Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

10 dicas para acelerar a carreira

Você já deve ter ouvido uma música bastante conhecida, que diz “Deixa a vida me levar”. É um sambinha muito gostoso de ouvir e muito divertido. Porém, eu acredito que a frase só fica bem na música. Se você deixa a vida te levar, em especial a vida profissional, dificilmente vai alcançar seus sonhos.

Mais recentemente, Lenine lançou a música Quem Leva a Vida Sou Eu, que fala algo muito próximo ao que escrevi em meu livro Não Deixo a Vida Me Levar. A Vida, Levo Eu!, lançado pela Ed. Saraiva.

capa do livro Não Deixo a Vida Me Levar. A Vida, Levo Eu!

O livro nasceu da minha necessidade de falar com meus alunos sobre carreira. Busquei em diversos lugares uma fórmula, um caminho, dicas e soluções para conseguir crescer profissionalmente. Li muitos e muitos livros, conversei com muitas pessoas que alcançaram o sucesso profissional, li bibliografias de profissionais que se destacaram em seus respectivos campos de atuação, fiz pesquisas com profissionais da área de Recursos Humanos. E descobri uma coisa bem simples.

banner com a mensagem: invista em você com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se.

Não existe fórmula mágica ou caminho fácil! Quem se tornou um profissional de sucesso simplesmente parou de ser levado pela vida e tomou as rédeas do seu destino.

A partir de todas estas leituras e pesquisas, percebi alguns pontos em comum entre as pessoas bem-sucedidas, algumas ações, posturas, competências e atitudes que, de modo geral, todas possuem ou desenvolvem. E gostaria de compartilhar com você as minhas percepções.

Plano de Carreira

A primeira característica que identifiquei é que profissionais de sucesso sabem claramente onde querem chegar, ou seja, têm um plano de carreira. Não é meramente um sonho! É um plano, com objetivos bem delineados, em geral de curto, médio e longo prazos. Sabem o que querem e entendem o propósito de sua vida.

Plano de Ação

Mas não basta apenas ter um plano de carreira. Profissionais de sucesso sabem como chegar lá.

E para chegar lá é necessário ter um plano de ação. Um plano de ação bem delineado e detalhado é a diferença entre alguém que tem um sonho e alguém que tem um objetivo. Conheci muitos profissionais que sabiam exatamente onde queriam chegar. Mas quando eu perguntava como chegariam lá, muitos não sabiam o que responder.

Estudar. Sempre!

Outro fator importante que identifiquei em vários profissionais bem-sucedidos é a busca constante pelo desenvolvimento de seus conhecimentos, habilidades e atitudes, ou seja, de suas competências.

Muitas pessoas acham que basta fazer uma graduação em uma escola de renome ou ter um MBA em seu currículo para serem bem-sucedidos. Mas o mundo muda a cada segundo. Uma quantidade absurda de conhecimento e de informação é gerada a cada momento. O que era verdade ontem já mudou hoje. E o profissional bem-sucedido precisa constantemente se atualizar para não só entender, mas aproveitar as oportunidades geradas pelas mudanças.

Marketing Pessoal

Marketing pessoal é outra característica comum a muitos profissionais de sucesso.

Algumas pessoas têm uma visão deturpada do que é fazer marketing pessoal, e acham que basta alardear aos quatro ventos tudo o que fizeram ou que conquistaram. Porém, se mal-conduzido, o marketing pessoal pode destruir o nome do profissional.

Profissionais inteligentes entendem que construir uma marca pessoal é fundamental para se destacar em meio a concorrência.

Marcas são sinais de confiança. Se o profissional consegue agregar esta confiança a seu nome, aumentará seu valor de mercado.

Leia também: Como ter tempo para me desenvolver, se eu não tenho tempo para nada?

Network

Construir, alimentar e investir em uma ampla e diversificada rede de relacionamentos é outro ponto comum na biografia da maioria dos profissionais bem-sucedidos.

E estes profissionais alimentam e investem em sua network não no momento em que não precisam dela, mas sim quando podem ajudar as outras pessoas. Fazem uma espécie de investimento, uma poupança para os tempos difíceis! Ajudam as pessoas quando podem, para serem ajudados quando precisarem.

Voluntariado

Uma forma de desenvolver uma boa network é o trabalho voluntário. O voluntariado é uma grande chance de crescimento profissional. Além de desenvolver novas competências, o profissional tem a chance de conhecer pessoas diferentes, que atuam em empresas dos mais variados ramos, muitas vezes em posição de destaque, e com as quais compartilha uma mesma preocupação social.

Quando estes profissionais precisarem de um profissional diferenciado, lembrarão daqueles que doam parte do seu tempo para ajudar aos outros.

Falar (Bem!) em Público

Algumas competências são fundamentais para o sucesso profissional. Muitas são bastante discutidas nas revistas e livros que abordam o tema, como a liderança, a resiliência e a criatividade. Porém, uma competência essencial para o profissional de sucesso é muitas vezes negligenciada e relegada ao segundo plano: a capacidade de falar em público!

Eu já vi esta cena diversas vezes. E você também deve ter presenciado algo parecido.

Um profissional desenvolve todo um projeto, dedica horas e mais horas ao trabalho, passa noites revendo cada ponto da apresentação. Mas quando chega a hora de apresentá-lo à diretoria ou a um cliente importante, não sabe falar em público, fica com medo, gagueja ou simplesmente trava. Neste momento surge aquele colega que não fez nada, mas que fala bem e faz a apresentação. De quem você acha que o diretor ou o cliente vai se lembrar?

Profissionais de destaque constantemente precisam se expor, fazer apresentações ou falar para grupos de pessoas. Esta é uma competência fundamental para o sucesso no mercado de trabalho.

Organização do Tempo

Somos cada vez mais exigidos em nossa atuação profissional. Temos que estar sempre bem-informados, desenvolver novas competências, conhecer novas pessoas, aplicar nossa criatividade, além de diversas outras atividades que precisamos desenvolver. Tudo isso sem perder a qualidade de vida, e com espaço para os relacionamentos pessoais e familiares. Sem contar o trânsito que ocupa cada vez mais tempo de nosso dia. Ufa!

Por isso, profissionais bem-sucedidos precisam organizar seu tempo de forma a fazer com que cada minuto seja aproveitado da melhor forma possível.

Administração do tempo é outra competência que, assim como a prática de falar em público, muitas vezes fica relegada ao segundo plano, mas que é fundamental para o sucesso profissional.

Construção de Equipes

Por mais competente que seja o profissional, grande parte dos resultados são conquistados com a ajuda e a dedicação de outras pessoas. Profissionais bem-sucedidos aprenderam a respeitar e valorizar as competências de cada membro de sua equipe e reconhecer o trabalho deles.

Desta forma, passaram a ser respeitados e admirados por suas equipes.

Gestão da Carreira

Fazer um plano de carreira é simples. Muitas pessoas conseguem colocar no papel seus sonhos e transformá-los em objetivos. Mas pecam na gestão da carreira.

Uma das ferramentas mais utilizadas em gestão é o ciclo PDCA. O gestor deve planejar, realizar, checar os resultados e por fim, agir sobre os problemas encontrados. E por que não agimos assim com nossa carreira?

Além de planejar sua carreira e realizar os passos previstos no plano de ação, profissionais bem-sucedidos avaliam constantemente seus resultados, para que possam corrigir os erros cometidos e investir nos acertos

Esse processo constante de avaliar e replanejar permite que o profissional se adapte às mudanças ocorridas no ambiente, aumentando suas chances de sucesso.

Então, Vamos Lá!

Espero que minhas observações e dicas possam ajudá-lo a alcançar seus objetivos profissionais e pessoais. E que possa motivá-lo a dar o primeiro passo em direção a seus sonhos

E lembre-se: daqui a alguns anos, quando atingir o cargo que hoje deseja, espero que me convide para um almoço!

 

Autor: Fabiano Caxito

Mestre em Administração; MBA em Recursos Humanos; MBA em Economia e Finanças. Tem licenciatura em Filosofia e é Pós-graduado em Business Intelligence, Big Data & Analytics; Educação Financeira; Educação Corporativa; Tecnologias EAD; Língua Portuguesa, Filosofia; Antropologia; Sociologia e; Ciências Políticas. Autor de 14 livros, dois deles pela Editora Saraiva. Foi coordenador de cursos de pós-graduação em diversas universidades. Atua como professor de MBA e consultor empresarial. Tem mais de 60 mil seguidores no LinkedIn.

Conheça nossas faculdades