Ir para o conteúdo
Você na Pós

EAD OU PRESENCIAL: CONHEÇA OS BENEFÍCIOS DE CADA MODALIDADE DE PÓS-GRADUAÇÃO

mesa com notebook sob ela

Depois de decidir fazer uma pós-graduação e escolher o curso, atualmente os estudantes de especialização precisam lidar com mais uma decisão: qual a melhor modalidade de ensino para mim?

Essa dúvida se torna uma grande questão especialmente quando a opção a ser feita está entre uma pós-graduação presencial e uma pós-graduação à distância. Afinal de contas, existe uma modalidade de ensino melhor que a outra?

Ao passo em que você irá encontrar a resposta para o primeiro questionamento ao longo deste texto, a resposta para a segunda pergunta é bastante simples e direta. Aqui vai ela: não existe uma modalidade que seja, definitivamente, melhor que a outra.

Banner com o texto: Faça uma pós-graduação EAD que é sinônimo de qualidade. Confira as ofertas e matricule-se.

Isso porque a experiência de aprendizado presencial e à distância é subjetiva – há alunos que performam melhor estudando presencialmente em sala de aula, enquanto outros estudantes conseguem se adaptar ao ensino a distância e ter um rendimento excelente estudando em suas casas.

Para que você possa fazer a escolha certa da modalidade para a sua pós-graduação, é necessário conhecer as principais características das modalidades presencial e à distância, bem como suas vantagens e possíveis desvantagens.

Pós-Graduação Presencial: para quem não abre mão do “cara a cara”

A pós-graduação presencial acontece em sala de aula, com demais alunos e professores, dentro da instituição de ensino superior. Muitas pessoas preferem essa modalidade por se tratar da mesma forma de ensino já vivenciada durante toda a vida letiva, desde a infância.

O ambiente presencial pode ser uma escolha interessante especialmente para as pessoas que possuem problemas em criar uma rotina de estudos. Como os dias e horários já estão definidos, essa pós-graduação pode te ajudar a criar uma rotina fixa de estudos.

A autonomia de aprendizagem é outro ponto importante, já que aqui você terá um contato maior e mais frequente com os professores. Por fim, é válido se questionar sobre sua necessidade de interação com outras pessoas, afinal, estudar à distância é sinônimo de estudar sozinho.

Pós-Graduação EAD: praticidade e autonomia para estudar de onde estiver

A pós-graduação EAD costuma atrair estudantes por dois motivos. O primeiro, é a praticidade – você pode criar a sua própria rotina de estudos e economizar bastante tempo ao não ter que se deslocar diariamente para uma sala de aula. O segundo, é a autonomia para estudar do jeito que mais se sente à vontade, no seu próprio ritmo e processo de aprendizagem.

Para quem já está inserido no mercado de trabalho, a pós-graduação EAD pode ser uma excelente escolha pelos motivos acima citados. Nos dias atuais, é comum que muita gente acabe tendo poucas janelas de disponibilidade no dia, e o EAD proporciona a possibilidade de criar cronogramas de estudo bastante flexíveis.

Bons argumentos não faltam para enaltecer as qualidades do ensino a distância. No entanto, vale ressaltar que, especialmente para as gerações anteriores, estudar dessa forma pode exigir uma certa dose de adaptação com a metodologia, visto que para muitas pessoas ela ainda é uma novidade.

Antes de optar por essa modalidade, certifique-se de ter um ambiente adequado para estudar, assim como um computador e boa conexão de internet para não ficar na mão em momentos importantes. Por fim, tenha sempre em mente que você precisará de mais disciplina para desfrutar de toda autonomia proporcionada pelo ensino a distância.

Pós-Graduação Anhanguera: Ensino de qualidade em todas as modalidades

Além de conhecer as características de cada modalidade de ensino, você também deve saber onde procurar os melhores cursos de pós-graduação para alavancar sua carreira profissional. A Pós-Graduação Anhanguera e o MBA EAD Anhanguera contam com toda a qualidade e tradição desta que é uma das maiores e mais renomadas instituições de ensino superior do país para oferecer uma especialização de excelência, alinhada às mais novas tendências de mercados.

E se você se interessou pela modalidade EAD, não deixe de conferir a nossa Pós-Graduação EAD em 6 Meses, em formato intensivo, para você atingir seus objetivos de maneira mais rápida!

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades