Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

Como perder o medo de dizer eu não sei no trabalho?

dizer eu não sei

É difícil encontrar alguém no mercado profissional que nunca tenha tido dificuldades na realização de alguma tarefa. Entretanto, dizer eu não sei não é tão comum quanto imaginamos.

Banner com o texto: Faça uma pós-graduação EAD que é sinônimo de qualidade. Confira as ofertas e matricule-se.

Afinal, admitir a um líder que existem quaisquer tipos de adversidades em relação às próprias responsabilidades pode ser visto como algo negativo.

Contudo, concluir uma atividade sem ter certeza de sua exatidão ou, então, sofrer calado ao invés de dizer “eu não sei”, nunca é a melhor opção!

Sabemos que reconhecer as próprias falhas não é algo simples e, por isso, preparamos um conteúdo especial para quem deseja aprender a dizer “eu não sei” e busca transformar suas brechas de conhecimento em situações de aprendizagem.

Confira!

Por que temos medo de falhar no local de trabalho?

Antes de explorar os conceitos de dizer “eu não sei” e as razões pelas quais é tão difícil de dizer essa frase no trabalho, é essencial esclarecer o porquê da maioria dos indivíduos terem receio de falhar.

Afinal, falhar faz parte da natureza humana e é a principal maneira de aprender uma nova habilidade ou dominar uma área de conhecimento.

Entretanto, boa parte dos profissionais se tornam apreensivos quanto à existência de falhas em suas jornadas, principalmente de maneira explícita.

Isso se dá, majoritariamente, por conta da conotação negativa que é dada ao ato de falhar, especialmente no mercado de trabalho.

Ou seja, em uma cultura competitiva e dinâmica, falhar significa, muitas vezes, perder chances e oportunidades.

Além disso, o medo de falhar também pode estar conectado às próprias expectativas do indivíduo ou, então, à sua personalidade.

Pessoas perfeccionistas tendem a não gostar de falhar!

De qualquer forma, é essencial abordar as falhas não como situações prejudiciais, mas, sim, como oportunidades de crescimento e aprendizagem no dia a dia.

Ao alterar o significado da palavra “falhar”, aprender a dizer “eu não sei” se torna muito mais fácil!

Por que é importante aprender a dizer eu não sei?

É fundamental lembrar que “falhar” nem sempre é algo negativo e, na maioria das vezes, acaba sendo essencial para a jornada de sucesso de um indivíduo.

Por isso, aprender a dizer “eu não sei” é imprescindível para o aprendizado a longo prazo de qualquer profissional, hoje.

Além de equilibrar as expectativas da equipe e da empresa em relação ao candidato, deixar claro que não sabe como realizar uma tarefa demonstra honestidade e disposição de aprender cada vez mais.

Além disso, dizer “eu não sei” pode acabar salvando o profissional de situações constrangedoras, nas quais um projeto é entregue de maneira errada ou inacabada, por exemplo.

Por fim, admitir que não sabe como fazer algo abre portas para o aprendizado de novos conhecimentos, técnicas e habilidades.

Leia também: Cometer erros no trabalho: como a liderança deve lidar com essas situações?

4 dicas para perder o medo de dizer “eu não sei”

Apesar de parecer simples, na teoria, conseguir dizer “eu não sei” no ambiente de trabalho nem sempre é tão fácil quanto parece.

Desde o medo de falhar até a dificuldade de se comunicar com a liderança, diversos fatores entram em jogo na hora de reconhecer que não possui as habilidades necessárias para a realização de uma atividade.

Confira, agora, 4 dicas para perder o medo de dizer “eu não sei” e adquirir novas experiências e competências!

1 – Seja honesto em relação às suas habilidades

Um dos pontos chaves na hora de reconhecer que não se sabe como realizar uma tarefa ou atividade é ser honesto em relação às habilidades que possui.

Afinal, ninguém espera que um analista de sistemas possua conhecimentos avançados em redação publicitária ou marketing digital, por exemplo.

Entretanto, não seria incomum presumir que alguém que trabalhe na área de tecnologia tenha o mínimo de conhecimento em linguagens de programação.

Por isso, é fundamental ser honesto em relação às próprias habilidades e definir as expectativas da equipe e da empresa desde o início.

2 – Não tenha medo de demonstrar suas “fraquezas”

Apesar de que dizer “eu não sei” dificilmente pode ser visto como uma fraqueza, inúmeros profissionais acreditam que demonstrar suas faltas de conhecimento acerca de um determinado assunto não é bem visto por seus colegas e superiores.

Por isso, é importante não ter medo de ser sincero e deixar claro a extensão das habilidades que possui.

O máximo que pode acontecer ao admitir que não sabe como executar uma tarefa é ter que aprender como realizá-la.

3 – Esteja preparado para aprender

Por muitas vezes, deixar claro que não possui uma habilidade ou conhecimento significa ter que aprender com um colega ou líder.

Ou seja, é importante estar preparado para receber essa capacitação de maneira aberta e humilde.

Quer dizer, existe alguma coisa melhor do que aprender algo novo com alguém que sabe do que está falando?

Abrace essa oportunidade!

4 – Comunique-se com as pessoas certas

Seja por conta da vergonha de não possuir um conhecimento, seja por receio de ser repreendido, é bastante comum dizer “eu não sei” para as pessoas erradas.

Entretanto, um colega ou algum gestor de outro setor não será de muita ajuda em relação às queixas de falta de conhecimento.

Por isso, saiba exatamente com quem falar, comunicando-se diretamente com os superiores imediatos.

Invista em seus estudos e aprenda novas habilidades

Que tal ampliar seu leque de conhecimentos e aumentar as chances de evouir em sua carreira?

Com a pós-graduação Unime EAD, é possível tornar-se um especialista em determinada área em 6 ou 10 meses, na modalidade a distância e com um preço super acessível!

Não perca essa oportunidade e confira todos os cursos disponíveis!

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades