Ir para o conteúdo
Você na Pós

Enfermagem em Urgência e Emergência: aposte nesta especialização

enfermeira para representar Enfermagem em Urgência e Emergência

O setor da Saúde requer, cada vez mais, profissionais especializados. É o caso da área de Enfermagem em Urgência e Emergência, que demanda especialistas capazes de identificar problemas e atuar com rapidez diante da gravidade em que o paciente se encontra, seja em pronto socorro hospitalar, seja em outros serviços de saúde.

Acontece que, para realizar um atendimento adequado, é preciso ir além dos aprendizados obtidos na graduação e apostar em uma pós-graduação. Com a especialização, será possível adquirir conhecimentos técnicos necessários para atuar com mais assertividade e garantir a melhor assistência em todas as etapas do atendimento.

banner com a mensagem: invista em você com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se.

Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura!

Qual o papel do enfermeiro em Urgência e Emergência?

O enfermeiro em Urgência e Emergência tem como função realizar a avaliação do paciente para entender a gravidade da situação. Além disso, deverá fazer a administração de medicamentos, realizar curativos em diferentes níveis de complexidade, administrar a passagem de sondas e monitorar a frequência e o ritmo do coração.

Também deverá acompanhar sinais vitais e monitorar como o paciente evolui com base no prontuário. Outras funções envolvem encaminhar para exames, entender todo o histórico do paciente, além de outras atividades. Para isso, é necessário conhecimentos técnicos e científicos para atuar de forma eficaz, ágil e sistematizada.  

É preciso ter agilidade para tomar decisões assertivas em diversos momentos diante do ambiente em que os pacientes estão inseridos. Ainda é essencial promover um atendimento humanizado e acolhedor – inclusive para os familiares. O equilíbrio emocional é importante para lidar com as situações do dia a dia.

No geral, a atuação do enfermeiro nas situações de Urgência e Emergência é muito ampla, pois ele pode atuar na avaliação da assistência prestada ao paciente, realização da classificação de risco, supervisão e capacitação da equipe de saúde tanto no pré-hospitalar quanto dentro dos hospitais. As empresas privadas que atuam em assistência pré-hospitalar, inclusive, estão em busca de profissionais de enfermagem qualificados.

Leia também: Pós-graduação em Enfermagem: por que fazer e opções de cursos

banner sobre e-book que aborda tendências de carreira na área de Enfermagem

Quanto ganha um enfermeiro especializado em Urgência e Emergência?

O salário dos profissionais de enfermagem pode variar de acordo com o seu campo de atuação. A média salarial dos que atuam com Urgência e Emergência é de R$ 4.577,89, segundo o relatório de Relação Anual de Informações Sociais divulgado pelo Ministério do Trabalho e Previdência, em 2020. O valor, no entanto, pode sofrer alterações de acordo com o local de trabalho e a região.

Como ser especialista na área de Enfermagem em Urgência e Emergência?

enfermeira

Para ser especialista na área, a dica é apostar na pós-graduação em Enfermagem em Urgência e Emergência, que tem como objetivo trazer conhecimentos científicos para garantir que o profissional tenha qualidade na assistência prestada aos pacientes em estado grave, que necessitam de atenção especial.

Além disso, com a especialização, você vai desenvolver raciocínio crítico para tomada de decisão durante os atendimentos, desenvolver estratégias de avaliação e conhecer conceitos de gerenciamento em unidades de emergência. Ainda aprenderá a aplicar os protocolos internacionais de atendimento às emergências clínicas e traumáticas.

O curso é dividido em 9 disciplinas, com carga horária de 360h, e pode ser concluído em apenas 6 meses ou 10 meses. Confira a grade curricular:

  1. Políticas públicas em urgência e emergência 
  2. Suporte básico e avançado de vida
  3. Assistência de enfermagem no atendimento pré-hospitalar
  4. Assistência de enfermagem em trauma 
  5. Assistência de enfermagem em emergências clínicas I 
  6. Assistência de enfermagem em emergências clínicas II
  7. Assistência de enfermagem em emergências obstétricas e pediátricas
  8. Assistência de enfermagem em emergências cirúrgicas e psiquiátricas 
  9. Gerenciamento dos serviços de emergência

A diferença entre as disciplinas 5 e 6 é que, enquanto a I traz as particularidades do atendimento hospitalar das emergências respiratórias e cardiológicas, incluindo a avaliação e tratamento da dor aguda na emergência, a II aborda emergências diabéticas e assistência de enfermagem nos distúrbios hidroeletrolíticos e acidobásicos, intoxicações exógenas, estados de choque e emergências neurológicas.

A pós-graduação em Enfermagem em Urgência e Emergência possui aulas com demonstrações práticas em 8 das 9 disciplinas. Isso traz ainda mais proximidade com a prática profissional, além de enriquecer e deixar mais dinâmico o conteúdo dos cursos. As aulas são gravadas em ambientes externos, como ambulatórios ou em estúdio.

Quer mais? Olha só o recado que a Camila Braga De Oliveira Higa, coordenadora de pós-graduação dos cursos de Saúde, preparou para você!

Agora que você já sabe mais sobre essa área, que tal apostar na pós-graduação EAD em Enfermagem em Urgência e Emergência? Essa é uma área que requer profissionais altamente capacitados. Aqui, você se torna especialista com total flexibilidade e conquista a certificação digital em apenas um dia útil após a conclusão do curso.

Confira outros benefícios de estudar com a gente:

  • Plataforma digital com todos os serviços em um só lugar;
  • Acesso às videoaulas em qualquer horário;
  • Suporte da tutoria para tirar dúvidas sobre as disciplinas;
  • Grade curricular com conteúdos alinhados às necessidades da área escolhida;
  • Flexibilidade para estudar online de qualquer lugar;
  • Acesso gratuito a mais de 200 cursos livres de curta e média duração.

Essas são apenas algumas das vantagens de fazer a sua pós-graduação aqui. No geral, a especialização é ideal para manter a empregabilidade em alta e conquistar todos os seus objetivos profissionais. Portanto, aproveite e faça a sua inscrição ainda hoje!

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades