Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

PROFISSÃO ENFERMEIRO: 10 CURIOSIDADES QUE VOCÊ DEVERIA SABER ANTES DE INICIAR A SUA PÓS

um profissional da área da saúde, vestindo um uniforme azul e estetoscópio no pescoço segudando a mão de um paciênte

A enfermagem é uma profissão fundamental para a saúde e o bem-estar de toda a sociedade. Seja atuando na prevenção e cuidados médicos ou na linha de frente em situações extremas, como a pandemia do COVID-19, os enfermeiros estarão sempre lá para prestar todo apoio necessário para todos nós.

Se você é um profissional que atua na área da enfermagem e está em busca de uma especialização, saiba que você está no lugar certo. Aqui no Blog Portal Pós, você encontra muita informação a respeito de pós-graduação, estudos e carreira para ficar por dentro de tudo o que precisa saber para trilhar uma carreira de sucesso.

blog banner desconto em pós-graduação

Hoje você irá conhecer 10 curiosidades sobre a história da enfermagem. Continue a leitura conosco e, ao final do texto, descubra uma dica especial para você iniciar a sua Pós-Graduação!

1- A Enfermagem moderna nasceu no século XIX

A enfermagem profissional como conhecemos hoje – com rigor técnico e científico – começou a ser desenvolvida pela inglesa Florence Nightingale durante a Guerra da Crimeia. Segundo conta a tradição, após chegar ao hospital de guerra e implementar medidas sanitárias e procedimentos técnicos da medicina, ela conseguiu reduzir o índice de mortalidade de 43% para apenas 2% dos feridos.

2- O símbolo da enfermagem é uma lâmpada a óleo

O símbolo é uma homenagem à já citada Florence Nightingale. Durante a Guerra da Crimeia, ela ficou conhecida como a “Dama da Lâmpada”, pois utilizava uma lâmpada a óleo para caminhar e cuidar dos pacientes durante à noite.

3- O Dia Internacional da Enfermagem é 12 de maio

E isso tem relação, mais uma vez, com Florence Nightingale. Sua importância para a enfermagem moderna é tão grande, que o dia 12 de maio foi escolhido como Dia Internacional da Enfermagem como forma de homenageá-la. A data marca o nascimento de Florence.

4- Há diferentes níveis de atuação na enfermagem

O enfermeiro graduado, ou seja, que possui diploma de ensino superior, é responsável pela realização de procedimentos de alta complexidade. O técnico de enfermagem, por sua vez, atua em procedimentos de média complexidade e pode auxiliar nos processos mais complexos. Por fim, há o auxiliar de enfermagem, que pode atuar em procedimentos simples.

banner sobre e-book que aborda tendências de carreira na área de Enfermagem

5- O enfermeiro pode atuar em diferentes áreas

Atuar na enfermagem não é uma tarefa sempre igual. Existem várias frentes de atuação para os enfermeiros, e as principais são:

  • Enfermagem Geral
  • Enfermagem Obstétrica
  • Enfermagem Médico-Cirúrgica
  • Enfermagem Ambulatorial
  • Enfermagem do Trabalho
  • Enfermagem Psiquiátrica
  • Enfermagem Home Care

6- A pioneira da enfermagem no Brasil foi Ana Nery

No Brasil, a “nossa Florence Nightingale” se chama Ana Nery. Nascida em 1814, ela foi a primeira mulher a atuar como enfermeira no país, durante a Guerra do Paraguai. No conflito, ela foi responsável por introduzir técnicas e medidas básicas de higiene que salvaram a vida de muitos soldados nos hospitais de campo.

7- No Brasil se comemora a Semana da Enfermagem

Isso mesmo. Por aqui a comemoração começa no dia 12 de maio e só termina no dia 20 do mesmo mês. A data final é uma homenagem à Ana Nery e marca o seu falecimento, em 1880. A Semana da Enfermagem foi instituída pelo presidente Juscelino Kubitschek em 1960.

8- A enfermagem é a profissão da saúde com mais trabalhadores

Um levantamento realizado em 2015 pelo IBGE aponta que o país possuía, então, cerca de 3,5 milhões de trabalhadores na área da saúde. Destes, 50% eram enfermeiros.

9- Enfermeiro é uma palavra de origem latina

Enfermeiro deriva do latim Infirmum, que significa “aquele ou aquilo que não está firme”. Na língua portuguesa, essa palavra daria origem ao termo “enfermo”, para se referir a alguém que está doente. A partir dela vieram outras palavras, como enfermeiro, enfermaria e enfermagem.

10- Existem diversos cursos de pós-graduação em enfermagem

Para os profissionais e recém-formados que desejam realizar uma Pós-Graduação em Enfermagem e Saúde, saibam que as opções são muitas.

Na Pós-Graduação Pitágoras e MBA Pitágoras você encontra uma vasta gama de cursos ligados à profissão de enfermeiro para se especializar em novas áreas e se capacitar para novas atuações no mercado de trabalho.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades