Ir para o conteúdo
Você na Pós

Quem pode fazer MBA em Gestão de Pessoas?

conceito de gestão com ícones de madeira e um em destaque para ilustrar texto sobre quem pode fazer mba em gestão de pessoas

Saber gerenciar e valorizar o capital humano dentro das empresas é uma das habilidades mais desejadas no mercado atualmente. Para conseguir desenvolvê-la, o melhor caminho é através de uma especialização. Mas, afinal, quem pode fazer MBA em Gestão de Pessoas?

Neste artigo, falaremos sobre o que é a Gestão de Pessoas, quais são os profissionais que podem cursar esta especialização e como é o curso de MBA na área. Se você quer saber mais sobre esta formação, acompanhe este artigo e entenda melhor.

Banner com a mensagem: Cresça na carreira com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se

O que é Gestão de Pessoas?

A gestão de pessoas envolve um conjunto de práticas e técnicas que são utilizadas para administrar o capital humano de uma empresa, ou seja, seus colaboradores. 

Ela precisa ter como objetivo manter o equilíbrio entre aquisição, otimização e retenção de talento, enquanto se esforça para garantir que os funcionários recebam todo apoio e se sintam valorizados para garantir a sua melhor performance.

Além disso, é somente através de uma boa gestão de pessoas que se pode criar um bom clima organizacional. E este ponto é um dos que as pessoas mais consideram na hora de permanecerem no emprego.

Quem pode fazer MBA em Gestão de Pessoas?

Bem, se você se interessa por esta formação, saiba que profissionais de qualquer área que tenham um diploma de graduação podem cursar o MBA em Gestão de Pessoas, especialmente aquelas que desejam ocupar cargos de liderança. 

Independentemente da área na qual você atua, as chances de ocupar uma posição de liderança são grandes e, para isso, é preciso estar preparado.

Portanto, se você busca este objetivo, este curso vai te capacitar para esta oportunidade. Mas existe uma área de atuação específica que pode se beneficiar ainda mais com esta especialização, que é a dos profissionais de Recursos Humanos.

Quem já atua dentro do RH e quer se atualizar e aprofundar seus conhecimentos em gestão e ocupar um cargo de tomada de decisões e maiores responsabilidades pode alavancar sua carreira ao fazer este curso.

O principal motivo é que, durante este MBA, os profissionais de recursos humanos encontrarão disciplinas que trazem novas abordagens para recrutamento, seleção, treinamento, entre outras práticas importantes e que são atribuições específicas desta área.

A seguir, vamos entender melhor o que o MBA em Gestão de Pessoas pode oferecer aos profissionais, especialmente aqueles que trabalham com Recursos Humanos.

Como é o MBA em Gestão de Pessoas?

Esta especialização é focada em capacitar os profissionais para conhecerem e aplicarem ferramentas atualizadas de gestão estratégica de pessoas, para que, assim, possam garantir a eficácia organizacional. 

Além disso, o curso também ensina o que é necessário para manter o nível de satisfação dos colaboradores o mais alto possível.

Leia também: Como saber se você está pronto para assumir um cargo de gestão?

A grade curricular nos ajuda a entender um pouco mais sobre o conteúdo abordado no curso. Veja as disciplinas a seguir:

  1. Estratégias de gerenciamento de gente
  2. Construção, mensuração e fomento de indicadores de desempenho
  3. Recrutamento e seleção
  4. Capacitação e desenvolvimento
  5. Remuneração e benefícios
  6. Consultoria e processos em RH
  7. Propósito organizacional e estratégias de comunicação interna
  8. Cultura organizacional
  9. Educação corporativa como estratégia organizacional

Viu só como as matérias deste MBA cobrem todas as necessidades que envolvem a administração de pessoas dentro de uma empresa. É uma especialização extremamente completa. O tempo de duração do MBA é de 360 horas e pode ser cursado no período de 6 meses (no modo intensivo) ou 10 meses. Ou seja, você acelera a sua evolução profissional num período curto.

Outra vantagem deste curso é que ele pode ser feito na modalidade EAD, ou seja, totalmente online. Desta forma, você consegue equilibrar o seu trabalho com os estudos, acompanhando as aulas no seu ritmo.

Os diferenciais do curso são:

  • Aprender a elaborar Plano de Cargos e sistemas de remuneração, além de Programas de Treinamento e Desenvolvimento;
  • Ter o conhecimento de modernos conceitos de gestão estratégica;
  • Conhecer técnicas de recrutamento e seleção, aplicação de jogos, dinâmicas de grupo e retenção de talentos;
  • Ser capaz de desenvolver projetos de consultoria interna e externa em RH;
  • Matriz curricular atual e alinhada às melhores práticas do mercado.

Ao concluir o MBA, você estará qualificado para atuar em diversos setores e modalidades de organizações, tanto em áreas operacionais quanto estratégicas. Também poderá trabalhar, por exemplo, em outras áreas: comercial, serviços ou industrial. De qualquer forma, toda companhia necessita de especialistas em Gestão de Pessoas.

Quer saber mais? Confira o vídeo que preparamos!

A remuneração média da área varia de R$ 4.102,71 até R$ 9.015,75, de acordo  o relatório de Relação Anual de Informações Sociais, de 2020, divulgado pelo Ministério do Trabalho e Previdência. No entanto, os valores podem ser ainda mais altos, principalmente para cargos de gerência e de acordo com o porte e a região em que a empresa está localizada. 

Neste artigo, entendemos como a gestão de pessoas é importante para que os colaboradores da empresa se sintam valorizados. Consequentemente, a produtividade e a manutenção do bom clima e da cultura organizacional crescem.

E se você desejava saber quem pode fazer MBA em Gestão de Pessoas, viu que é uma especialização para ser cursada por qualquer profissional que queira ocupar um cargo de gestor ou líder. Agora, confira todos os cursos de pós-graduação EAD e conte com a Pós Unopar para transformar a sua carreira.  

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades