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Curiosidades

Perguntas para pesquisa de satisfação do cliente: 10  exemplos

ranking de feedback para ilustrar texto sobre perguntas para pesquisa de satisfação do cliente

Com a facilidade de buscar informações na internet, é muito comum que as pessoas procurem online sobre um produto ou serviço antes de comprar. Avaliações são uma poderosa ferramenta de marketing, e há formas simples de receber feedbacks, como perguntas para pesquisa de satisfação do cliente

Com baixo custo e fácil aplicação, é uma maneira eficiente de entender o nível de satisfação, e pode contribuir para a melhoria de produtos e processos. Uma pesquisa com respostas sinceras pode evitar reclamações e melhorar o relacionamento com os consumidores

Mas, para isso, é preciso saber o que e como perguntar. As perguntas devem trazer informações relevantes, contribuindo de forma concreta para a melhoria dos processos. 

A importância da pesquisa de satisfação do cliente

Segundo uma pesquisa da consultoria Bain & Company, 80% das empresas entrevistadas acreditam ter uma “experiência superior” para seus consumidores. Porém, ao avaliar a percepção direta dos clientes, apenas 8% achavam que a entrega era acima do esperado. 

Isso mostra que existe um uma distância gritante entre como as empresas se veem, e como realmente são avaliadas pelas pessoas. Se as organizações não têm uma visão real de como seus clientes se sentem com a experiência de compra, eles perdem oportunidades e diminuem as vendas. 

Por isso, é importante saber coletar os dados certos dos clientes, para tomar decisões melhores e desenvolver estratégias que tornarão a marca mais forte. Dessa forma, é possível fidelizar os clientes, e criar relações duradouras. 

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Tipos de pesquisa

Na hora de desenvolver uma pesquisa, é preciso pensar de forma estratégica. Para aplicar, existem métodos diversos que podem ser utilizados, desde pontuações até respostas diretas. Conheça os três principais:

1 – Customer Satisfaction Score (CSAT)

Um exemplo de pesquisa de satisfação do cliente é o CSAT, que costuma ser o mais utilizado. Esse método oferece resultados quantitativos, já que aplica uma escala numérica para a avaliação. Em geral, é utilizado para medir a satisfação dos clientes em relação ao produto ou serviço adquirido. Com isso, o consumidor responde sobre o que achou, escolhendo um número de 1 a 5, ou 1 a 10. 

2 – Net Promoter Score (NPS)

Com foco em fidelização, a NPS questiona quais as chances do cliente recomendar o produto ou serviço para outras pessoas. Também pode ser feito utilizando uma escala numérica. Nesse caso, é possível deixar um espaço livre para os comentários, dando a oportunidade para que as pessoas deem mais detalhes do porque indicariam ou não a empresa. 

3 – Customer Effort Score (CES)

Na pesquisa CES, o foco é a experiência do consumidor. É comumente usada após acessar o SAC (serviço de atendimento ao cliente), mas pode ser utilizada para medir a facilidade de encontrar as informações buscadas, o processo de compra ou o sucesso da comunicação. 

Exemplos de perguntas para pesquisa de satisfação do cliente

Na hora de desenvolver um questionário, as perguntas podem ser abertas ou de múltipla escolha. É importante não se estender demais e fazer, no máximo, 10 perguntas. Se for muito longo ou trabalhoso para responder, o cliente pode desistir, e o esforço para fazer uma avaliação vai por água abaixo. 

As perguntas também devem ser objetivas, para gerar as respostas esperadas. Veja a seguir 10 exemplos de  perguntas para pesquisa de satisfação do cliente 

1 – Em uma escala de 0 a 10, quanto você recomendaria nosso produto para um amigo ou familiar?

Como comentado acima, o método NPS tem uma função muito importante para entender a satisfação dos clientes. 

2 – De 1 a 10, qual nota que você dá ao nosso atendimento ao cliente?

Além da escala numérica, pode ter um espaço em branco para o cliente descrever o que gostou ou não 

3 – De 1 a 10, como você classificaria nosso produto?

Aqui o foco é a aquisição feita pelo cliente. Também pode trazer insights importantes para a equipe de desenvolvimento. 

4 – O que te levou a escolher nossa solução?

O ideal é ter uma respostas de múltipla escolha, onde o cliente pode escolher entre preço, facilidade de pagamento, tempo de entrega, ou outros aspectos importantes. O maior número de respostas indica as características que são positivas e devem ser destacadas na hora de argumentar a venda ou fazer campanhas de marketing. O menor número de respostas é o que deve ser melhorado. 

5 – Qual é a sua satisfação com a experiência de compra? 

Em formato de escala, é um ótimo indicativo da experiência ao fazer uma compra. 

6 – Qual a probabilidade de você voltar a comprar com a gente?

Pode ser uma escala numérica, ou utilizar opções mais específicas, como “muito provável” e “pouco provável”. 

7 – Como você avalia o atendimento prestado pela nossa equipe?

Também pode utilizar opções específicas como “muito satisfeito”, “neutro” ou “insatisfeito”. 

8 – Como você classifica a capacidade da equipe em resolver seu problema? 

Além do formato numérico, pode ser aplicado como uma escala de vermelho a verde, ou quantidade de estrelas. 

9 – Qual o nível de dificuldade para conseguir atendimento por esse canal?

É uma forma de compreender quais canais funcionam melhor com o público-alvo, e quais problemas de comunicação com o cliente precisam ser resolvidos. 

10 – O que podemos fazer para melhorar nosso serviço/atendimento?

Aqui o foco pode ser o serviço ofertado, ou o atendimento feito. Idealmente, é uma pergunta aberta para que o cliente fique à vontade para expressar o que sente. 

Aplicar perguntas para pesquisa de satisfação do cliente é só uma forma de melhorar a experiência e desenvolver estratégias que agreguem valor a um produto ou serviço, com impacto real nos resultados. Conheça a pós-graduação Anhanguera e descubra especializações que vão contribuir para o desenvolvimento da empresa, e crescimento profissional. 

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

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