Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

Transição de carreira: como recomeçar depois dos 40 anos

ilustração de homem pulando de uma lâmpada para outra para representar texto sobre transição de carreira aos 40 anos

Quem nunca ouviu essa frase na vida pessoal: sempre é tempo de recomeçar.

Saiba que ela também é válida para a transição de carreira.

Partir para uma nova profissão não é fácil, e essa decisão e senso de responsabilidade que ela traz pesa ainda mais depois dos 40 anos.

Isso não significa que não seja possível, mas como toda boa mudança, precisa vir acompanhada de muita reflexão e novas ações.

Além disso, a sua motivação vem de duas vertentes: necessidade financeira ou realização pessoal, acertei?

Bem, em ambos os casos, é pontual que a escolha seja planejada com muita cautela e carinho, e reflita quem você é e o que você acredita.

Veja, até aqui, provavelmente você já tenha um longo histórico profissional e avanço na carreira.

Claro que isso tem um lado positivo e só valoriza o seu currículo, porém, ao mesmo tempo, faz com que muitas empresas reconheçam que você é superqualificado para a vaga.

Ou seja, elas entendem que você tem mais habilidades do que a oportunidade exige e que tem uma pretensão salarial acima da média, por exemplo.

Leia também: Tony Robbins: empodere-se de seus recursos mentais e ganhe o mundo corporativo

Então, como cogitar a sua transição de carreira?

É sobre isso que vamos tratar a seguir!

Como iniciar uma transição de carreira depois dos 40 anos?

Para quem pretende mudar de ares e mergulhar em uma transição de carreira depois dos 40 anos, é fundamental ter humildade para aprender e começar com rendimentos inferiores aos que estava acostumado, independente da bagagem que você tenha na carreira anterior.

E digo mais: o ideal é ter uma boa reserva financeira para suprir a família, pelo menos no primeiro ano da nova atividade, já que o retorno pode demorar a aparecer.

Se você quer realizar essa transição de carreira e não sabe como começar, confira as dicas deste artigo!

  • Estude algo inusitado

Uma boa forma de fazer a transição de carreira sem desperdiçar totalmente a sua experiência é por meio de uma pós-graduação ou de uma especialização na área em que você quer atuar.

Esse pode ser o ‘trampolim’ para o sucesso da empreitada.

  • Atualize o networking

Para que a transição de carreira seja bem-sucedida, também é importante atualizar o networking.

Logo, resgate os contatos profissionais e acadêmicos, cerque-se de pessoas do novo setor, interaja, conecte, pesquise e entenda mais sobre onde você quer estar.

A ideia é que todos saibam sobre a sua transição de carreira, para que lembrem de você se souberem de alguma oportunidade.

  • Analise suas habilidades e interesses

Outro passo importante para a transição de carreira é analisar o que você faz bem e o que gosta de fazer.

Com base nisso, você pode escolher um curso para se aprimorar ou começar a estudar sozinho, se tiver um perfil autodidata.

Essa capacidade de aprender por conta própria, aliás, é muito bem vista e muito valorizada pelas empresas atualmente.

  • Considere empreender ou prestar consultoria

 O melhor caminho para aqueles que pretendem investir em uma transição de carreira é o empreendedorismo ou a consultoria.

Nesses contextos, aconselho o profissional a avançar no marketing de conteúdo, formando-se chamar a atenção de pessoas que fazem parte do seu público-alvo e conquistar a autoridade, criando assim um relacionamento mais próximo e personalizado com os clientes.

  • Construa um plano de ação

Depois de definir para qual área de atuação segue a sua transição de carreira, a dica é estruturar um plano de ação.

O primeiro passo para isso é responder estas perguntas:

  • Que conhecimentos buscar?
  • Quais competências desenvolver?
  • Que cursos podem direcionar sua nova carreira?
  • Quem pode ajudar e apoiar nessa jornada?

Ao encontrar as respostas, é hora de estabelecer o plano e colocá-lo em prática.

E, se for possível permanecer no seu emprego atual por um tempo e levar as duas atividades paralelamente, melhor ainda: o risco financeiro é menor e isso reduz a pressão e o estresse envolvidos em uma transição de carreira.

Por fim, alimente sua coragem para começar, consciência para entender que cada começo pode ser complicado e perseverança para enfrentar os desafios e encantos que uma transição de carreira tende a proporcionar.

Autor: Presleyson Lima

Doutorando e Mestre em Sistemas da Informação e Gestão do Conhecimento, Pós-Graduado em MBA Gerenciamento de Projetos, Pós-Graduado em MBA Gestão Comercial, Pós-Graduado em Risco e Compliance, Graduado em Sistemas de Informação e técnico em processamento de dados. Atualmente Sócio-Diretor de Marketing e Comunicação da Prolinx, Diretor da Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação de Minas Gerais, membro da ANPPD® – Associação Nacional dos Profissionais de Privacidade de Dados, Palestrante e Professor.

Conheça nossas faculdades