Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

Cuidados ao pedir demissão: saiba o que fazer e o que não fazer

caixa com objetos de trabalho para ilustrar texto sobre cuidados ao pedir demissão

Existem muitos motivos que levam um colaborador a se desligar da empresa. Em muitos casos, as pessoas buscam mudar de carreira, mas é possível que o motivo seja insatisfação com o ambiente, equipe ou oportunidades internas. Embora faça parte da vida corporativa, é importante tomar alguns cuidados ao pedir demissão.

Mesmo que a situação seja complicada e o colaborador esteja descontente, essa etapa exige tato, para não desgastar as relações e possibilitar uma boa recomendação dos antigos contratantes. A maneira como nos relacionamos no ambiente de trabalho afeta diretamente nossa marca pessoal e, mesmo que haja bons motivos para se desligar, é preciso ter cautela. 

O processo de sentar com o gestor e comunicar a saída também pode ser difícil e, mesmo que a relação entre os dois seja positiva, pode gerar medo por parte do colaborador e desconforto entre as partes. 

É preciso analisar bem a situação, pensar no que vai dizer e se preparar para o feedback. Todo esse processo gera ansiedade e temor, mas existem formas de fazê-lo e seguir seu caminho sem deixar uma impressão ruim. 

Banner com a mensagem: Cresça na carreira com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se

Por que pedimos demissão?

Algumas empresas têm uma cultura corporativa que não contribui com o crescimento profissional. Má remuneração, problemas com a gestão e falta de reconhecimento e perspectiva de ser promovido são alguns dos fatores que podem levar ao descontentamento do colaborador. 

Se essa insatisfação atingir um nível muito alto, pode ser que o colaborador aja sem pensar, e tome uma decisão precipitada, gerando um mal-estar com o resto da equipe ou ainda manchando sua imagem profissional. Portanto, antes de pedir demissão, separamos algumas dicas do que fazer e não fazer. 

Cuidados ao pedir demissão

Veja o que você deve fazer ao pedir demissão: 

1 – Pense bem sobre a decisão 

Novas oportunidades são bem-vindas e a saída pode ser um passo importante no caminho certo. Ainda assim, é necessário avaliar as opções e entender se é o momento certo. Se essa for a decisão final, crie um plano antes de falar com alguém, para entender quais são os projetos e atividades em aberto, quanto tempo levará para concluí-los, para chegar na conversa preparado.  

2 – Fale com o gestor direto primeiro

Antes de mais nada, comunique o gestor direto, aquela pessoa com quem lida no dia a dia e está a par da sua rotina. Comente seus motivos e já fale seu plano para concluir as tarefas em aberto. 

Ele deve saber antes dos colegas, até mesmo para evitar fofocas e mal-estar entre a equipe. Valorize o clima organizacional e comunique a decisão com quem precisa saber de fato. 

3 – Se prepare para negociar 

Dependendo da relação ou cargo, ou até mesmo como uma política da empresa para reter colaboradores, uma contraproposta pode ser feita pela empresa. Esteja preparado para negociar, caso seja do seu interesse, ou saiba como argumentar e recusar uma nova proposta. 

4 – Seja direto e explique os motivos

Essa é a parte mais delicada, especialmente se o motivo envolver insatisfação com a empresa. Não é obrigatório explicar o motivo da saída, mas é recomendado dar uma satisfação, mesmo que vaga. Se não quiser entrar em detalhes pode dizer apenas que conseguiu uma nova oportunidade, ou que está buscando vagas em outras áreas.

Independente da resposta, é importante praticar uma fala e se preparar para responder o porquê. 

E o que não fazer ao se desligar da empresa?

1 – Criticar a organização

Em alguns casos, é possível fazer críticas construtivas, mas é importante pensar bem antes de falar mal. Pode ter uma recepção negativa e gerar um descontentamento. Antes de fazer comentários negativos, avalie se eles irão contribuir para você e para a empresa. 

2 – Deixar projetos inacabados

Novamente, a impressão profissional deixada trará bons frutos ou não. Sair com uma boa relação com a empresa e os gestores pode ser positivo mais adiante. Eles podem recomendar para outros trabalhos, ou até mesmo buscar uma forma de recolocar no time se houver uma oportunidade. O fato é que deixar as coisas inacabadas vai gerar insatisfação, que pode ser revertida em comentários negativos a seu respeito. 

Ao pensar nos cuidados ao pedir demissão, lembre-se de deixar as portas abertas. Até porque construir boas relações de trabalho ampliam seu leque de contatos profissionais. E não deixe de investir no seu crescimento profissional, mostrando seu interesse em prosperar na carreira. Para continuar buscando seus sonhos, conheça a pós Anhanguera e inicie uma especialização. 

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades