Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

Características de um aluno protagonista que você pode desenvolver

jovem fazendo anotações e sorrindo para ilustrar texto sobre características de um aluno protagonista

Entre as mais recentes tendências da educação está aquela em que o aluno deixa de ser coadjuvante em sala de aula e se torna responsável pelo seu próprio desenvolvimento e sucesso. No entanto, quem deseja aproveitar os benefícios de ter este perfil precisa saber quais são as características de um aluno protagonista e trabalhar para desenvolvê-las.

Se você quer entender um pouco mais sobre o que significa ser um aluno protagonista e quais são as vantagens e as características necessárias para se tornar um, acompanhe este artigo.

Banner com a mensagem: Cresça na carreira com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se

O que é aluno protagonista?

Um aluno protagonista é aquele que compreende que o seu aprendizado e sucesso profissional dependem apenas dele mesmo. Desta forma, este estudante age de forma autônoma, com curiosidade e comprometimento, construindo seu conhecimento e sua carreira de forma ativa.

Além de aprender e absorver informações, ele também é capaz de buscá-las, expor suas ideias e debatê-las. E isso favorece muito o desenvolvimento de suas habilidades socioemocionais. Os estudantes com esse perfil enxergam as instituições de ensino não como um ponto de partida do aprendizado, mas como algo faz parte da sua jornada.

Por que é importante se tornar um aluno protagonista?

Já vimos que este aluno é capaz de se destacar e de tornar-se responsável por seu próprio sucesso, não é mesmo? Mas existem outras vantagens que o desenvolvimento destas habilidades pode trazer. A principal é que os alunos com este perfil conseguem aprender muito mais do que os que possuem perfil de coadjuvante.

Isso acontece porque, de acordo com a pirâmide de William Glasser, quando estamos envolvidos em atividades que exigem maior participação, como os  debates, conversas, e aquelas em que nos comunicamos e explicamos aos outros, o nosso índice de aprendizado varia entre 70% e 90%.

Enquanto isso, aquelas nas quais somos apenas coadjuvantes, como a leitura, escrita e observação, são capazes de proporcionar cerca de 10 a 30%. De forma resumida, ser um aluno protagonista que se envolve em atividades em que é possível discutir, fazer e ensinar, garante que você aprenda mais e consiga extrair o máximo do seu curso de especialização.

Além disso, os estudantes com este perfil conseguem desenvolver um senso de responsabilidade muito grande ao assumirem este papel de destaque em sua educação. Isso significa que ele vai participar cada vez mais de situações em que precisa se expor, defender suas ideias e assumir o direcionamento do seu futuro. Ou seja, ele precisa sair da sua zona de conforto com mais frequência.

Principais características de um aluno protagonista para você desenvolver

Embora as características de um aluno protagonista possam ser desenvolvidas desde os primeiros anos escolares, nunca é tarde para fazer isso. Por isso, veja as principais habilidades de um aluno protagonista que você pode começar a desenvolver agora mesmo:

1 – Autonomia

A primeira habilidade não poderia ser outra além da autonomia, que está muito ligada à proatividade e ao engajamento. O estudante com autonomia precisa sempre estar no comando de suas ações e de suas experiências. Nele, existe um senso de escolha em se envolver em atividades de forma plena, ao invés de fazer algo apenas porque alguém lhe orientou.

Além disso, quando você tem um bom senso de autonomia, mais efeitos positivos aparecem no seu bem-estar no trabalho e nos estudos. Para desenvolver de fato essa habilidade, além de procurar formas de aprender por conta própria, é fundamental ser capaz de compartilhar esta aprendizagem com os demais. É preciso aprender, mas também ensinar.

2 – Disciplina

A disciplina e o planejamento estão totalmente interligados. Sendo assim, você precisa planejar a sua rotina, organizando seus horários de estudos e mantendo foco total neles.

3 – Liderança

Uma das principais características do aluno protagonista é a liderança. Esta habilidade é muito importante ao longo da vida, mas especialmente no ambiente de trabalho. Para desenvolver a liderança, você precisa assumir a responsabilidade em projetos e trabalhos em grupo, seja no ambiente corporativo ou nos estudos, se mostrar mais, se comunicar mais e conquistar a empatia dos que trabalham e estudam com você.

4 – Criatividade

A resolução de problemas é uma capacidade muito valorizada, tanto nos estudos quanto na vida profissional, e a criatividade colabora muito para isso. Portanto, busque atividades que estimulem a sua criatividade. Como consequência, você será capaz de inovar com mais frequência – e isso é muito valioso no mundo corporativo.

5 – Trabalho em equipe

O aluno protagonista precisa ter um senso coletivo muito grande. Afinal, é através da colaboração e do compartilhamento de ideias e conhecimento que ele poderá ganhar destaque. Por isso, se envolver em atividades e projetos nos quais o grupo precise atingir um objetivo comum, ouvir os colegas de forma respeitosa e cooperar com o grupo vai colaborar para o desenvolvimento dessa habilidade interpessoal tão valorizada.

Leia também: Qual a importância do trabalho em equipe para a sua carreira?

E então, viu como desenvolver as características de um aluno protagonista pode garantir uma grande melhora no seu processo de aprendizado e resultar em habilidades bastante valorizadas pelo mercado de trabalho? Agora que você já sabe quais são, é só começar a protagonizar a sua jornada rumo ao sucesso.

E para quem se preocupa em ter um grande futuro profissional, a dica é fazer uma pós graduação a distância. Descubra todas as vantagens de fazer uma pós ou MBA na Unopar

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades