Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

Está em busca de recolocação profissional? Saiba o que fazer!

em busca de recolocação profissional

Decidiu dar uma pausa na carreira e agora está em busca de recolocação profissional? A gente te ajuda!

Banner com o texto: Faça uma pós-graduação EAD que é sinônimo de qualidade. Confira as ofertas e matricule-se.

Seja por motivos pessoais, seja por motivos familiares, dar um tempo na carreira profissional é mais comum – e benéfico – do que muitos imaginam.

Além de auxiliar no realinhamento de objetivos, uma pausa na carreira ainda pode contribuir para um bem merecido descanso de corpo e mente.

Entretanto, tudo que é bom dura pouco e, eventualmente, chega a hora de retornar ao mercado de trabalho.

E é durante esse momento que os profissionais costumam encontrar as maiores dificuldades e obstáculos.

Por isso, preparamos esse guia de orientação aos candidatos que estão em busca de recolocação profissional.

Confira!

Dicas para quem está em busca de recolocação profissional

Fazer uma pausa na carreira pode parecer algo assustador ou contraprodutivo em um primeiro momento, principalmente ao considerarmos as repercussões futuras.

Afinal, após o intervalo, o candidato estará, obrigatoriamente, em busca de recolocação profissional, um processo que, na maioria das vezes, pode ser complexo e cansativo.

Entretanto, dar uma pausa na carreira pode ser extremamente benéfico para alguns profissionais, melhorando suas qualidades de vida e saúde física e mental.

Além disso, um intervalo profissional pode ser utilizado para o aprendizado de novas habilidades, aprimorando as competências já existentes de um candidato.

De qualquer forma, àqueles que estão em busca de recolocação profissional, existem algumas etapas fundamentais para adentrar novamente no mercado de trabalho. 

Entre a atualização do currículo e a manutenção da rede de networking, confira quais passos seguir durante a recolocação profissional!

1 – Determine os objetivos profissionais

Para os candidatos que estão em busca de recolocação profissional, é importante passar algum tempo considerando quais seus novos objetivos de carreira. 

Determinar qual tipo de trabalho parece mais adequado e gratificante, seja ele em uma nova área, seja ele em um nicho novo, é fundamental. 

Além disso, também é importante considerar as razões de retornar ao mercado de trabalho e suas necessidades futuras, tanto profissionais como pessoais, familiares e financeiras.

2 – Esteja familiarizado com as novidades da indústria

Àqueles que estão em busca de recolocação profissional, é essencial estar familiarizado com as novidades da indústria.

Caso exista o desejo de retornar à mesma área de atuação, é fundamental passar algum tempo pesquisando as empresas, nichos, cargos, remunerações e variedades disponíveis de oportunidades profissionais. 

Uma boa ideia é contatar antigos colegas de profissão buscando algumas dicas que possam auxiliar na recolocação no mercado de trabalho.

3 – Mantenha a rede de networking

Quando se está em busca de recolocação profissional, é imprescindível manter a rede de networking ativa e bem conectada.

É importante reconectar-se com ex-colegas, atualizando-os em relação ao possível retorno à força de trabalho. 

Além de auxiliarem na hora de encontrar futuras oportunidades de emprego, eles podem ser úteis em relação às novas perspectivas e atualizações do setor.

4 – Aprimore habilidades existentes

Antes de reingressar no mercado de trabalho, é fundamental reservar um tempo para melhorar as habilidades existentes e aprender novas competências. 

Uma boa ideia é conhecer as demandas da indústria e buscar cursos livres ou superiores, como uma especialização EAD, a fim de atualizar-se e adquirir mais conhecimento.

Além disso, lapidar as qualidades já existentes é imprescindível para quem está em busca de recolocação profissional, auxiliando o candidato a destacar-se entre os recrutadores.

5 – Atualize o currículo

Para aqueles que estão em busca de recolocação profissional, atualizar o currículo é primordial.

Selecionar quais habilidades são relevantes ao mercado atual e quais experiências anteriores podem ser pertinentes ao cargo desejado são algumas das atualizações necessárias no currículo.

Além disso, adaptar o documento para indústria pretendida e adicionar novas vivências adquiridas durante a pausa de carreira também são fundamentais.

6 – Esteja pronto para explicar o intervalo profissional

Para quem ficou fora do mercado de trabalho por algum tempo, é crucial explicar a razão de tal pausa, seja na carta de apresentação, seja na entrevista. 

Por isso, é importante fornecer uma explicação clara, mas concisa, na qual o candidato enalteça suas experiências e esclareça como o intervalo profissional pode ser positivamente aproveitado pela empresa. 

Seja qual for o motivo da pausa, o ideal é ser breve e redirecionar a conversa às particularidades do processo seletivo.

7 – Seja confiante

Não importa se o candidato fez uma pausa de um mês ou um ano, é fundamental manter-se confiante nas habilidades e vivências que possui.

Hoje, mais do que nunca, diversos profissionais decidem dar um intervalo na carreira, focando na vida pessoal, na saúde mental e na família.

Ou seja, candidatos que estão em busca de recolocação profissional não são novidade aos recrutadores, por isso, é importante manter uma atitude positiva e ser confiante.

Afinal, nunca se sabe quais experiências – profissionais ou não – podem chamar atenção durante um processo seletivo! 

Se você está em busca de recolocação profissional, certifique-se de buscar por novas vagas nos lugares certos, atualizar o currículo e a carta de apresentação e se preparar para as entrevistas.

Boa sorte!

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades