Cansou da correria no trabalho? Veja 5 dicas de organização

correria no trabalho

Você sente que a correria no trabalho está atrapalhando a sua organização e qualidade das suas entregas? Se a sua resposta for sim, saiba que você não está sozinho. Muitos trabalhadores passam pela mesma situação e, como consequência, acabam impactando de forma negativa seu crescimento profissional.

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Quando você é organizado no ambiente corporativo, consegue priorizar e cumprir suas tarefas com muito mais eficiência, contribuindo para o progresso da sua carreira. Saiba como a seguir!

5 dicas para acabar com a correria no trabalho

1 – Aposte em ferramentas de organização

Se você está lendo este artigo, sabe como é difícil manter a organização por conta própria. Por isso, existem algumas ferramentas que podem ser parceiras na hora de administrar as suas atividades da rotina.

Planner ou calendário

Ferramentas como o Google Agenda e o Calendário (para usuários de iPhone) estão sempre à mão para ajudar na organização das suas tarefas e eventos do dia a dia. Além disso, quem utiliza e-mail corporativo da Microsoft também tem uma excelente opção para organizar seu dia, semana ou mês.

Timer

Trabalhar por períodos curtos intercalando pequenas pausas pode contribuir bastante para a sua produtividade. Você pode configurar um timer de 25 a 30 minutos no seu próprio smartphone para focar nas suas tarefas e depois descansar por cerca de 5 minutos. Os aplicativos que utilizam o método Pomodoro também podem ajudar bastante.

Trello

Embora tenha se tornado popular nos últimos anos, muitas pessoas ainda não conhecem essa ferramenta de gerenciamento de projetos. Com o Trello, você pode acompanhar o andamento de todas as suas tarefas e compartilhar as informações do progresso com seus colegas.

Essas são apenas algumas ferramentas que podem te ajudar a gerenciar seu tempo, manter o foco e organizar as suas atividades e ser grandes aliadas para diminuir a correria no trabalho.

2 – Evite “ser multitarefas”

Já se foi o tempo em que ser capaz de executar várias tarefas ao mesmo tempo era uma vantagem profissional.

Ao invés disso, será muito melhor se você direcionar os seus esforços em um projeto ou atividade por vez. Dessa forma, você evita erros, diminui o estresse no ambiente de trabalho e consegue entregar seus trabalhos no prazo esperado.

Além disso, quando você foca em uma tarefa e consegue finalizá-la com qualidade, se sente muito mais realizado.

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3 – Divida seu dia em blocos de atividades

Ao dividir o seu dia em blocos de tempo, você ajudará a manter seu foco nas tarefas. Para isso, planeje o seu calendário de forma que você complete determinadas tarefas em um certo período do dia escolhido por você. Assim, você consegue eliminar distrações e manter a sua jornada organizada.

Essa estratégia ainda permite que você seja flexível com outros compromissos que não estavam previstos na sua agenda, como reuniões, e ajustá-los de acordo com a sua necessidade.

4 – Dê um tempo a si próprio

Tão importante quanto organizar os horários das suas atividades é saber quando descansar. Sabemos que a correria no trabalho, muitas vezes, nos impede de dar essa pausa, mas ela é necessária. Então, procure levantar da sua mesa e dar uma volta no prédio onde você trabalha ou no seu local de trabalho remoto.

Essas pausas também são ideias para serem feitas nos momentos em que você sentir que já está começando a se desconcentrar. Tirar esses minutos para si pode te ajudar a retornar mais focado e minimizar distrações.

5 – Gerencie seus e-mails e mensagens

Definir limites é sempre importante para o seu bem-estar, e também funciona bastante quando o assunto é a comunicação no ambiente corporativo.

Para evitar que e-mails e mensagens atrapalhem o seu cronograma, você pode definir parâmetros para a leitura delas ou criar um sistema de gerenciamento.

Por exemplo, você pode bloquear a sua agenda por cerca de 30 minutos diários apenas para ler mensagens. Durante esse período, você determinará quais são urgentes e quais você pode responder mais tarde.

Para aquelas que você não pode responder imediatamente, crie um deadline de retorno. Por exemplo, você pode determinar um prazo de 48 horas para responder depois do recebimento.

Depois de definir o seu sistema de gerenciamento de e-mails e mensagens, compartilhe com colegas e gestores para que eles possam respeitar os seus limites.

Viu só como alguns hábitos simples podem te ajudar a evitar a correria no trabalho? Ao seguir essas dicas, você verá como os erros, as perdas de prazo e o estresse diminuirão, enquanto a sua produtividade e o seu desenvolvimento profissional serão cada vez melhores. E se você está interessado em alavancar sua vida profissional, que tal fazer uma pós-graduação EAD? Aproveite!

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