O que me define como profissional? Saiba o que responder

O que me define como profissional

O que me define como profissional?”, você já parou para se fazer essa pergunta? Talvez não, mas em algum momento da carreira já deve ter se descrito profissionalmente em uma entrevista de emprego. Mesmo quem nunca fez essa autoavaliação já falou sobre si mesmo e que tipo de profissional é ao participar de um processo seletivo. 

Essa é uma questão que pode ser feita na entrevista, e é preciso estar preparado para respondê-la adequadamente. Mas, mais do que isso, saber se definir ajuda nos objetivos profissionais e oferece uma perspectiva em relação aos pontos positivos e o que pode melhorar. 

Também pode abrir novos caminhos profissionais, ao entender que certas características podem levar a outras áreas, ou aprofundamentos em certos temas. 

“O que me define como profissional?”

O autoconhecimento é uma espécie de investigação sobre si mesmo. Se conhecer melhor permite ser mais consciente sobre suas ações e torna a pessoa mais confiante, capaz de tomar decisões com mais facilidade, além de ter certeza em relação ao que almeja na vida pessoal e profissional. 

Quem tem um plano de carreira comumente sabe se avaliar, pois entende que apenas se conhecendo bem poderá alcançar os cargos que almeja, e entenderá os conhecimentos que precisa adquirir e habilidades que precisa desenvolver para isso. 

Já quem não se conhece tão bem, ou não vê isso como uma prioridade, pode acabar tendo menos controle sobre a própria vida e os rumos da carreira. Veja como se conhecer melhor e se definir:

Defina seus interesses

Se questionar e se observar são essenciais para ter uma compreensão melhor sobre si mesmo. O autoconhecimento depende, em primeiro lugar, da sinceridade. Portanto, antes de mais nada entenda o que você realmente gosta de fazer. Qual seu hobbie favorito? Qual atividade que realiza no trabalho que te empolga mais? Sobre quais assuntos gosta de ler?

Essas questões ajudam a definir não só o que fazer em momentos de lazer, mas também podem oferecer um direcionamento na carreira. Uma pessoa pode trabalhar com tecnologia e ter aptidão para se comunicar. Isso pode indicar um caminho como porta-voz da organização ou palestrante. 

Entenda seu propósito

Para serem motivadas, as pessoas precisam de um propósito. Para alguns pode ser se tornar CEO ou abrir a própria empresa, já outros sonham com uma casa própria e filhos. 

Alguns querem atuar na iniciativa privada, enquanto outros buscam colocação em cargos públicos. Independente do que for, é esse propósito que irá guiá-lo na vida. 

Não pare de aprender

Não existe nada mais perigoso do que achar que já sabe tudo o que precisa sobre determinado assunto. O mundo se transforma diariamente, seja pelo surgimento de novas tecnologias, seja pelo crescimento de novas gerações. 

Modos de pensar e viver estão sempre em evolução e não se dar a oportunidade de acompanhar esses avanços tornará a pessoa estagnada e atrasada. 

Autoconhecimento na prática

Falamos acima sobre ferramentas para se autoconhecer, mas como transformar isso em uma definição prática? A ideia é que, ao buscar se conhecer melhor, seja mais fácil se definir. 

Usando o exemplo acima, uma pessoa com boa comunicação pode se definir profissionalmente dessa maneira: 

“Sou uma profissional comunicativa, gosto de manter uma boa relação com os colegas e sempre me disponho a ajudar e explicar o que posso para colaborar com o time.” 

Por se tratar da carreira, é importante também alinhar essas características que o definem com as habilidades que o mercado busca. Muitas pessoas utilizam a expressão “proativo” como uma qualidade no currículo. Mas, se tiver que se definir como proativo na entrevista, como fazê-lo? 

A importância em se conhecer está justamente em conhecer essas características e saber demonstrá-las de forma prática durante uma conversa. Veja como se definir na entrevista:

Proatividade

Uma pessoa proativa não espera um comando para realizar tarefas e costuma ter uma mente mais analítica, que permite estar um passo à frente. 

Exemplo: me considero uma pessoa proativa e estou sempre atenta ao andamento das tarefas para verificar se os resultados estão alinhados com o esperado. Geralmente tenho um bom faro para ver quando algo não vai dar certo e sempre tento buscar soluções. 

Organização

Em muitos casos, um profissional precisa administrar diversos clientes e tarefas, ou ainda a natureza do trabalho exige que esteja atento a muitas coisas ao mesmo tempo. Isso exige organização e é uma maneira de se definir.

Exemplo: eu sou uma pessoa muito organizada, gosto de anotar o que precisa ser feito, tenho boa capacidade de priorizar tarefas e costumo seguir os prazos à risca. Sinto que consigo trabalhar melhor quando tenho uma rotina mais planejada e normalmente uso ferramentas para visualizar os afazeres e gerenciar todos os afazeres. 

Trabalho em equipe

Outra característica importante, o trabalho em equipe está relacionado à boa comunicação, mas vai além e envolve confiança e empatia. 

Exemplo: na minha carreira, sempre priorizei um bom trabalho em equipe. Acredito que os resultados só são alcançados se todos atuam em harmonia, então busco entender os limites dos colegas, manter uma boa comunicação e incentivar a todos no time. 

Para saber responder “o que me define como profissional” é preciso ser honesto consigo mesmo e lembrar que é possível mudar de ideia conforme aumentamos nosso conhecimento. Seguir procurando novos estudos, como a pós EAD 10 meses ajuda a ampliar as perspectivas e se descobrir na carreira.

Veja mais artigos da categoria

Compartilhe!

Follow by Email
Facebook
X (Twitter)
Instagram
WhatsApp

Recomendações para você

Acompanhe!