Ir para o conteúdo
Mercado de Trabalho

Como usar as redes sociais para fazer network

conexão de pessoas com base no digital para ilustrar texto sobre network

Durante muito tempo, me mantive inativo nas redes sociais. Não só por falta de tempo ou foco, mas para ser sincero, como um legítimo representante da geração X, sempre encarei as redes sociais digitais com certo desdém. Ainda sou adepto do olho no olho, da conversa ao pé da orelha ou, no mínimo, do contato telefônico.

Recentemente comecei a postar artigos e conteúdos nas redes sociais, mais com o objetivo de exercitar a escrita e me surpreendi com o retorno dessa rede. Milhares de visualizações, centenas de curtidas em meus textos, dezenas de comentários, tanto apoiando quanto questionando minhas ideias (e esses eu trato com especial carinho, pois a crítica é que nos faz evoluir).

blog banner desconto em pós-graduação

Network é um dos temas mais relevantes aqui no mercado de trabalho. Muitos de nós investimos nosso tempo em busca de construir uma sólida rede, que possa nos ajudar a nos recolocar ou gerar oportunidades de negócios.

Mas em nosso cotidiano, não praticamos o network com a mesma dedicação. Deixamos que o acaso reate nossas antigas relações. Que um encontro casual no meio da rua nos ofereça a oportunidade de interagir.

A maioria de nós comete o erro de só procurar as pessoas que conhecemos quando precisamos delas. Quando estamos em uma situação de aperto, lembramos de ligar para aquele amigo que não vemos há muito tempo, aquele ex-colega de trabalho que sempre evitamos atender ao telefone, ou aquele parente distante com quem nunca conversamos.

Network se faz quando você se relaciona, ajuda, conversa, conhece, participa, encontra, se atualiza, convive com a outra pessoa. Uma boa rede deve ser alimentada, tratada e construída não quando você precisa de ajuda, mas sim quando você pode ajudar. Quando você se lembra das pessoas, oferece ajuda, indica para um trabalho, dá uma dica de negócios, fortalece cada um dos nós de sua rede. Quando precisar, com certeza as pessoas lembrarão daquilo que você fez por elas.

Por isso, retomei antigos textos que escrevi sobre network e tenho tentado colocar em prática minhas próprias dicas.

A seguir, listo algumas delas:

SEJA INTERESSADO

Como, atualmente, tudo se passa no curto prazo, algumas pessoas têm certa preguiça de investir em suas relações. Networking não existe se não houver relacionamento, que cria confiança. Dedico pelo menos uma hora por dia a postar textos e responder cada um dos comentários e curtidas nos textos.

Também não adianta só procurar os outros quando precisa de alguma coisa. se você só pede ajuda e nunca está disponível, estará fora do jogo. Network se constrói quando você primeiro faz pelos outros e não quando você só pede.

RETRIBUA NA MESMA MOEDA

A network funciona como uma rede. Ninguém é mais importante do que ninguém. Todos os nós têm a mesma importância. Solicito a amizade de todos que curtem minhas postagens, sejam CEOs ou estagiários.

USE A TÉCNICA C.O.I.S.A do consultor José Augusto Minarelli. Significa buscar conselhos, orientações, informações, sugestões e aproximações. Cada contato é a oportunidade de estabelecer uma nova relação e quanto mais interação, mais forte o nó que se forma em sua rede.

ENSINE PARA AUMENTAR A REDE

Posto várias séries de artigos, nos quais relato meus aprendizados das empresas e escolas nas quais atuei.

ESTUDE PARA AUMENTAR A REDE

Da mesma forma que tento repassar o que sei, tento aprender com as experiências postadas pelos meus contatos, principalmente aqueles que falam sobre as dificuldades de quem busca se recolocar e estão disponíveis no mercado.

Leia também: 10 dicas para acelerar a carreira

NÃO SE RESTRINJA

Faça contatos com gente da mesma área, mas também com pessoas de áreas diferentes da sua. Aprendemos com pessoas diferentes de nós. Conhecer outras áreas é fundamental para uma carreira produtiva

TURBINE SEU PERFIL

um perfil completo mostra sua atenção com os detalhes e conta a sua história. Invista seu tempo em completar seu perfil

CUSTOMIZE A ABORDAGEM

Leve em consideração os interesses de cada um na hora de acionar sua rede de relacionamentos.

ACERTE NA MEDIDA

Trate sua rede de contatos com mais cuidado do que você teria com um conhecido e com menos intimidade que você teria com um amigo

REPASSE, MAS AVISE

Se você quer ajudar alguém, verifique antes se seu amigo ou conhecido tem essa disponibilidade.

NÃO DESVALORIZE SEU PASSE

Networking é sempre um jogo de ganha-ganha. Não peça “pelo amor de Deus!”.

AVISE O QUE ESTÁ FAZENDO

Mudou de emprego ou envolvido em um projeto interessante? Avise seus contatos de um jeito personalizado

EXPONHA-SE

Se ofereça para fazer uma apresentação sobre uma prática interessante adotada em sua empresa. Conte suas experiências. Fale de sua vivência. Se você focar em um tema e fizer um trabalho bem-feito, seus textos podem ajudá-lo a se tornar uma espécie de referência naquela área.

SEJA DISPONÍVEL

Se um contato procurá-lo pedindo que receba outra pessoa, faça isso.

NÃO ENROLE

Dê retorno quando as pessoas de sua rede lhe procurarem.

Essa pequena lista é apenas a minha experiência pessoal. Mas gostaria de aprender com você. Comente que ações você usa para aumentar a sua network.

Autor: Fabiano Caxito

Mestre em Administração; MBA em Recursos Humanos; MBA em Economia e Finanças. Tem licenciatura em Filosofia e é Pós-graduado em Business Intelligence, Big Data & Analytics; Educação Financeira; Educação Corporativa; Tecnologias EAD; Língua Portuguesa, Filosofia; Antropologia; Sociologia e; Ciências Políticas. Autor de 14 livros, dois deles pela Editora Saraiva. Foi coordenador de cursos de pós-graduação em diversas universidades. Atua como professor de MBA e consultor empresarial. Tem mais de 60 mil seguidores no LinkedIn.

Conheça nossas faculdades