Ir para o conteúdo
Você na Pós

Qual o impacto da pós-graduação na sua vida profissional?

imagem com ícones para representar impacto da pós-graduação

Se especializar traz muitos benefícios para a carreira, mas poucas pessoas sabem o real  impacto da pós-graduação na vida profissional. Isso porque, a especialização traz importantes ganhos para a carreira e abre as portas para novas  oportunidades.

A pós é o destino de muitos profissionais após a graduação ou por sentir a necessidade de melhorar as habilidades que já possui. Se especializar dá um plus no currículo e na formação pessoal.Afinal, a pós-graduação tem a capacidade de formar um profissional mais completo.

Banner com o texto: Faça uma pós-graduação EAD que é sinônimo de qualidade. Confira as ofertas e matricule-se.

Entenda o impacto da pós-graduação para a carreira

Não é possível depender somente da graduação para conseguir uma boa oportunidade no mercado de trabalho e, por isso, muitos profissionais têm buscado uma especialização. Isso é importante porque todas as áreas estão em constante evolução e atualização e, assim, os profissionais precisam acompanhar as novidades.

Cursar uma pós-graduação é importante para conseguir se destacar, pois o mercado busca por especialistas e ficar apenas na graduação não vai te ajudar nessa missão, pois a maioria dos cursos superiores são generalistas. Desta forma, a pós vai te ajudar a valorizar o título que você conquistou durante a faculdade.

Um estudo realizado pelo Sindicato das Entidades Mantenedoras de Ensino Superior (Semesp), em 2019, revelou que houve um crescimento de 74% dos alunos de pós-graduação no Brasil por conta da rede privada. Ou seja, os brasileiros têm entendido a necessidade de investir nos estudos e que isso fará uma boa oportunidade chegar até você.

Principais benefícios da pós-graduação para a carreira

Muitas são as vantagens de cursar uma pós-graduação, principalmente quando falamos em remuneração. Um estudo realizado em 2018, na Folha de S. Paulo, revelou que a média salarial de um profissional graduado fica em torno de R$ 6 mil, enquanto a remuneração do profissional que possui uma pós pode ultrapassar a casa dos R$ 10 mil — isso, claro, depende do setor de atuação.

Uma matéria publicada pela revista Galileu trouxe informações do estudo realizado pelo Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) e revelou que finalizar uma pós significa ter acesso a mais oportunidades. Caso opte por um doutorado ou mestrado, o salário poderá ser até 5 vezes maior que a média nacional, por exemplo. Além disso, 75% dos profissionais com o título de mestre ou doutor estão empregados.

Está nítido que a pós-graduação tem grande impacto na carreira e ajuda a conseguir posições mais altas, além de proporcionar boas oportunidades. Se você busca por oportunidades melhores e estabilidade na sua carreira, essa é uma ótima opção para te ajudar na realização desses objetivos.

Banner do e-book Guia da pós-graduação e do estudo EAD: Tudo que você precisa saber

As vantagens de cursar uma pós-graduação

A importância de cursar uma pós-graduação é algo que muitas empresas têm buscado nos profissionais, pois o universo entendeu que buscar por mais conhecimento pode agregar ainda mais o currículo — do profissional e da empresa. E muitas são as vantagens para os profissionais, confira abaixo:

  • Maior competitividade

A pós é o caminho para ter vantagem competitiva e fortalecer a sua vida profissional, pois se atualizar e ter acesso a novos conteúdos trará uma bagagem ainda maior para você. Os recrutadores têm valorizado cada vez mais profissionais especializados e, se esse for o seu diferencial, as suas chances serão ainda maiores.

  • Mais chance de empregabilidade

Além de ajudar na recolocação ou em manter postos de trabalho, cursar uma pós-graduação ajuda a expandir as oportunidades que chegam até você, inclusive cargos gerenciais. Ou seja, as chances de conseguir algo que você sempre sonhou pode estar ligado com a sua pós.

  • Plano de carreira avançado

Ao decidir fazer uma pós, é preciso que o curso esteja diretamente alinhado com seu planejamento de carreira, pois só assim será possível alcançar tudo que citamos aqui e manter a coesão na trajetória. Além disso, com uma pós é possível ser um especialista, ter mais conhecimentos e construir a carreira que tanto sonhou.

  • Remuneração adequada

Uma pesquisa realizada pela Catho Online, em 2017, revelou que cargos gerenciais que são ocupados por pessoas pós-graduadas recebem, normalmente, 90% a mais do que os que são apenas graduados. Na posição de analista, a diferença chega a 44%.

  • Criação de networking

Outro ponto positivo de cursar uma pós é o momento perfeito para encontrar, compartilhar e construir ideias e conhecimentos. Mesmo que sendo cursos EAD, é possível conhecer pessoas de diversos lugares com estas 3 dicas poderosas para fazer networking ao estudar a distância que separamos para você. 

Como escolher uma boa pós-graduação?

A escolha da pós deve ser feita de acordo com o que você busca profissionalmente. Mas, é fundamental pesquisar e entender como o curso que você escolheu é feito na instituição de ensino — desde a grade curricular até os trabalhos que costumam ter.

A falta de tempo já não é motivo para não fazer uma pós-graduação, pois o formato EAD veio para ficar e tem a mesma qualidade que um curso presencial. A vantagem é conseguir assistir às aulas de onde e quando você quiser. Outro ponto que você deve prestar atenção é sobre como os conteúdos são trabalhados nas aulas. Tudo é importante, pois o impacto da pós-graduação é algo decisivo na sua carreira.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades