As redes sociais já fazem parte de todo o processo de recrutamento e seleção, não é mesmo? Muitas empresas já aderiram às plataformas em seu dia a dia, especialmente pela facilidade e amplo uso de redes como o WhatsApp. Como os candidatos também são usuários dos apps, faz sentido usá-los para a comunicação. Contudo, como convidar um candidato para entrevista de emprego por WhatsApp?
Será que a comunicação pode ser mais simples, ou deve permanecer formal? Preciso tomar cuidados? O que preciso falar? Como conduzir todo esse processo?
Todas essas dúvidas são bastante comuns para recrutadores. Afinal de contas, os e-mails são bem diferentes do WhatsApp. Todavia, recrutar por meio dele não é nenhum bicho de sete cabeças, e hoje vamos te ajudar a decifrar as mensagens para convidar para uma entrevista de emprego.
Confira abaixo um verdadeiro passo a passo para estruturar a sua mensagem. Seguindo o tutorial e os exemplos, você vai conseguir montar um texto completo e adequado, com todas as informações necessárias para que o candidato seja convidado. Assim, a comunicação será simples e objetiva.
Como convidar um candidato para entrevista de emprego por WhatsApp em 6 passos
1 – Inicie com uma saudação simpática
O primeiro passo é iniciar a conversa com uma saudação simpática, porém, profissional. Apesar do ambiente ser mais descontraído, ele estará sendo usado para fins corporativos. Portanto, é fundamental manter um pouco de formalidade.
Você pode iniciar com “bom dia”, “boa tarde”, “ boa noite”. Ou “caro(a)” e “prezado(a)”. Porém, caso você já tenha iniciado um diálogo com o candidato por meio do WhatsApp, você também pode voltar a chamá-lo com um “olá’, por exemplo.
Uma boa maneira de fazer isso é: “Boa tarde, Gustavo. Tudo bem?”
2 – Apresente-se, ou relembre a última conversa com o candidato
Em seguida, você terá que se apresentar, explicando que é o recrutador responsável pela vaga a qual ele aplicou, ou precisará relembrar o contexto da sua última conversa com o candidato.
Por mais que ela possa ter acontecido no dia anterior, por exemplo, vale a pena oferecer alguns detalhes, tendo em vista que o profissional pode estar participando de diversos processos seletivos ao mesmo tempo.
Por exemplo, diga que: “Meu nome é Helena e sou recrutadora na (nome da empresa), muito prazer! No momento estou cuidando do processo seletivo para a vaga de (informações sobre a posição).”
Ou, caso já conheça o candidato, tente: “Aqui é a Helena, da (nome da empresa). Conforme conversamos anteriormente, estou cuidando do processo seletivo para a vaga de (informações sobre o cargo).”
3 – Explique que ele foi selecionado para a fase de entrevistas
Depois, vá direto ao ponto e explique que ele foi selecionado para a próxima fase e que você gostaria de agendar uma entrevista com ele. Essa parte é fundamental para esclarecer o objetivo da mensagem, sem deixar dúvidas sobre o seu foco.
Uma boa forma de fazer isso é assim: “Gostaria de informar que você foi selecionado para a fase de entrevistas. Por isso, gostaria de agendar um papo com você nos próximos dias.”
4 – Fale os detalhes da maneira como a empresa agenda os bate-papos
Hoje em dia, cada empresa tem a sua maneira de recrutar, certo? Algumas fazem agendamentos manuais, analisando as agendas dos entrevistadores, enquanto outras já usam plataformas específicas para isso. Com elas, o candidato pode ter acesso às agendas e escolher o horário que preferir.
Então, nessa parte, especifique como a entrevista será marcada, e ofereça os detalhes que o profissional precisa ter para indicar sua disponibilidade. Por exemplo, se a entrevista será presencial ou online, como ele poderá agendá-la e a possível duração da conversa.
“Como está a sua agenda essa semana? A entrevista seria online, com duração de aproximadamente meia hora, e tenho disponibilidade (adicionar possibilidades aqui).” Ou “você pode escolher o melhor horário para você por meio dessa agenda virtual, com a minha disponibilidade” são bons exemplos.
5 – Coloque-se à disposição para tirar dúvidas e esclarecer pontos
Para começar a finalizar a sua mensagem, coloque-se à disposição para esclarecer quaisquer dúvidas que ele tiver, e reforce que está disponível por meio do WhatsApp para continuar a conversa ao longo do processo seletivo.
6 – Agradeça e finalize a mensagem
Por fim, agradeça pelo contato e finalize a mensagem, reforçando que você está entusiasmado para conhecê-lo e para saber mais sobre o histórico profissional do candidato em questão.
Os dois últimos pontos podem ser resumidos com: “Fico à disposição por aqui para tirar dúvidas, e espero que possamos conversar nos próximos dias. Muito obrigada e abraços, Helena”.
Agora que você já sabe como convidar um candidato para entrevista de emprego por WhatsApp, que tal melhorar ainda mais as suas habilidades como profissional de Recursos Humanos? Para isso, inicie a sua pós-graduação Unopar, transformando-se em um profissional especialista em tempo recorde.