Comportamento passivo-agressivo: saiba o que é e como enfrentar no trabalho

mulher no escritório com a cabeça baixa para ilustrar texto sobre comportamento passivo-agressivo

Inegavelmente, uma das coisas mais importantes em qualquer local de trabalho é um bom ambiente profissional. Empresas que buscam os melhores profissionais sempre investem muito nesse ponto, buscando diversas maneiras e soluções de transformar o local de trabalho no ambiente mais agradável possível. Mas, você já ouviu falar no comportamento passivo-agressivo?

Nem sempre é simples conseguir manter uma convivência harmônica entre todos os profissionais de um ambiente corporativo, já que equipes são sempre compostas por pessoas com personalidades bem distintas entre si, e entre eles pode haver profissionais com esse tipo de comportamento.

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Afinal, é comum ser diferente na hora de lidar com determinadas situações: algumas pessoas são ágeis na resposta a certos processos, enquanto outras fazem seu trabalho de forma mais lenta. Nem todos possuem um perfil pró-ativo e alguns são mais passivos e reativos.

No meio de tantas personalidades diferentes, é preciso atenção especial com um tipo específico de comportamento, particularmente delicado de se lidar: o passivo-agressivo. É preciso muito cuidado com profissionais assim, evitando conflitos desnecessários que podem causar desgaste na convivência em seu local de trabalho, seja qual for o seu setor de atuação. 

O que é o comportamento passivo-agressivo? 

Simplificando, o comportamento passivo-agressivo se caracteriza pela fuga do conflito direto. A pessoa tem muita dificuldade em se expressar, tem o hábito de falar mal de colegas quando estes viram as costas e demonstra hostilidade gratuita em diversas situações. É um comportamento que pode se manifestar de diversas formas diferentes, em gestos que soam até inofensivos de início. 

Ainda não consegue controlar muito bem seus sentimentos e acaba, por muitas vezes, disfarçando sua raiva em formas distintas de se expressar. Ele acaba de forma quase que inconsciente buscando o conflito com seus colegas de trabalho, sempre de forma indireta. Quando um conflito surge, ele evita o confronto direto e passa a agredir o parceiro de forma velada. 

O profissional pode parecer uma pessoa legal para uns e totalmente antipático para outros. No ambiente de trabalho, o comportamento passivo-agressivo de somente um membro da equipe pode prejudicar o desempenho de todo um grupo de profissionais. É muito importante saber como lidar em situações assim, evitando que sua própria produtividade seja afetada pelo convívio com indivíduos que tenham esse perfil.

Identificando o problema

Para se entender como lidar com o problema, é preciso antes de mais nada conseguir identificar aquele colega passivo-agressivo que pode criar dificuldades de convívio e de parceria em diversas funções ou metas da empresa. Alguns sinais comuns de comportamento são:

Indiferença: o profissional pode parecer amigável e simpático com todos, menos com aquela pessoa específica com quem entrou em choque por qualquer motivo;

Demonstrar ressentimento: se sente sempre um injustiçado e não reage com satisfação a comandos ou pedidos de seus colegas de trabalho ou mesmo de seus superiores;

Procrastinação: a procrastinação é uma arma muito usada, que evita a todo custo realizar uma missão com a qual não concorda;

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Hostilidade: tende a encarar qualquer crítica ou até mesmo comentário sobre seu trabalho como algo pessoal, com a intenção de o prejudicar. Sua forma de lidar com isso é reagir com hostilidade contra seu colega, sem procurar o diálogo;

Contradição: tende dizer uma coisa, mas agir de outra forma. É comum ele se contradizer em gestos e atitudes, até mesmo em questões importantes dentro do ambiente de trabalho;

Vitimismo: sempre se coloca no lugar de vítima e tudo parece um ataque contra ele. Está constantemente agindo como se o mundo fosse totalmente injusto com ele.

Como lidar com o passivo-agressivo no trabalho?

A melhor estratégia para lidar com esse colega é entender a situação dele e manter sua calma e profissionalismo acima de tudo, sem pensar no que esse tipo de profissional pensa ou fala. É preciso estar sempre calmo, pois o passivo-agressivo tende a provocar a raiva nos outros, buscando o conflito. Por isso, evite provocações a todo custo, pois isso só tende a piorar a convivência com ele no local de trabalho.

Também é importante saber como se comunicar com eles. A melhor forma de se fazer entender e evitar problemas é falar sempre em nome da equipe. Assim, ele terá menos armas para usar como autodefesa e terá dificuldades de se colocar no papel de vítima. Use sua sabedoria emocional, e, caso note um comportamento com as características passivo-agressivas em um colega de trabalho, leve o caso aos seus superiores com calma e inteligência. Se faça entender que seu objetivo é melhorar o ambiente de trabalho para todos.

Ter um colega assim pode parecer um cenários dos mais complicados dentro do cotidiano profissional de qualquer um, mas é possível contornar esse problema sem grandes dificuldades. Com pequenas atitudes, muita calma e uma boa dose de profissionalismo, essa convivência tende a ser muito mais tranquila para todos os membros da equipe.

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