Ir para o conteúdo
Curiosidades

Os cuidados de enfermagem intra-operatórios na unidade cirúrgica pediátrica

mão de bebê com procedimento de hospital

O checklist da cirurgia segura foi elaborado a partir de uma reunião da Organização Mundial da Saúde com a Universidade de Harvard em prol da mobilização pela segurança do paciente durante procedimentos cirúrgicos. Todos os procedimentos podem ocasionar riscos para a saúde de quem estamos prestando assistência, principalmente dentro do ambiente do centro cirúrgico, onde as ações permeiam a todo momento atos que podem ou não ser definitivos na vida de um paciente.

As ações tanto da equipe de enfermagem, quanto da equipe cirúrgica, devem seguir etapas de confirmações por parte do paciente e da equipe, a fim de que todos estejam cientes do procedimento a ser realizado e que tudo esteja de acordo com o planejamento e adequado para o paciente em questão.

blog banner desconto em pós-graduação

A realização da cirurgia segura transcende o cuidado e atenção destinados ao ato operatório, pois incluem o preenchimento do checklist da cirurgia segura nos momentos antes, durante e após o procedimento direcionando a atenção dos profissionais envolvidos para possíveis falhas como já foram expostas em mídias nacionais.

Exemplos desses incidentes são os objetos cirúrgicos esquecidos dentro das cavidades que foram operadas, assim como operação em membros errados nos casos em que não há a marcação do sítio cirúrgico que é uma das barreiras inseridas no checklist. Para que os erros sejam extintos ou minimizados, é importante ir de acordo com os protocolos operacionais padrão proposto pela instituição onde atuará.

Uma inovação para corroborar com a era digital em que vivemos foi a aplicativo “Checklist Cirurgia Segura OMS”, que foi uma parceria da Fundação Oswaldo cruz (FioCruz) com o Hospital Pedro Ernesto da Faculdade do Estado do Rio de Janeiro, hospital universitário do rio grande do norte e hospital Federal dos servidores do Estado.

Leia também: Pós-graduação em Enfermagem em Pediatria: tudo que você precisa saber

O aplicativo pode ser instalado em qualquer dispositivo seja android ou iOS e o download é gratuito. O aplicativo se apresenta em três telas divididas para cada momento, onde a tela só prossegue para o próximo passo, a primeira corresponde ao período antes da indução anestésica, ou seja, o período de sign in do paciente.

banner sobre e-book que aborda tendências de carreira na área de Enfermagem

Cada item que deve ser confirmado ou checado apresenta-se no aplicativo com descrições da forma que deve ser abordada e o que precisa ser checado, de forma bastante lúdica e interativa. A segunda tela corresponde ao momento antes da incisão cirúrgica, ou também chamado de time out, que é realizado pela equipe de enfermagem, anestesiologista e pelo cirurgião.

E a terceira e última etapa do processo do checklist da cirurgia segura que é o momento antes da saída do paciente da sala de operações. As tecnologias inovadoras vêm preenchendo os setores da saúde, não somente no centro cirúrgico, mas já foram elaborados aplicativos para outros setores como terapia intensiva, checklist de manobra do paciente para posição prona.

Todo e qualquer método que seja eficaz e mostre qualidade, merece ser notado a fim de promover a segurança do paciente. O procedimento realizado de maneira segura, garante a recuperação adequada e o reestabelecimento da saúde do paciente que é o foco principal de qualquer atividade dentro de um ambiente hospitalar. A checagem realizada com toda a equipe permite o sucesso do procedimento, pode e deve garantir que não ocorra a omissão de qualquer etapa.

Autoria: Enfª Vanessa Ramos Martins

Revisão: Enfª Aline Rosa Campos

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades