Ir para o conteúdo
Mercado de Trabalho

O que é currículo cronológico? Como fazer? O que deve conter?

currículo cronológico

Você sabe o que é um currículo cronológico? Esse formato é conhecido por destacar a experiência de trabalho e a história educacional do candidato em ordem cronológica inversa. No topo, ficam as informações mais recentes, ao que as mais antigas aparecem na parte inferior. Aprenda a fazer um e saiba tudo o que deve conter.

De modo geral, podemos perceber que é um formato adequado para candidatos com uma carreira estável e progressiva, uma vez que mostra a continuidade de sua experiência profissional.

O que é currículo cronológico?

Existem vários tipos de currículos, e eles diferem principalmente na forma como organizam e destacam a informação sobre a experiência de trabalho e as habilidades do candidato. No caso do currículo cronológico, a ideia é que os empregadores vejam rapidamente a progressão da carreira e as conquistas mais recentes do candidato. 

Uma das vantagens é que a organização cronológica inversa torna o currículo fácil de ler e compreender. Além disso, os recrutadores podem rapidamente identificar a trajetória de carreira do candidato.

Como fazer um currículo cronológico?

Tendo em mente as características de um currículo cronológico, fica mais fácil a tarefa de elaborar. É bem parecido com o que se faz em um currículo comum, exceto que as atenções são voltadas à ordem de suas experiências profissionais. Seguem algumas dicas:

1 – Colete informações

Uma coisa que pode te deixar perdido é fazer o currículo sem ter em mãos as informações necessárias. Por isso, antes de começar a escrever, colete todas as informações relevantes que você precisará incluir. 

2 – Mantenha as informações limpas e organizadas

Ao começar a escrever, a dica é manter um formato limpo e organizado, com seções claramente definidas e uma fonte legível. Comece destacando suas informações pessoais — como nome, número de telefone e endereço de e-mail — no topo do currículo. Não inclua informações pessoais excessivamente detalhadas, como estado civil, religião ou número de documentos. 

3 – Use verbos chamativos e de ação

É interessante considerar a ideia de descrever suas responsabilidades e conquistas usando verbos de ação fortes, como “liderou”, “gerenciou” e “conduziu”, assim o seu currículo chamará mais a atenção dos recrutadores.

4 – Destaque realizações quantificáveis

Outra recomendação para um currículo desse formato é dar preferência a números e estatísticas sempre que possível para demonstrar suas conquistas, como “crescimento das vendas em 20%” ou “gerenciamento de uma equipe de 10 pessoas”.

5 – Mantenha as descrições claras e concisas

O candidato também deve manter as descrições dos cargos anteriores claras e concisas, evitando excesso de detalhes desnecessários. Também é eficaz adaptar o currículo para atender aos requisitos específicos da posição em que está se candidatando.

6 – Faça uma revisão criteriosa

Depois de elaborar o currículo, você precisa revisar tudo, para ver se existe algo a ser alterado. Verifique erros de digitação, gramática e formatação. 

Peça a alguém para revisar também, porque quando alguém vê “de fora”, fica mais fácil perceber detalhes que passaram despercebidos. Você também pode fazer uma pausa, concentrar-se em outra tarefa e só depois voltar para o currículo, assim fica mais fácil identificar os erros.

O que deve ser listado no currículo cronológico?

Mas além de saber como fazer um currículo nesse formato, é importante ter a ideia de tudo o que deve ser listado. Não deixe nenhuma informação relevante de fora:

1 – Informações pessoais

Um currículo cronológico deve começar com nome completo, telefone e endereço de e-mail, para que os recrutadores interessados tenham como ir atrás de você.

2 – Objetivo

O currículo também deve conter o objetivo, que pode ser definido como uma declaração breve e clara que descreve o tipo de posição que você está buscando. 

3 – Experiência profissional

Nesse formato, você deve listar suas experiências de trabalho em ordem cronológica inversa, começando pelo emprego mais recente e indo até o mais antigo. 

As informações incluem o nome da empresa, localização, título do cargo que você ocupou, datas de início e término (ou “atualmente” se ainda estiver empregado) e uma breve lista de responsabilidades.

4 – Habilidades

O currículo também deve trazer destaque para habilidades relevantes, que podem ser técnicas, interpessoais, idiomas, software e outras competências específicas.

5 – Educação

O currículo cronológico também deve enfatizar a sua educação formal em ordem cronológica inversa, começando com o grau mais recente (ou seja: priorizando a pós). Se ainda não tem uma especialização, aproveite a Black Friday para começar uma!

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades