Ir para o conteúdo
Mercado de Trabalho

Como voltar ao mercado de trabalho depois de um tempo fora?

mulher no notebook para ilustrar texto sobre como voltar ao mercado de trabalho

Você passou muito tempo parado e agora não sabe como voltar ao mercado de trabalhoMuitas são as coisas que levam alguém a abandonar o mercado de trabalho e um dos principais motivos é a falta de oportunidade. Por isso, trouxemos algumas dicas que podem te ajudar a voltar para o mercado de trabalho.

Como voltar para o mercado de trabalho?

Muitos são os motivos que levam alguém a ficar muito tempo sem trabalhar. Por exemplo, crise, desemprego, arriscar um negócio próprio, jornada autônoma, gravidez, problemas pessoais e muito mais. Voltar para o mercado de trabalho depois de meses afastado pode ser um desafio e tanto.

Banner com a mensagem: Cresça na carreira com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se

Algumas empresas podem entender que esse período afastado te deixou desatualizado sobre sua área de atuação ou ter perdido um tempo de experiência. Por isso, por mais que seja desafiador, é importante explicar o motivo da sua saída e afastamento do mercado de trabalho. Nem todo mundo pode entender os motivos, mas é preciso ser sincero.

É possível que as empresas prefiram pessoas com experiências recentes, mas se o seu desejo é conseguir uma recolocação no mercado de trabalho é importante persistir, manter o foco e não desistir. Esse tempo fora do mercado pode acontecer (e ser necessário) por diversos motivos e é necessário reconhecer que esse período não foi em vão para a sua vida profissional. Esse é o primeiro passo para conseguir encarar essa situação.

7 dicas para conseguir voltar ao mercado de trabalho depois de um tempo parado

Após muito tempo fora do mercado de trabalho isso pode parecer impossível, mas saiba que é preciso dar o primeiro passo para conseguir uma nova oportunidade. E não importa quanto tempo você ficou longe do mercado, essas dicas vão te ajudar a vencer essa barreira e conseguir a tão sonhada oportunidade de recolocação. Confira:

1 – Aposte na sua qualificação

Enquanto a oportunidade de voltar ao mercado de trabalho não surge, use seu tempo livre para se qualificar. Fazer novos cursos é algo muito útil para a recolocação no mercado de trabalho, pois as empresas prezam por colaboradores que estão sempre atualizados sobre a área de atuação.

2 – Tenha um bom networking

Uma das maneiras mais atuais de conseguir um emprego é por indicações de amigos, colegas e familiares. Converse com essas pessoas, fale que você busca por uma oportunidade em determinada área e que está mais do que pronto para encarar um novo desafio. Conversar com ex-colegas de trabalho também pode ser uma forma de conseguir uma oportunidade de voltar aos trabalhos.

3 – Faça um curso de idiomas

Enquanto você espera o convite para a entrevista de emprego, que tal aprender um novo idioma? Empresas valorizam candidatos que sabem outro idioma, como inglês e espanhol. Isso também pode enriquecer o seu currículo em um nível altíssimo. Caso você já tenha um curso de idiomas, pense em aperfeiçoar esses conhecimentos ou busque por outra língua.

4 – Mantenha seu currículo atualizado

Manter o currículo atualizado é essencial para conseguir uma recolocação, principalmente se você tem feito novos cursos. Se você tiver se cadastrado em uma plataforma de uma empresa específica e ainda não obteve retorno do RH, tente novamente. O indicado é enviar seu currículo a cada seis meses em uma mesma empresa.

Leia também: O que não colocar no currículo: 10 informações desnecessárias

5 – Trabalhe o autoconhecimento

Pode parecer bobagem, mas se autoconhecer é algo importantíssimo quando pensamos em retornar ao mercado de trabalho (e qualquer outro aspecto da vida profissional). Avalie todos os aspectos da sua vida e busque por autoconhecimento. Converse com amigos ou procure por uma ajuda profissional para entender seus pontos positivos e o que deve ser melhorado — tanto na vida profissional como pessoal.

6 – Não desista de imediato

Pode parecer desanimador buscar recolocação após muito tempo parado e acabar colecionando “nãos”, mas não se desespere e tenha paciência. Por mais que o mercado de trabalho pareça competitivo, saiba que a sua chance vai chegar a qualquer momento e esteja preparado.

7 – Mantenha-se atualizado sobre a sua área de atuação

Toda informação e oportunidade de aprendizado será útil na sua vida profissional, por mais que neste momento não pareça assim tão interessante. Manter-se atualizado sobre tendências, exigências, expectativas e outros assuntos importantes da sua área de atuação e que são necessárias para sua recolocação poderá contar pontos positivos na recolocação.

Participe de palestras, congressos e eventos online, leia artigos e acompanhe blogs sobre assuntos específicos. E, se você tiver oportunidade, invista em uma pós-graduação. Os cursos de especialização ajudam a impulsionar sua carreira e sair dessa insegurança de “como voltar ao mercado de trabalho”, e conseguir a oportunidade que você tanto sonhou.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades