Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

Como ser aprovado em um processo seletivo: guia com 15 passos

como ser aprovado em um processo seletivo

Você sabe como ser aprovado em um processo seletivo? Participar de entrevistas e ter seu currículo avaliado por recrutadores é a maneira clássica de conseguir um emprego. Contudo, passar por todas essas etapas requer muita preparação e atenção, fatores essenciais para aumentar as suas chances de sucesso, especialmente nos dias atuais.

Conseguir se destacar em meio a tantos outros candidatos qualificados não é uma tarefa simples, mas também não é preciso ficar com medo. Se preparando e usando as técnicas corretas, você vai conseguir ganhar a atenção das empresas e ser contratado.

Se você quer descobrir tudo o que é necessário para ser aprovado em entrevistas de emprego, você está no lugar certo. Preparamos uma lista com dicas certeiras, que vão mudar a sua perspectiva sobre processos seletivos e te auxiliar daqui em diante.

Banner com a mensagem: Cresça na carreira com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se

 

Como ser aprovado em um processo seletivo em 15 etapas

Encontre abaixo um tutorial com dicas que vão aumentar as suas chances de conseguir um novo emprego. Seguindo o passo a passo, você estará mais próximo do sucesso.

1 – Trabalhe no seu desenvolvimento técnico e comportamental

O mercado de trabalho está aumentando seu grau de exigência a cada dia, o que significa que os profissionais precisam se dedicar às suas carreiras para conseguir destaque nos processos seletivos.

Para isso, trace um plano com todos os pontos, técnicos e comportamentais, que você gostaria de desenvolver, e coloque as mãos na massa. Quanto mais você se comprometer com tais melhorias, mais você vai ganhar os holofotes como um profissional “fora da curva”, que tem objetivos claros e trabalha para alcançá-los.

2 – Invista em uma pós-graduação

Uma das maneiras mais interessantes de se desenvolver é investindo em uma pós-graduação. Com cursos de especialização e MBAs, ela aprofunda os seus conhecimentos na área de atuação, te atualiza com as principais novidades do mercado e é um ótimo desafio para encarar em meio à sua rotina.

Inclusive, as opções de pós EAD são perfeitas para quem quer subir mais esse degrau na carreira, mas precisa de flexibilidade para assistir às aulas e estudar os materiais de apoio. As videoaulas podem ser acompanhadas onde e quando você quiser, assim como todo o conteúdo de apoio pensado exclusivamente para complementar a experiência da pós-graduação.

3 – Mantenha seu currículo atualizado

Agora que você já começou a investir na sua carreira, chegou a hora de mostrar todo esse empenho para o mundo. A melhor forma de fazer isso é por meio do currículo, documento que deve concentrar suas principais conquistas, habilidades e conhecimentos no âmbito profissional.

Sendo assim, quando iniciar a sua pós-graduação, concluir um curso, participar de um congresso, mudar de emprego ou atingir um novo nível no Inglês, por exemplo, lembre-se de refletir esse crescimento no seu CV.

4 – Lembre-se de personalizar o currículo para cada vaga

Um erro clássico, capaz de atrapalhar a sua candidatura, é enviar o mesmo currículo para todas as vagas que aplicar. O CV deve ser personalizado, pensado especificamente para cada vaga, de forma a otimizar o trabalho dos recrutadores e destacar os pontos que vão te colocar sob os holofotes.

Dessa forma, sempre que se interessar por uma posição, leia bem a sua descrição e pré-requisitos, e adapte o seu currículo para as suas exigências. Não precisa incluir todas as experiências profissionais, por exemplo, mas apenas aquelas que agreguem valor e te ajudem a seguir no processo seletivo.

5 – Siga as boas práticas de envio de CV e contato com o recrutador

Todavia, ter um CV livre de falhas não é suficiente. Você também precisa seguir todas as boas práticas na hora de enviar o documento ao recrutador.

Se o contato ocorrer via e-mail, não se esqueça de inserir o Assunto correto ou adequado à situação, usar a estrutura básica de texto, colocar uma carta de apresentação, agradecer pela oportunidade e também anexar o seu currículo em PDF.

Outro ponto importante é revisar seus dados de contato e garantir que não há erros no seu número de telefone, por exemplo. Isso evita que o profissional de RH tenha problemas na hora de entrar em contato com você para marcar uma entrevista ou passar um feedback.

6 – Faça o dever de casa: estude sobre a empresa e a posição em aberto

Enviou o CV e foi chamado para a primeira entrevista? Então já comece a se preparar para ela. O primeiro passo é absorver o máximo de informações sobre a empresa e a posição em aberto, para que você consiga estabelecer uma conversa fluída com o recrutador ou o gestor.

Além de mostrar ao entrevistador que você está bem informado e interessado, essa também é uma ótima oportunidade para aprender mais sobre seu possível futuro emprego e entender como você poderá contribuir como profissional.

7 – Treine para as entrevistas

Não se engane pensando que a preparação para as entrevistas para por aí. Para aumentar as suas chances de sucesso, é importante dedicar algumas horas para o treinamento da própria dinâmica das entrevistas, revisando seu histórico profissional e pensando em respostas para as perguntas mais comuns.

Algumas delas são:

8 – Capriche nas primeiras impressões: pontualidade, postura e roupas adequadas

Chegou a hora de encarar a entrevista, mas saiba que a sua avaliação começa antes do momento em si. Desde o envio do CV, o recrutador já está analisando o seu comportamento, e essa atenção é reforçada assim que você chegar ao local da entrevista.

Por isso, causar uma ótima primeira impressão é primordial para seguir com o pé direito, e isso se dá a partir de três pilares importantes:

Pontualidade: chegue com pelo menos 10 minutos de antecedência e mostre que você é comprometido e pontual.

Postura: seja sempre educado e amigável, olhe nos olhos das pessoas, mantenha as costas retas, evite balançar as pernas e demonstrar nervosismo, e fique o mais relaxado possível.

Roupas adequadas: a sua vestimenta diz muito sobre você, por isso, vista-se de forma adequada, levando em consideração o cargo e perfil da empresa, e siga as premissas básicas. Cores sóbrias, cortes retos e poucas ou discretas estampas são sempre uma boa pedida, assim como evitar sapatos muito abertos, decotes, regatas, peças amassadas, desbotadas, largas ou com pequenos defeitos, como furos e desfiados.

9 – Seja sincero em suas repostas

Em um determinado momento da entrevista, pode ser que o recrutador pergunte se você domina uma ferramenta, por exemplo, que você não sabe usar. Talvez ele questione uma de suas habilidades comportamentais, e até mesmo o nível de um segundo idioma.

É normal querer mentir e fingir que você domina tudo o que ele perguntou, porém, essa está longe de ser a melhor solução. Ser sincero demonstra honestidade e capacidade de assumir suas vulnerabilidades, características que podem ser muito mais importantes para uma empresa do que certas competências técnicas, que podem ser aprendidas ao longo do tempo.

10 – Saiba destacar os seus diferenciais

Da mesma forma que é fundamental fugir das mentiras, também é importante saber quando destacar os seus diferenciais como profissional. Se você sabe que um determinado ponto ou conhecimento vai fazer a diferença para a empresa, não tenha medo de falar e expressar os detalhes da sua experiência.

11 – E também entenda a importância de saber falar de seus pontos de desenvolvimento

“Qual é o seu maior defeito” é uma pergunta comum em processos seletivos, e no geral, não há nenhuma pegadinha escondida na fala do recrutador. As companhias sabem que nenhum ser humano é perfeito, então siga o conselho anterior de não mentir e responda de forma honesta.

Todavia, tome cuidado com a forma que você escolherá para abordar o assunto. Usar clichês não é uma boa ideia, assim como falar características que são qualidades revestidas como defeitos. Você vai se destacar se conseguir ser sincero, demonstrar autoconhecimento e dar exemplos do que você já está fazendo para desenvolver esses tópicos.

12 – Foque na objetividade, evite gírias e vícios de linguagem e preste muita atenção

Lembra de como a postura faz toda a diferença em uma entrevista? Para manter a boa impressão, tome cuidado com a maneira de sentar e, principalmente, falar.

Seja sempre objetivo, não fique “dando voltas”, evite ser prolixo e se policie quanto ao uso de gírias e vícios de linguagem. Preste atenção tanto a estes pontos, ou seja, no seu comportamento, quanto na entrevista como um todo. A postura e reação do recrutador podem dizer muito sobre as suas conclusões em relação a você, e te ajudar a conduzir a conversa de maneira mais favorável.

13 – Faça perguntas ao profissional de RH ou gestor

Ter uma postura passiva, ou seja, se limitar a responder às perguntas do entrevistador, pode passar uma impressão errada. Por conta disso, mostre que você está interessado e prestou atenção fazendo perguntas.

Você pode pedir mais detalhes, questionar o que o profissional acha da empresa, como colaborador, perguntar sobre como será o seu dia a dia, quem fará parte da sua equipe, suas principais responsabilidades, dentre outras possibilidades.

14 – Deixe claro como você vai contribuir com a companhia

Talvez você seja questionado diretamente sobre o tópico, ou quem sabe o recrutador deixe para que você levante com o assunto e fale como vai contribuir com a empresa em questão. Esse é um ponto importante, que pode ser o divisor de águas na hora de passar para a próxima etapa do processo.

15 – Seja natural em todo o processo

Durante toda a jornada para entender como ser aprovado em um processo seletivo, existe um ponto que não pode ser esquecido: a naturalidade. Quanto mais natural você for, mais você vai mostrar que é uma pessoa verdadeira, que não está escondendo nem fingindo nada, e que genuinamente tem tudo o que é necessário para ser o próximo contratado pela empresa.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades