Ir para o conteúdo
Tendências e Inovação

Cloud computing: como atuar nessa área e quais as vantagens?

Não é novidade que o armazenamento de dados agora é feito em nuvens, né? Muitas empresas têm optado por guardar e processar os dados com essa tecnologia e, com isso, a demanda por profissionais que entendam de cloud computing tem crescido.

Muitas organizações investem na nuvem para otimizar tempo, espaço e custos e até os serviços prestados. E essa tecnologia pode impactar as metas de médio ou longo prazo e até em lidar com demandas externas.

Quando falamos em projetos internos das empresas, o armazenamento em nuvem permite mais agilidade, eficiência e flexibilidade entre gestores e equipes. Além disso, esta é uma forma de atuar de maneira integrada. 

Banner com o texto: Faça uma pós-graduação EAD que é sinônimo de qualidade. Confira as ofertas e matricule-se.

Mas, para conseguir aproveitar todos os recursos dessa tecnologia, é importante saber como e quando investir em profissionais especializados em projetos e arquiteturas em cloud computing. Continue lendo para entender o que é essa especialização, quais as vantagens e desafios que esses profissionais enfrentam.

O que é a pós em Projetos e Arquiteturas em Cloud Computing?

A maioria dos modelos de empresas está em softwares e isso muda completamente a dinâmica e estratégias adotadas por uma equipe, além de abrir oportunidade para inovar em vários setores. Por isso, a busca por profissionais que entendam de cloud computing tem crescido constantemente.

A pós-graduação em Projetos e Arquiteturas em Cloud Computing traz consigo a multidisciplinaridade com aspectos técnicos, tecnológicos, de negócios, custos e até gestão de projetos. Ao cursar esta pós também será possível apresentar as soluções do TI em ambientes virtuais e conseguir associar com as necessidades das empresas, que utilizam o armazenamento em nuvem.  

O curso é recomendado para quem utiliza a tecnologia em áreas como administração, para analistas e gerentes de projetos. A preferência para essa pós são profissionais graduados em engenharias, tecnologias e computação, mas diferentes áreas são aceitas desde que haja interesse pelo assunto. 

Principais erros do cloud computing

Se você deseja se especializar nessa área, é importante saber os principais erros que podem ser cometidos nesse universo. Desta forma, você consegue evitar possíveis aborrecimentos, pois as empresas estão cada vez mais rigorosas nesse setor. Os problemas mais comum para evitar:

  • Falhas de segurança;
  • Gestão inadequada dos usuários;
  • Ter um suporte ruim;
  • Não conseguir direcionar os recursos contratados;
  • A solução de cloud computing não está alinhada internamente.

Isso pode prejudicar a rotina de uma empresa e até nos resultados dela, pois a equipe terá dificuldade em aproveitar os recursos e poderá ter falhas frequentes. Por isso, é importante estar atento a todas as necessidades da organização e cumprir exatamente com o que lhe foi pedido.

5 vantagens em atuar com cloud computing

A área de tecnologia vem crescendo cada vez mais e as necessidades de milhares de empresas nesse setor também. Para conseguir se destacar, é importante saber as principais vantagens desse setor nas empresas:

1 – Empresas buscam mais mobilidade

Todos sabemos que as empresas buscam formas para conseguir atender (e solucionar) várias demandas rapidamente. Ao adotar a nuvem, a empresa consegue realizar tarefas em locais distantes e sem a necessidade de se locomover até um espaço físico, basta ter acesso a uma conexão web e tudo poderá ser resolvido.

2 – Rotinas mais flexíveis

Tanto empresas de pequeno ou médio porte podem ter um armazenamento de dados em nuvem. Isso tornou-se algo necessário para conseguir lidar com os desafios que vão surgindo, além de conseguir responder às demandas de acordo com escalabilidade e disponibilidade.

3 – Uso de métodos ágeis

Na gestão ágil é importante ter um ambiente flexível, otimizado e controlado. Isso se torna “simples” quando a empresa já atua com um sistema em nuvem, pois essa é uma solução para diminuir riscos e garantir a agilidade da equipe. Afinal, todos terão acesso às demandas, o que torna a troca de informações e comunicação algo simples.

4 – Inovar tornou-se uma necessidade

As organizações que possuem cloud computing têm a chance de inovar com mais facilidade, pois, desta forma, os profissionais trocam dados, tomam decisões em conjunto e combinam cada etapa dos projetos. Assim, as decisões acabam sendo mais ousadas, com foco em garantir destaque entre seus concorrentes.

5 – Permite implementação de rotinas integradas

O armazenamento de dados na nuvem permite que os funcionários de uma empresa trabalhem integrados, independentemente do local que cada um deles está. Como tudo fica guardado em servidores remotos, só é necessário acesso a internet para conseguir cumprir suas demandas, o que ajuda a manter a união e foco das equipes nos bons resultados.

Muitas são as formas de atuar com Projetos e Arquiteturas em cloud computing, ainda mais com a cultura de home office crescendo e com isso a busca por maneiras de integração, rotina e entregas serem centralizados em um só lugar. Tendo em vista o aumento da demanda por profissionais de TI, especializar-se nessa área é garantia de projetos e oportunidades no futuro — além de alavancar ainda mais a sua carreira. Na sequência, veja 7 habilidades fundamentais para profissionais de tecnologia

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades