importante alcançar o sucesso profissional incluem:

Maior satisfação no trabalho: ao perceber que o esforço e o trabalho duro estão sendo recompensados devidamente, é mais fácil sentir-se motivado e mais satisfeito no ambiente de trabalho.

Melhor humor: os constantes avanços na carreira, por menor que eles sejam, acabam gerando sentimentos positivos no ambiente profissional, aumentando a confiança, a felicidade e o bom humor!

Salário mais alto: quanto maior o esforço e empenho na carreira, maiores são as chances de gerentes e superiores oferecerem um aumento de salário como forma de bonificação. 

Como conquistar o sucesso profissional?

Uma das principais preocupações de quem já está no mercado de trabalho é saber como conquistar o sucesso profissional.

As demandas do mundo profissional estão em constantes mudanças, o que dificulta ainda mais entender o que o recrutador atual busca.

Entretanto, alcançar o sucesso profissional está mais relacionado à maneira como um profissional exerce suas funções do que a habilidades técnicas específicas.

Confira.

1 – Escolha a carreira ideal

Um dos principais pontos-chave na hora de atingir o sucesso profissional é saber escolher a carreira ideal baseada nos próprios interesses e habilidades.

Afinal, para conseguir exercer a mesma profissão diariamente, de maneira exitosa, é essencial que a carreira escolhida esteja alinhada aos valores e ideais do candidato.

Trabalhar em uma área que não ressoa com o profissional, seja por questões de remuneração, seja por questões de tendência, raramente dá certo a longo prazo.

2 – Estabeleça uma forte ética de trabalho

Outra questão importante para conseguir alcançar o sucesso profissional é possuir – ou desenvolver – uma forte ética de trabalho.

Ser esforçado, empenhado e auxiliar, na medida do possível, o resto da equipe com as atividades, costuma ser um comportamento extremamente valioso para a maioria das empresas.

Fazer apenas o necessário ou ir além das funções estabelecidas no contrato – com limites – pode ser o que separa um dia comum de um dia de aumentos e promoções!

3 – Aprimore as habilidades e competências

Mesmo que as habilidades técnicas de um indivíduo sejam excelentes, sempre existe espaço para melhorias.

Afinal, garantir o sucesso profissional exige esforço e dedicação, tanto nos projetos com a equipe quanto na qualidade das competências e habilidades de um colaborador.

Além de seguir aprendendo novas práticas e aptidões, é essencial renovar e aprimorar todo o conhecimento já existente, elevando o nível de qualidade no trabalho.

4 – Tenha iniciativa

Embora seja importante seguir os deveres e atribuições listados na descrição de um cargo, ir além do necessário pode auxiliar na evolução da carreira. 

É interessante tentar buscar novas ideias, iniciar projetos diferentes ou criar oportunidades únicas para outro setor ou para a empresa. 

Ter iniciativa é um fator importante na hora de se destacar em relação aos colegas e colaboradores, além de impressionar o gerente e os supervisores com uma visão inovadora e ousada.

5 – Faça uma pós-graduação

Um aspecto que costuma pesar bastante na evolução da carreira é a educação formal.

Apesar de uma graduação ser suficiente para iniciar na maioria dos cargos disponíveis, ir além e realizar uma pós-graduação pode ser essencial para o sucesso profissional de um candidato.

Afinal, a especialização em uma área específica tende a aumentar exponencialmente a experiência técnica de um indivíduo, destacando-o entre os demais.

Além disso, cargos de especialistas costumam ter uma menor demanda e um menor número de vagas, fazendo com que a remuneração e chances de crescimento sejam maiores.

A Anhanguera possui uma enorme variedade de cursos superiores de pós-graduação EAD, oferecendo condições únicas para novos estudantes.

Com a possibilidade de realizar toda a especialização na modalidade EAD, é impossível deixar essa oportunidade passar!

Em 6 ou 10 meses, o candidato poderá complementar seu currículo, tendo melhores oportunidades profissionais e concorrendo a melhores vagas no mercado de trabalho.

Tudo isso com acessibilidade e flexibilidade!

Escolha transformar sua carreira ainda hoje! Confira todos os cursos disponíveis no site da pós-graduação Anhanguera.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades