Ir para o conteúdo
Você na Pós

Como escolher a pós-graduação certa para a sua carreira: 5 dicas

Chegou a hora de escolher a sua pós-graduação, mas você ainda tem dúvidas do que fazer? Mantenha a calma, pois, muitas vezes, pode ser difícil saber como escolher a pós-graduação certa para sua área e esse é um desafio e tanto para a sua vida profissional.

É importante pensar bem em qual pós fazer, pois o mercado fica cada vez mais competitivo e tem exigido a capacitação dos profissionais. Por isso, se especializar em algo é extremamente importante e deve ser uma das prioridades de quem busca sucesso na profissão que escolheu para sua vida.

Se você quer saber como escolher a pós e qual a importância de se especializar, continue lendo até o final.

Qual a importância de escolher uma boa pós-graduação?

Sabemos que os cursos de graduação, geralmente, são mais gerais. Ou seja, eles abordam os principais assuntos de uma área para o estudante, mas não tem tempo hábil para se aprofundar em todos os assuntos. 

Claro que a intenção do curso superior é trazer o máximo de conteúdo para preparar bem os alunos durante o período do curso e cabe ao estudante perceber o que chama mais sua atenção nesse período.

Ao chegar no mercado de trabalho, essa atração acaba sendo maior e o recém-formado começa a notar alguns desafios — além de poder perceber o que realmente quer fazer na área que se formou. Escolher sua pós-graduação é o que vai te ajudar a conduzir os próximos passos da sua vida profissional, pois é uma forma de traçar uma direção profissional.

5 dicas de como escolher a pós-graduação certa para a sua carreira

Já entendemos a importância em escolher a pós-graduação certa e em como esse curso pode contribuir na trajetória profissional. Pensando nisso, trouxemos algumas dicas que vão te ajudar a tomar essa decisão:

1 – Saiba quais são os seus objetivos profissionais

Se a especialização vai te ajudar na sua vida profissional é importante ter esses objetivos claros na sua mente. Por isso, defina qual a direção dos seus objetivos, pois isso pode abrir várias portas para você.

Para conseguir entender quais seus objetivos, é necessário fazer uma análise profunda de si mesmo e pensar na sua história, sobre seu futuro e onde deseja chegar. O que você se vê fazendo daqui a alguns anos? Com o que gostaria de trabalhar pelo resto da vida? 

Leve essas respostas em consideração. Essa é uma forma de entender suas preferências, habilidades e até o que deve ser aprimorado. Com esse autoconhecimento, fica mais fácil definir os objetivos e ter alternativas de cursos.

2 – Entenda os modelos de pós-graduação e suas áreas de interesse

Comece a pesquisar e entender quais modelos de pós-graduação estão disponíveis no mercado e veja qual se encaixa nos objetivos que você definiu para a sua vida profissional. Veja também quais áreas te atraem mais e combinam com esses interesses que você traçou.

Outro ponto importante nesse momento é entender as tendências do mercado que você está e esteja preparado para se surpreender — e dar de cara com um mar de opções.

3 – Pesquise sobre os cursos disponíveis na sua área

Já tem opções na sua mente? Agora, comece a pesquisar especificamente sobre cada curso, desde a metodologia escolhida até a própria formação. Também é importante saber os pré-requisitos que são exigidos para cada candidato. 

Saber o que você vai aprender não pode ficar de fora, pois essa pode ser a maior diferenciação de uma opção para outra. Por isso, pense bem em cada um deles e veja o que te interessa (e agrega) mais.

4 – Opte por áreas da era digital

Um estudo realizado pelo Instituto Sapiens, na França, destacou que mais de dois milhões de pessoas têm uma probabilidade de ver seus empregos desaparecerem nos próximos cinco anos. O estudo “Projetando 2030: uma visão dividida do futuro” analisou esses impactos e observou que 85% dos trabalhos serão novos em 2030.

Ou seja, nesse ponto é importante pensar na relevância que tem no mundo digital, por isso ter um olhar mais otimista se faz necessário nesse momento. Como já mostram as pesquisas, as profissões não vão simplesmente “desaparecer”, mas para continuar na disputa por um lugar é preciso se capacitar e se preparar para o que pode surgir no futuro.

5 – Veja o impacto que o curso terá na sua carreira

Ter uma pós-graduação ajuda a ter mais estabilidade no mercado, ter destaque para empresas e até gera um impacto positivo no salário. Mas lembre-se: isso não vai acontecer só apresentando um certificado, pois a empresa vai observar a sua produtividade, eficiência e soluções que consegue apresentar. 

O profissional que possui novas habilidades tem chances de ser mais reconhecido pelas empresas. A Catho realizou uma pesquisa salarial e mostrou que, em cargos de coordenação e supervisão, se comparado com quem não tem pós ou MBA, a diferença chega a 53,7%. Esse estudo também destaca que na posição de diretor ou gerente, a diferença é de 47,2%. 

Entender como escolher a pós-graduação certa envolve muitos pontos. Por isso, faça o teste Minha Escolha Pós para descobrir qual a pós-graduação combina com a sua carreira, pois definir a especialização certa faz toda a diferença na hora de alcançar seus objetivos.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades