Ir para o conteúdo
Mercado de Trabalho

O que é necessário para desenvolver a motivação no trabalho?

desenvolver a motivação no trabalho

Mesmo para o colaborador mais comprometido e solícito, nem sempre é fácil manter ou desenvolver a motivação no trabalho.

Banner com a mensagem: Cresça na carreira com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se

Às vezes, por mais interessante que sejam as tarefas ou por mais divertida que seja a equipe, o dia acaba se arrastando e custando a passar.

E está tudo bem! 

É difícil encontrar alguém que permaneça constantemente motivado durante todo o expediente de trabalho.

Entretanto, esse desânimo e desinteresse podem acabar se prolongando e prejudicando a produtividade e desempenho do profissional ao longo do tempo.

Por essa razão, é essencial ter alguns truques na manga quando o cansaço bater!

Hoje, nós vamos abordar a importância da motivação no trabalho e tudo o que é necessário para desenvolvê-la no dia a dia!

Confira.

Por que a motivação é importante no trabalho?

Antes de aprender a desenvolver a motivação no trabalho, é fundamental entender por que esse elemento é tão essencial no ambiente profissional.

Afinal, um colaborador desmotivado pode acabar afetando a equipe toda, diminuindo a produtividade e eficácia do time.

Além disso, a constante falta de motivação no trabalho pode gerar colaboradores descontentes e, consequentemente, aumentar a rotatividade entre as equipes.

Em contrapartida, colaboradores motivados costumam orgulhar-se de suas atribuições e responsabilidades, realizando-as de maneira eficiente e entusiasmada, contribuindo para o bom desempenho do time.

E isso é essencial para o sucesso de uma empresa!

Como desenvolver a motivação no trabalho?

Não importa o quão interessante ou quão agradável sejam as tarefas de um cargo, a realidade é que é impossível sentir-se motivado a todo o momento.

Eventualmente, a falta de inspiração e cansaço irão atingir até o colaborador mais engajado, diminuindo seu ritmo e produtividade.

Por isso, é crucial saber como desenvolver a motivação no trabalho, evitando os prejuízos que podem aparecer a longo prazo.

1 – Defina metas pequenas e mensuráveis

Uma das principais dicas na hora de desenvolver a motivação no trabalho é dividir grandes tarefas em pequenas metas mensuráveis.

Projetos ou atribuições grandes podem acabar deixando os colaboradores ansiosos e, consequentemente, arruinar os ânimos da equipe.

Por isso, fragmentar tarefas complexas em objetivos menores pode auxiliar na hora de dar início às atividades, contribuindo positivamente para a motivação do time.

2 – Celebre as pequenas vitórias

Quando o assunto é desenvolver a motivação no trabalho, a melhor maneira de fazer isso é celebrando as pequenas vitórias do dia a dia.

Afinal, simples recompensas ao final de uma tarefa extenuante podem ser essenciais para a retomada do ritmo natural de trabalho.

Além disso, a expectativa de receber tal recompensa costuma gerar uma sensação de entusiasmo, auxiliando na finalização da atividade. 

Seja através de um chocolate, seja através de um intervalo mais longo, não esqueça de celebrar as pequenas vitórias diárias.

3 – Incentive o trabalho em equipe

Ninguém melhor para auxiliar um colega a desenvolver a motivação no trabalho do que sua própria turma.

Afinal, o trabalho em equipe é um dos maiores motivadores profissionais que existem. 

Saber que um time inteiro está na torcida para a conclusão bem-sucedida de uma atividade pode gerar a inspiração necessária para retomar o entusiasmo durante o expediente.

Uma das melhores maneiras de incentivar o trabalho em equipe é através do alinhamento de expectativas entre os colegas e estabelecimento de diretrizes comuns.

4 – Faça uma lista de tarefas

Outra dica para desenvolver a motivação no trabalho é através de listas de tarefas e cronogramas diários.

Desta maneira, a agenda do dia se torna mais acessível e compreensível, possibilitando uma preparação prévia ao início das atividades.

Além disso, a lista de tarefas permite a visualização das responsabilidades concluídas, mantendo a motivação constante e elevada.

5 – Faça uma pausa

Por mais contraditório que pareça, às vezes, a melhor maneira de desenvolver a motivação no trabalho é fazer uma pausa e descansar a cabeça.

Um pequeno intervalo é essencial para relaxar entre as atividades, mantendo tanto a saúde física quanto a saúde mental em dia.

Além disso, descansos periódicos auxiliam a manter as ideias fluindo e a criatividade a todo vapor.

Já precisou desenvolver a motivação no trabalho hoje?

A realidade é que todos os profissionais têm seus dias bons e, outros, nem tanto! 

Apesar de ser completamente normal sentir-se desmotivado com as atribuições do trabalho, de tempos em tempos, é imprescindível investigar as razões por trás da situação e tentar rapidamente reverter o cenário.

Com essas 5 dicas de como desenvolver e motivação no trabalho, manter um ritmo de produção constante e elevado acaba se tornando mais fácil e intuitivo ao longo do tempo.

De qualquer forma, é importante lembrar que a satisfação no trabalho é essencial para o bem-estar profissional, abrindo portas para inúmeras oportunidades ao longo da carreira.

Um profissional motivado é um profissional satisfeito e eficaz!

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades