Ir para o conteúdo
Tendências e Inovação

7 tendências de Marketing Digital para apostar em 2023

ícones para ilustrar texto sobre tendências de marketing digital

Com o fim de 2022 cada vez mais próximo, está na hora de começar a pensar nas tendências de marketing digital para o ano de 2023.

Enquanto 2022 foi palco de diversas inovações no marketing digital, como experiências do usuário mais bem elaboradas, introdução de IA no setor e parcerias com influenciadores, 2023 promete ser um ano de muitas novidades e tecnologias

7 tendências de Marketing Digital para 2023

Confira agora as principais tendências de marketing digital para 2023 e tudo o que o próximo ano pode trazer para o setor.

1. Relacionamento com influenciadores

Em 2022, viu-se um aumento no marketing de influenciadores, e essa é uma das principais tendências de marketing digital que continuará crescendo em 2023. 

O marketing de influenciadores, que costumava ser domínio de apenas alguns profissionais de marketing, agora aparece como uma estratégia preferencial para praticamente todos negócios com presença online. 

As empresas que colaboram com influenciadores podem obter grandes retornos sobre seus investimentos por meio do aumento das vendas e do reconhecimento da marca.

Por conta disso, desenvolver relacionamentos de longo prazo ou com múltiplos influenciadores costuma ser altamente rentável para qualquer tipo de estratégia de marketing. 

2. Chatbots se tornarão mais sofisticados

Os chatbots simulam conversas humanas e são comumente usados para fornecer suporte ao cliente ou promover um produto ou serviço. 

Entre as principais tendências de marketing digital em 2023, a grande aposta é que os chatbots se tornarão mais sofisticados e realistas, sendo ainda mais úteis para as empresas.

E, à medida que os chatbots se tornarem mais realistas, eles serão capazes de lidar com tarefas e consultas mais complexas, liberando os representantes humanos do atendimento ao cliente para lidar com questões mais difíceis e também preenchendo a necessidade de resposta instantânea e interatividade.

3. O marketing personalizado se tornará mais importante

Em 2023, a personalização será mais importante do que nunca para as campanhas de marketing, pois as empresas continuarão a competir pela atenção dos clientes. 

Com tanta concorrência, os clientes exigem cada vez mais experiências personalizadas. 

Em resposta a essas demandas, as empresas precisarão coletar dados sobre seus clientes e usá-los para criar campanhas de marketing personalizadas.

Ou seja, os profissionais de marketing precisarão se adaptar rapidamente para permanecerem relevantes! 

Banner com a mensagem: Cresça na carreira com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se

4. Responsabilidade social 

Uma das principais tendências de marketing digital de 2022, que só tende a crescer em 2023, é a necessidade de responsabilidade social.

Afinal, os consumidores e clientes estão cada vez mais engajados com as marcas e precisam que elas se alinhem aos seus ideais.

Com a crescente preocupação sobre temas sociais, a responsabilidade das empresas em relação a esses tópicos é fundamental para atingir campanhas de marketing bem elaboradas.

5. Experiência do usuário aprimorada

O design e a experiência do usuário de um site ou aplicativo podem ser o fator diferenciador entre atrair clientes e não conseguir converter nenhuma venda! 

Por conta disso, uma experiência do usuário mais aprimorada é uma das principais tendências de marketing digital para 2023.

É fundamental manter os elementos de um site simples e com um sistema de navegação intuitivo, que não sobrecarregue os usuários com muitas informações nas principais páginas de destino. 

As tendências atuais no design da experiência do usuário inclui:

– O minimalismo – a prática de projetar sites da Web sem os banners e pop-ups usuais – estão em alta;

– Interfaces ativadas por voz, como as habilidades de Alexa e Siri;

– Elementos animados para adicionar oportunidades interativas;

– “Storytelling”: a forma de mostrar um conteúdo em forma de história, desenrolando-se à medida que os usuários rolam a página;

– Aumento de conteúdo de vídeo;

6. Conteúdo gerado pelo usuário (CGU)

O conteúdo gerado pelo usuário (CGU) é um dos aspectos mais importantes do mundo digital atual. 

Ao contrário dos anúncios tradicionais ou do conteúdo de marca que os profissionais de marketing criam e distribuem, o CGU é criado por consumidores e não por marcas/empresas. 

Por conta disso, algumas marcas aproveitaram o conteúdo gerado pelo usuário criando seus próprios vídeos de unboxing, resenhas de maquiagem, hashtags para fotos de marca e muito mais.

Como o conteúdo gerado pelo usuário permite que a marca seja vista por novos públicos e criar uma conexão mais pessoal com os clientes atuais, essa tática pode levar a autenticidade para o próximo nível. 

Na verdade, é mais provável que os consumidores confiem no conteúdo gerado pelo usuário do que no criado pelas marcas, provando que agora é a hora de priorizar a autenticidade nas estratégias de marketing!

7. As streams continuarão crescendo entre os mais jovens

A popularidade da transmissão ao vivo está crescendo devido ao surgimento de plataformas de mídia social como TikTok, Snapchat e Instagram, que apresentam conteúdo de vídeo ao vivo. 

Em 2023, as streams ao vivo se tornarão ainda mais populares à medida que mais empresas as usarem para atingir seu público-alvo e a geração millennial.

Por isso, o marketing de influência, que faz parte das tendências de marketing digital, se tornará ainda mais eficaz quando combinado com streams ao vivo, permitindo que clientes em potencial se envolvam diretamente com influenciadores que discutem e demonstram produtos em primeira mão.

Agora, que tal conhecer as opções de pós Anhanguera Educacional?

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades