Ir para o conteúdo
Você na Pós

10 cursos em alta no mercado que você deve conhecer ainda hoje

homem no escritório fazendo 10 com as mãos para ilustrar conteúdo sobre cursos em alta no mercado

Quer crescer na carreira, conquistar novas oportunidades e ter o destaque profissional que sempre desejou? Então, você deve apostar em uma pós-graduação. Com isso em mente, que tal conhecer 10 cursos em alta no mercado? É a oportunidade perfeita para você ser especialista. Confira!

10 cursos em alta no mercado: veja a lista

1 – Psicopedagogia Clínica e Institucional

Com o projeto de Lei 031/2010, aprovado pelo Senado Federal, que regulamenta a atividade profissional de Psicopedagogia Clínica e Institucional para os graduados em Psicologia, Pedagogia, Fonoaudiologia e/ou cursos de licenciatura, o interesse nessa área de atuação cresceu.

Com a pós-graduação em Psicopedagogia Clínica e Institucional, você terá a possibilidade de investir em uma segunda profissão, nas áreas de atendimento clínico em consultórios particulares e em instituições diversas como escolas, hospitais, empresas e organizações do terceiro setor. 

Saiba mais: Psicopedagogia Clínica e Institucional: o que você precisa saber sobre a profissão

2 – Educação Especial e Inclusiva

As políticas educacionais inclusivas determinam que haja o oferecimento de atividades especializadas de educação inclusiva em todas as modalidades de ensino em escolas públicas e privadas, o que tem trazido alta demanda de contratação de especialistas nessa área de formação.

Diante disso, a melhor forma de se especializar é apostar em uma pós-graduação em Educação Especial e Inclusiva. Os conteúdos do curso são voltados para a formação teórica e prática para o atendimento educacional da população alvo da educação especial inclusiva no país, que são alunos com deficiências, altas habilidades/superdotação e transtorno do espectro autista.

Saiba mais: Como ser especialista em Educação Especial e Inclusiva? Descubra!

3 – MBA em Gestão de Pessoas

Atualmente, o universo dos negócios passa por transformações econômicas, políticas, tecnológicas, legais e, sobretudo, organizacionais. Para se adequar a esse contexto, é necessário que os gestores assumam o papel de agente de mudanças. Por isso, a gestão de pessoas nas organizações vem se tornando cada vez mais necessária. 

Isso é importante para que haja o aperfeiçoamento das relações com os colaboradores, com o objetivo de promover um melhor clima organizacional, além de integração e comunicação adequada. Com isso, a melhor forma de se especializar nesses temas é investir no MBA em Gestão de Pessoas

Com o curso, você será capaz de elaborar plano de cargos e sistemas de remuneração, além de programas de treinamento e desenvolvimento e conhecerá os conceitos de gestão estratégica. Além disso, terá conhecimento de técnicas de recrutamento e seleção, aplicação de jogos, dinâmicas de grupo e retenção de talentos. 

Ainda será capaz de desenvolver projetos de consultoria interna e externa em RH. Tudo isso a partir do consumo de disciplinas alinhadas às melhores práticas do mercado. Com o MBA, o profissional estará qualificado para atuar em diversos setores, tanto em áreas operacionais como estratégicas. 

Saiba mais: Quem pode fazer MBA em Gestão de Pessoas?

4 – Alfabetização e Letramento

A alfabetização e o letramento são fundamentais para o sucesso no decorrer da escolaridade, para a prevenção de dificuldades de aprendizagem e para a inserção no mercado de trabalho. A busca por professores com formação específica tem sido constante, especialmente em contextos desafiadores para a progressão das aprendizagens.

Com isso, é necessário que os profissionais se capacitem. Para isso, a recomendação é apostar na pós-graduação em Alfabetização e Letramento. Os conteúdos do curso contemplam metodologias de ensino–aprendizagem inovadoras e desafiadoras para o desenvolvimento de competências e habilidades relativos à alfabetização e letramento.

Saiba mais: Pós em Alfabetização e Letramento: o que você estuda no curso?

5 – Engenharia de Segurança do Trabalho

Com as políticas das empresas e a obrigatoriedade vindas das leis trabalhistas, há cada vez mais preocupação com os colaboradores para reduzir acidentes, afastamentos e doenças. A pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho é ideal para se especializar na área. A especialização possui cadastro aprovado no CREA e habilita uma segunda profissão como Engenheiro de Segurança do Trabalho.

Com o curso, o profissional poderá atuar com assessoria a empresas, inspeção de estabelecimentos, adaptação de recursos técnicos e humanos, aplicação de dispositivos de segurança e campanhas educativas. Ainda poderá trabalhar com adequação de parâmetros e diretrizes para prevenção de problemas de saúde e segurança do trabalhador, redução de perdas e danos aos equipamentos, instalações e ao meio ambiente, além de outras atividades. 

Saiba mais: Pós-graduação EAD em Engenharia de Segurança do Trabalho: conheça o curso

banner-cursos-pos

6 – Educação Infantil

Desde 2013, há obrigatoriedade de matrícula de crianças a partir dos quatro anos na educação básica, o que ampliou a oferta de vagas para essa população e a necessidade de contratação de docentes especializados. 

Além disso, hoje, há maior entendimento da população sobre a importância da educação infantil para o desenvolvimento de competências e habilidades de aprendizagem e desenvolvimento integral dos alunos. É por isso que, para se especializar na área, é importante apostar na pós-graduação em Educação Infantil

Saiba mais: Quer ser especialista em Educação Infantil? Saiba o que fazer!

7 – MBA em Gestão de Projetos

Cada vez mais, as empresas estão trabalhando por projetos que requerem planejamento, implementação, monitoramento e a finalização com eficiência. Com isso, o papel do gestor de projetos envolve realizar o gerenciamento de metas, pessoas e processos do negócio para garantir que todas as etapas sejam concluídas.

Para ser especialista, a dica é investir no MBA em Gestão de Projetos. A matriz curricular é pensada com o objetivo de mostrar a gestão eficiente e ágil de projetos, destacando o aprimoramento nas áreas de escopo, cronograma, custos, qualidade, recursos, comunicação, riscos, aquisições, partes interessadas e integração.

O profissional poderá atuar em empresas de todos os tipos, como engenharia da construção, aeronáutica, consultorias, eventos e também nos setores de automobilística, eletroeletrônica e TI, gerenciando os mais diversos projetos através da gestão de metas, pessoas e processos do negócio.

Saiba mais: Por que fazer um MBA em Gestão de Projetos? Conheça os benefícios

8 – Saúde Pública com Ênfase em Saúde da Família

A Organização das Nações Unidas (ONU) estima a necessidade de mais de 80 milhões de profissionais especializados até 2030. No Brasil, a Portaria Nº 2.436, de 21 de setembro de 2017, que aprova a Política Nacional de Atenção Básica no âmbito do SUS, tem como responsabilidade apoiar e estimular a adoção da Estratégia de Saúde da Família. 

As equipes dessa área são compostas por médico, enfermeiro, auxiliar e/ou técnico de enfermagem, profissionais de saúde-bucal e agente comunitário de saúde. Esses profissionais devem ser, preferencialmente, especializados. Para isso, a dica é investir na pós-graduação em Saúde Pública com Ênfase em Saúde da Família.

O conteúdo do curso é atualizado e conta com disciplinas que abordam de maneira prática a atuação do profissional no setor. É uma área com alta demanda e diversas possibilidades de atuação, indo desde atenção primária até terciária em Unidades Básicas de Saúde (UBS), Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), ambulatórios e centros de referência. 

Saiba mais: Saúde Pública com ênfase em Saúde da Família: veja tudo sobre a pós-graduação

9 – Recursos Humanos: Rotinas e Cálculos Trabalhistas

A pós-graduação em Recursos Humanos: Rotinas e Cálculos Trabalhistas qualifica os profissionais a atuarem no setor de RH das companhias de diversos setores, além de discutir importantes aspectos na relação entre empresa e colaborador. Com o curso, você será capaz de analisar e interpretar as particularidades envolvidas nas relações trabalhistas.

A especialização ainda capacita o estudante para que ele possa elaborar e confeccionar folha de pagamento, bem como consiga planejar a estrutura organizacional do capital humano da corporação. As disciplinas são alinhadas às melhores práticas de mercado e trazem todo o conhecimento que você precisa para atuar na área.

Saiba mais: Pós em Recursos Humanos: Rotinas e Cálculos Trabalhistas: conheça

10 – Enfermagem em Urgência e Emergência

O profissional da área de Enfermagem em Urgência e Emergência possui ampla atuação e pode trabalhar com avaliação da assistência prestada ao paciente, realização da classificação de risco, supervisão e capacitação da equipe de saúde e, ainda, nos atendimentos pré-hospitalar e intra-hospitalar.

A Política Nacional de Atenção às Urgências do Ministério da Saúde provou o aumento de serviços que atuam com situações de urgência e emergência para atender adultos, crianças e idosos. Além disso, a implantação do SAMU tem crescido pelo Brasil. Ou seja, é necessário que haja profissionais de enfermagem qualificados.

A pós-graduação em Enfermagem em Urgência e Emergência é composta por 9 disciplinas, sendo que 8 possuem demonstrações práticas nas videoaulas. Isso permite que o conteúdo transmitido seja mais rico e dinâmico. Além disso, esse recurso aproxima o estudante da prática profissional. Para se ter ideia, as aulas são gravadas em ambientes externos, como estúdios ou ambulatórios. 

Saiba mais: Enfermagem em Urgência e Emergência: aposte nesta especialização

Depois de conhecer as opções de cursos em alta no mercado, não perca tempo e comece hoje a sua pós-graduação EAD. Vale ainda citar que, segundo uma pesquisa do Instituro Semesp, profissionais com pós-graduação podem ganhar até 150% em comparação com quem tem somente a graduação. Bons estudos!

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades